7 curiosidades sobre o cartão de crédito que vão chamar a sua atenção
Método de pagamento popular e querido, o cartão de crédito conta com diversos fatos curiosos a seu respeito.
Anúncios
Ele está em praticamente todas as carteiras, sendo um dos meios de pagamentos mais utilizados no mundo todo. O cartão de crédito é uma ferramenta que agrada pela facilidade das transações, bem como pelas altas ofertas de limites de crédito.
Queridinho dos brasileiros, este meio de pagamento surgiu em 1920 após a falta de formas financeiras de arcar com as despesas de uma refeição. De lá pra cá, existem diversas curiosidades sobre o cartão de crédito que merecem um post exclusivo.
É justamente por isso que resolvemos reunir 7 das curiosidades mais interessantes sobre esta forma de pagamento popular. Acompanhe-as a seguir!
1. O cartão de crédito surgiu nos EUA
Para abrir o nosso post de curiosidades sobre o cartão de crédito, nada melhor do que começar pela sua criação. Sua origem remonta a um caso do dia a dia bastante inusitado da década de 20. Em um jantar com os amigos, Frank McNamara acabou esquecendo a sua carteira para pagar pela sua refeição.
Desse modo, o estabelecimento fez um documento com a descrição de tudo que foi consumido por McNamara, com a promessa de que o cliente pagasse no dia seguinte. Desse fato, surgiu a ideia da criação do primeiro cartão de crédito, que só veio para o Brasil em 1954.
2. Diners Club foi a primeira empresa de cartões de crédito
Idealizado por Frank McNamara, o primeiro emissor do cartão de crédito foi o Diners Club. O nome em questão fazia referência ao dia de esquecimento de McNamara do dinheiro para pagamento da sua refeição. Aliás, após sua criação, o método de pagamento foi amplamente difundido, sendo aceito em 27 restaurantes norte-americanos.
Anúncios
3. Uma ferramenta de crédito bastante segura
Embora tenhamos presenciado muitos golpes envolvendo cartão de crédito nos últimos tempos, ainda assim esta é uma ferramenta muito segura. Isso porque muitas instituições financeiras garantem o ressarcimento de compras indevidas.
Assim, em caso de roubo ou furto do cartão de crédito, o cliente pode entrar em contato com o banco para solicitar o estorno. A operação tende a acontecer sem grandes problemas.
4. O método de pagamento segue padrões universais
Ao que sabemos, os primeiros cartões eram feitos de papel, tempos depois começaram a ser produzidos utilizando plástico. Dessa forma, para haver uma padronização da produção, algumas medidas universais foram delimitadas.
Tais dimensões precisam ser respeitadas pelas instituições bancárias de todo o mundo. Exemplo disso, é o próprio formato do cartão de crédito.
5. As bandeiras dos cartões possuem muitos benefícios
Quando solicitamos um novo cartão de crédito, recebemos os benefícios das próprias instituições financeiras. Mas, o que muitos não sabem, é que as bandeiras dos cartões também proporcionam muitas vantagens.
Aqui no Brasil, as mais populares são a Visa e a Mastercard. Ambas bandeiras contam com alguns programas. Por exemplo, o Vai de Visa permite que os clientes cadastrem o cartão e recebam descontos exclusivos em suas compras e até cashback.
Já o Mastercard Surpreenda oferece aos clientes a possibilidade de trocar pontos acumulados por produtos, descontos e ofertas. Para isso, basta que cadastrem o cartão de crédito no site.
6. Os juros são os maiores do Mercado
Muitas pessoas que já deixaram de pagar a fatura do cartão de crédito, ao final do mês se assustaram com os juros elevadíssimos. A verdade é que os juros rotativos são os mais altos do Mercado.
Em termos simples, chamados de juros rotativos aqueles aplicados sobre o valor da fatura em a ver. Então, suponhamos que neste mês a grana estava curta e você não conseguiu pagar o valor total do cartão de crédito. O banco então te oferece uma oportunidade de se redimir, alocando o valor faltante para a próxima fatura com aplicação de juros.
O problema? Bem, os juros rotativos sempre variam, mas são os mais altos do Mercado. Para termos uma noção, eles podem chegar a 1.054,53% por ano. Só em janeiro de 2023, a taxa de juros rotativo ultrapassou a marca de 400% ao ano. Esse foi o maior aumento desde 2017.
7. Dívida com cartão de crédito é a maior causa de inadimplência no Brasil
Considerando que os juros rotativos sempre estão nas alturas, o endividamento devido à falta de pagamento do cartão de crédito é muito comum entre os brasileiros. Aliás, esta é a principal causa de inadimplência entre os consumidores.
De acordo com o Serasa, no Brasil temos cerca de 68,39 milhões de pessoas endividadas, e as dívidas do cartão de crédito correspondem a 53% dos brasileiros endividados. Grande parte dessas dívidas está relacionada a compras em supermercados. As demais categorias de gastos dizem respeito a roupas, remédios e delivery.
Curtiu conhecer essas 7 curiosidades sobre o cartão de crédito? Então compartilhe esta publicação com seus amigos e familiares nas redes sociais. A propósito, em nosso site, você encontra ainda mais conteúdos como esse. Aliás, já conferiu as 5 curiosidades sobre a história do futebol?