Entenda os principais componentes de um PC
Entre as peças mais importantes, encontramos a placa mãe, peça fundamental para a conexão dos demais dispositivos.
Anúncios
Bem sabemos que para um computador rodar são necessários inúmeros dispositivos, mas você sabe quais são os componentes de um PC responsáveis pela memória e armazenamento de dados? A verdade é que cada componente possui a sua função dentro da máquina e, na falta de muitos deles, o computador sequer é capaz de ligar.
Por isso, para te manter informado e matar a sua curiosidade, no post de hoje iremos discorrer sobre as principais partes de um PC, responsáveis pelo seu desempenho. Confira a seguir!
1. Placa mãe ou motherboard
A placa mãe consiste em uma das peças mais importantes de um computador. Afinal, é nela que conectamos todos os demais componentes de um PC.
Desse modo, a placa mãe é responsável por gerenciar todos os dados que são transmitidos pelos dispositivos de hardware conectados. Por isso, dizemos que o computador apresenta um problema crítico quando o problema incide na placa mãe. Vale dizer que existem diversos modelos e fabricantes de motherboard e cada placa possui suas especificidades.
2. Processador ou CPU
A central única de processamento, ou ainda, CPU diz respeito ao componente de hardware responsável por todo processamento lógico e aritmético feito dentro da máquina. Nesse sentido, quando baixamos e abrimos um programa em nosso computador, é o processador o responsável pelos resultados que são gerados no monitor.
3. Memória RAM
Um dos componentes de um PC que não pode faltar é a memória RAM. Você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer: “esse computador está com pouco espaço”.
Anúncios
Isso se deve ao fato de que sem a memória principal o computador fica sem espaço de armazenamento. Afinal, é na memória RAM que o computador busca por dados na hora de executar ações, como abrir um arquivo ou algum programa instalado.
Em outras palavras, o processador de um PC nunca buscará arquivos diretamente do HD. Por isso, a memória RAM funciona como uma espécie de mediação entre o CPU e o HD.
É importante salientar que a memória principal é mais rápida do que o HD. Por isso, é ela a responsável por ‘vasculhar’ o disco rígido atrás de informações e enviar para o processador. Além disso, existem outras memórias que ajudam na execução de programas, são elas:
- Memória secundária;
- Registradores;
- Cache;
- Memória ROM.
4. HD
Em termos simples, o HD consiste em uma memória de armazenamento de massa. Dessa maneira, todos os arquivos do sistema operacional ficam nele. Aqui, o HD se difere da memória RAM que, assim que o computador é desligado, perde todos os dados.
Assim, no disco rígido, os dados armazenados são permanentes, desde que não haja uma formatação do componente. Embora seja importante, um computador pode funcionar sem um HD, mas, neste caso, será preciso de uma outra mídia de armazenamento, como um SSD, um CD ou até um pen drive.
5. SSD
Existe ainda um componente de PC que substitui muito bem a presença de um HD. O SSD diz respeito a uma peça de armazenamento vista por muitos como a evolução do disco rígido.
Além de não possuir repartições móveis, o SSD é constituído de um semicondutor, sendo responsável pelo armazenamento de dados. Aliás, a tecnologia é tão arrojada, visto que se mostra mais rápido do que o disco rígido, posto que a memória é flash, semelhante ao pen drive.
Em outras palavras, o HD acaba sendo mais lento porque o seu tempo de resposta, ou melhor, seu tempo de leitura dos discos é maior. Inclusive, a parte interna do HD em muito se assemelha a uma vitrola. Assim, é preciso que o seu braço percorra todo o disco para conseguir fazer a sua leitura.
6. Placa de vídeo
Já a placa de vídeo diz respeito ao componente responsável por exibir os resultados das tarefas executadas na tela do PC.
No geral, podem ser classificadas em dois grupos, placas onboard e offboard. As placas onboard, por padrão, são soldadas na placa mãe. Já as offboard, são as placas expansivas, as quais compramos por fora e as instalamos.
As placas offboard são melhores, uma vez que possuem sua própria memória e processamento, independentes do CPU e memória RAM do PC. Isso faz com que o processamento de gráficos para jogos seja melhor.
7. Fonte de alimentação
A fonte de alimentação consiste no componente responsável pelo fornecimento de energia, transformando a corrente alternada em corrente contínua. Tal pode ser: -5, 5, 12 e 12V.
Desse modo, a fonte de alimentação precisa ser capaz de fornecer energia para todos os dispositivos do PC para que os mesmos sejam capazes de exercer suas funções. Além disso, o componente também fornece energia para as ventoinhas do PC, importantes para a sua ventilação.
8. Placa de rede
Nos dias de hiperconexão, a placa de rede certamente é uma peça indispensável para o computador. Por padrão, a placa mãe vem com a conexão ‘Ethernet’. Mas, em notebooks, temos as placas de rede cabeadas e as placas de rede sem fio.
A placa wireless permite o acesso a rede local e demais redes sem precisar de cabos de conexão. Isso permite maior portabilidade do PC, que não precisa ficar fixo no local em que o modem está instalado.
Gostou de aprender sobre os principais componentes de um PC? Então com certeza você vai se amarrar em nosso post sobre a evolução dos computadores. Não perca!