Dia das Mães: conheça a origem da data!
A ideia da criação dessa data tão especial veio após a dolorosa perda de uma filha de sua mãe nos EUA.
Anúncios
O Dia das Mães é comemorado no mundo todo e considerado a segunda data mais lucrativa, ficando só atrás do Natal. É comum que nesta data passemos um tempo ao lado de nossas mães, como uma forma de demonstrar apreço e afeto.
Mas, embora a data seja comemorada no 2º domingo do mês de maio, nem sempre possuiu um dia específico. Aliás, nem sempre o Dia das Mães existiu, ao menos não como comemoramos hoje. Assim, para entendermos como a data passou a ser difundida no mundo inteiro, primeiro temos que lançar nossos olhos ao passado. Vejamos a seguir como tudo começou!
Dia das Mães: a origem remota
Embora a oficialização do Dia das Mães seja moderna, visto ter sido feita no início do século XX, as celebrações datam de outro período.
Desde a Antiguidade, já tínhamos festivais que celebravam a figura materna. Na Grécia Antiga, os gregos comemoravam a entrada da primavera, cultuando Reia, a grande mãe dos deuses do Olimpo. Além disso, as festas em homenagem a Cibele, Magna Mater, também marcaram o apreço dos antigos pelas mães.
Já no Império Romano, as festividades voltadas ao Dia das Mães se seguiram, mas agora a figura honrada passou a ser a virgem Maria e também as igrejas-mãe. Desse modo, o 4° domingo da Quaresma recebeu o nome de “Domingo das Mães”.
Nesta época, ainda não existiam os feriados, mas no dia em questão, os criados tiravam o dia de folga para visitarem as suas respectivas mães.
Anúncios
Como e por que o Dia das Mães foi criado?
Embora já existissem comemorações ao Dia das Mães na Antiguidade e na Idade Média, foi só na modernidade que a data ganhou mais popularidade. E isso não seria possível se não fosse por Ann Jarvis.
A ativista norte-americana passou a sua vida inteira engajada em causas e trabalhos sociais, inclusive, em um momento histórico bastante difícil para os estadunidenses – a Guerra de Secessão.
Jarvis frequentava uma igreja metodista e, a partir de 1850, passou a trabalhar com a conscientização das famílias acerca das condições de higiene. As ações da ativista estavam relacionadas ao Mother’s Day Work Clubs.
Isso se deve ao fato de que naquele momento histórico, doenças como cólera e tifóide eram comuns em regiões com baixas condições sanitárias. Desse modo, Ann Jarvis sempre se mostrou muito engajada, prestando auxílio para pessoas vulneráveis. Aliás, durante a Guerra Civil Americana, prestou socorro aos soldados combatentes.
Em busca de unir pessoas que haviam lutado entre si, Jarvis se reuniu com outras mães e criou o Mother’s Friendship Day. O dia em questão era uma forma de unir aquelas famílias que combateram em lados opostos a partir de ações que possibilitassem o desenvolvimento de vínculos amigáveis.
A oficialização da data
Ann Jarvis morreu no dia 09 de maio de 1905 na Filadélfia. Ao partir, deixou uma grande ausência em sua filha, Anna Jarvis, que passou por um luto deveras difícil.
Anos mais tarde, a filha da ativista decidiu prestar uma grande homenagem a sua mãe, eis a origem do Dia das Mães. Sua proposta de criar uma data específica para as mães foi pensada em 1907. Mas, somente em 1908 o memorial para Ann Jarvis foi feito.
A grande vontade da filha era de que a homenagem fosse estendida para todas as mães do mundo, independentemente se já haviam partido. Não demorou muito para que a celebração, que emocionou os Estados Unidos, fosse oficializada na Virgínia. O Dia das Mães passou a ser comemorado todo 2º domingo de maio.
Em 1914, o Congresso dos Estados Unidos sancionou a oficialização do Dia das Mães em todo território nacional. Desse modo, Woodrow Wilson, o presidente da época, aprovou a medida e, pouco a pouco, o Dia das Mães passou a ser uma data importantíssima.
A difusão do Dia das Mães no Brasil
Demorou um pouco para que o Dia das Mães fosse instituído no Brasil. De forma oficial, a data só entrou em vigor em nosso país após um decreto de Getúlio Vargas em 1932. O feito se deveu as lutas do movimento feminista.
Desse modo, o decreto de nº 21.366 foi assinado pelo presidente em 5 de maio de 1932. Contudo, pelos registros históricos, a primeira comemoração do Dia das Mães no Brasil foi em 1918 em Porto Alegre. Após o decreto, a data em questão passou a ser celebrada no 2º domingo do mês de maio, segundo a tradição norte-americana.
Gostou de saber a origem do Dia das Mães? Então, que tal compartilhar essa publicação com todas as mamães que você conhece? Nos vemos em breve!