Saiba o que é empréstimo consignado e como funciona
Tem taxas de juros mais baixas, segurança na operação, facilidade de aprovação, entre outras vantagens.
Anúncios
Você sabe o que é empréstimo consignado? Com ele, você tem acesso a um empréstimo mais simples, sem burocracia e que pode ser usado como você quiser. Seja para realizar um sonho, seja para sair de um problema financeiro.
Por ser descontado direto na folha de pagamento ou no benefício da previdência, a aprovação é rápida e o dinheiro cai na conta em pouco tempo. Ficou interessado? Então, vem com a gente descobrir o que é empréstimo consignado e como funciona.
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado consiste em uma modalidade financeira cada vez mais popular. Nesse tipo de transação, o pagamento das parcelas é descontado na folha de pagamento, além de abranger diversas modalidades.
Entre as opções mais comuns, destacam-se aquelas destinadas a aposentados e pensionistas do INSS, como também aos servidores públicos. Dessa maneira, oferece condições vantajosas e taxas de juros mais baixas.
Entretanto, trabalhadores com carteira assinada também podem acessar empréstimos consignados, permitindo descontos convenientes em suas folhas de pagamento. Outra categoria que pode se beneficiar são os militares das Forças Armadas.
Correntistas de bancos também podem acessar empréstimos consignados exclusivos. Aliás, algumas empresas estabelecem convênios com instituições financeiras para oferecer empréstimos consignados aos seus colaboradores.
Anúncios
Além disso, o valor de cada parcela é fixo e também não pode ultrapassar 35% do salário ou benefício, garantindo assim uma gestão financeira mais equilibrada para quem solicita.
Entenda como funciona
Por ser oferecido aos servidores e aposentados, o empréstimo consignado consiste em uma linha de crédito segura. Afinal, as instituições financeiras têm a garantia de recebimento por meio da fonte de renda estável do solicitante.
Nesse sentido, para solicitar o empréstimo, o interessado deve atender aos critérios estabelecidos pelas instituições credoras. Geralmente, o processo de aprovação é rápido, sendo necessário apenas apresentar documentos que comprovem a renda e a situação funcional.
Vale ressaltar que a quantia de crédito oferecida e o número de parcelas estão sujeitos a uma avaliação de crédito, a qual leva em consideração tanto o score de crédito quanto o perfil financeiro do requerente. Conforme estabelecido pela Lei Nº 10.820, de 2003, a parcela máxima permitida não pode exceder 35% do salário do trabalhador. Embora os 35% sejam divididos entre 30% do empréstimo e 5% do cartão consignado.
Sendo assim, a limitação contribui para que o comprometimento mensal não se torne excessivo, permitindo uma gestão financeira mais equilibrada. Inclusive, é fundamental ter um planejamento financeiro antes de solicitar o empréstimo.
Além disso, por não precisar de um avalista, o processo é simplificado, tornando-o mais acessível. Após a aprovação, o valor solicitado é depositado e pode ser utilizado conforme suas necessidades, seja para quitar dívidas, investir em objetivos ou para despesas imprevistas.
No entanto, é fundamental que o solicitante esteja ciente das condições contratuais, prazos e encargos envolvidos, para uma escolha consciente e alinhada às suas necessidades financeiras reais.
Quais as vantagens do empréstimo consignado?
Primeiramente, a taxa de juros mais baixa é uma característica importante, o que proporciona àqueles que precisam a oportunidade de acessar recursos com custos financeiros mais atrativos em comparação a outras modalidades de empréstimo.
Outro ponto forte é a segurança do empréstimo consignado. Ao ter as parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento, as instituições financeiras garantem uma fonte de receita estável, o que reduz consideravelmente os riscos associados à inadimplência.
Além disso, a facilidade no processo de aprovação também consiste em uma vantagem. Geralmente, encontram menos obstáculos para obter essa modalidade de crédito, tornando o acesso a recursos financeiros mais rápido e descomplicado. Ou seja, a burocracia é minimizada, o que agiliza a liberação da quantia solicitada.
Assim como a flexibilidade no uso do dinheiro obtido também é um benefício desta modalidade. O solicitante pode direcionar os recursos para diversas finalidades, como limpar o nome, investir ou para lidar com gastos inesperados. Isso confere uma maior autonomia na gestão das finanças.
Ademais, a ausência da necessidade de apresentar um avalista ou garantia torna o processo mais simples e elimina um dos entraves comuns em outras formas de empréstimo. Aliás, isso contribui para torná-lo mais acessível, ampliando seu alcance a uma variedade de perfis.
Tá na mão! Agora que você já sabe o que é empréstimo consignado, não vai mais passar sufoco quando o dinheiro faltar. Aproveite a visita, conheça alguns aplicativos do governo que você precisa ter no seu celular. Até a próxima!