6 formações rochosas que só são encontradas no Brasil!
Esculpidas pela ação dos ventos e da água, essas rochas possuem formatos e cores surpreendentes.
Anúncios
O nosso Brasil é constituído por tantas paisagens naturais, que até mesmo processos de deterioração podem resultar em belezas singulares. Dessa forma, formações rochosas compõem o cenário de um país plural e curioso.
Vale dizer que as rochas passam por ciclos de formação. Desse modo, durante os ciclos, elas podem se transformar em uma rocha diferente ou dar origem a uma nova rocha.
Aliás, alguns processos podem auxiliar na transformação rochosa, como é o exemplo da erosão. Processo pelo qual uma rocha pode se desgastar ou sedimentar a partir de agentes erosivos, como os ventos, a água e até seres vivos.
Alguns processos de erosão resultam em formações rochosas para lá de especiais. Afinal, as pedras são lapidadas em formatos de objetos que já trazemos em nossa imaginação. Este é o caso dos monumentos rochosos a seguir!
1. Pedra do Cão Sentado
Importante monumento natural de Nova-Friburgo, a Pedra do Cão Sentado chama a atenção dos turistas devido ao seu traço claro e distinto.
A formação rochosa tem cerca de 110 m de comprimento e é conhecida como o ponto mais alto da cidade. Aliás, no Parque Ecológico do Cão Sentado é possível encontrar também muitas cavernas, grutas, trilhas e cachoeiras.
Anúncios
Para aqueles que estão pensando em fazer uma visita, saiba que a região é bem localizada e conta com banheiros, lanchonete e sala de pronto atendimento.
2. A Taça, de Vila Velha
Localizada no Parque Estadual de Vila Velhaem Ponta Grossa, a Taça é uma das formações rochosas mais interessantes do Brasil.
Ao lado dessa formação, esculturas naturais esculpidas por erosões eólicas formam o sítio geológico. Os blocos pedrosos exóticos receberam nomes comuns e sugestivos, como ‘Esfinge’, ‘Bota’, ‘Camelo’ e ‘Tartaruga’.
Além das rochas em formatos peculiares, é possível também encontrar grandes muros de pedra que aparentam castelos medievais em distintos tamanhos. Aliás, algumas fendas nos trazem a ideia de garrafas de refrigerante.
3. Pedra Furada
Cartão Postal de Jericoacoara, a Pedra Furada atrai centenas de turistas todos os anos. E diferente das demais, essa é uma daquelas formações rochosas que não nos lembra nada que tenhamos visto antes. Em outras palavras, é apenas uma bela pedra com um burcao no meio.
O monumento faz parte do Parque Nacional da Serra da Capivara, parque este sede de várias pinturas e sítios. Ao longo do caminho até a famosa Pedra Furada, os turistas observam piscinas naturais e variadas cavernas que pintam a paisagem.
4. Pedra da Galinha Choca
Como prediz o nome, a Pedra da Galinha Choca consiste em uma erosão rochosa que nos lembra uma galinha pondo ovos. Mas, nem sempre, o monumento recebeu este nome, uma vez que no passado era chamada de Pedra da Arara.
O monumento fica em Quixadá, no Ceará. Aliás, vale dizer que a região é bastante conhecida por possibilitar que os aventureiros de plantão pratiquem esportes radicais. Isso porque possui correntes térmicas e regiões de decolagem. Se gosta de rapel e trekking, coloque Quixadá em seu destino na próxima viagem.
5. Rosto na Pedra
Intrigante, o Rosto na Pedra consiste em uma erosão rochosa que divide opiniões. Assim, podendo ser encontrada no Parque Nacional da Tijuca, a pedra parece oscilar de imagem no decorrer do dia.
Dessa forma, se de manhã encontramos um rosto jovem, ao cair da tarde encontramos um velho franzindo a testa. Aliás, especula-se que o Rosto na Pedra não tenha sido fruto de erosões eólicas ou pluviais, mas sim de uma intervenção humana.
Isso porque encontramos algumas inscrições fenícias marcadas na testa da face, o que pode sugerir que esses antigos povos possam ter feito o monumento.
6. Vale da Lua
Diferente das demais, o Vale da Lua diz respeito a uma rocha que sofreu erosão do Rio São Miguel, responsável pela sua aparência de superfície lunar. A rocha nos lembra muito as crateras da Lua, além de chamar a atenção pelas piscinas naturais e pelas quedas. Contudo, essas estão entre as rochas, o que faz com que formem caldeirões e túneis espetaculares.
A erosão pode ser encontrada na Chapada dos Veadeiros, e a região chama bastante atenção devido ao avistamento dos UFOs. Aliás, muitas pessoas vão para região em busca de experiências esotéricas.
Prontinho! Agora, conte-nos aqui nos comentários, você já conhecia alguma das formações rochosas que listamos aqui acima?
Aliás, tem alguma formação rochosa no Brasil que não foi contemplada em nossa lista, mas que você considera um monumento natural? Contribua com o seu comentário e não deixe de navegar pelo nosso site para acessar conteúdos ricos em informação assim como esse.