Framboesa de Ouro 2023: conheça os indicados a Pior Filme!

Framboesa de Ouro 2023: conheça os indicados e o vencedor da categoria de ‘Pior Filme’

Blonde levou o ‘grande’ prêmio, embora também tenha sido indicado ao Oscar. Confira os detalhes!

Anúncios

Framboesa de Ouro 2023
Fonte: Netflix

O Framboesa de Ouro é literalmente uma paródia do Oscar, que ao invés de expor os melhores filmes do ano, vem na contramão, trazendo as piores produções. E o mais legal é que todos envolvidos sempre levam na brincadeira os prêmios (pelo menos a maioria).

O prêmio toma por base a expressão norte-americana: ‘blowing a raspberry’, que significa algo como ‘soprar a framboesa’, e bem sabemos que o som reproduzido é semelhante ao de uma flatulência. Uma verdadeira forma de escárnio e zombaria!

Assim como na Academia do Oscar, a premiação possui uma associação de membros que votam todos os anos nas categorias. Além disso, os internautas também podem votar no site de críticas de cinema Rotten Tomatoes.

E o mais interessante é que o prêmio é um mísero troféu de plástico, que não passa dos US$ 5,00. E não se engane, nenhum grande ator está ileso de receber o prêmio. Angelina Jolie, Sylvester Stallone e Sandra Bullock que o digam.

Mas, hoje, daremos destaques a categoria de ‘Pior Filme’. Aqui apresentaremos todas as indicações, bem como o grande vencedor. Confira a seguir!

Anúncios

Blonde

Vencedor da categoria de ‘Pior Filme’ e de ‘Pior Roteiro’, Blonde é uma produção baseada em um romance da Joyce Carol Oates, ao menos do que a autora presumia o que era ser uma sex symbol como a Marilyn Monroe.

Talvez, o grande problema de Blonde esteja no fato da representação de Monroe como uma sofredora e nada mais que isso. De fato, estamos falando de uma atriz que passou por uma vida miseravelmente infeliz.

Enquanto a sua mãe viveu grande parte de sua vida internada em instituições psiquiátricas, Marilyn Monroe pulava de lar adotivo a orfanatos durante a infância e adolescência. Além disso, a atriz esteve por um casamento frustrado aos 16 anos.

Contudo, toda a narrativa de Blonde, que se pretendia uma cinebiografia, não passa de especulações de como teria sido a vida da artista representada como um objeto sexual. Mas, não teria sido Marilyn Monroe bem mais do que isso?

Como lembra Isabela Boscov em sua análise, Monroe estudou interpretação com Lee Strasberg, era uma leitora ávida e amava o escritor russo Anton Chekhov. Além disso, depois de seu grande sucesso em Os Homens Preferem as Loira, a estrela devolveu todos os roteiros que estereotipam as mulheres loiras.

Talvez, isso justifique o descontentamento do público frente a Blonde e o fato da produção levar a Framboesa de Ouro e não o Oscar, apesar da indicação.

Pinóquio, da Disney

Framboesa de Ouro 2023
Fonte: Disney Plus

Depois do sucesso de Pinóquio, de Guillermo Del Toro, é até difícil pensar que o live-action da Disney poderia ser tão bom quanto. Até mesmo porque como poderia ser, se um dos protagonistas da história, o bondoso carpinteiro Gepeto ficou apagado na narrativa?

Dá para acreditar que o live-action do clássico recebeu uma avaliação de 29% no tomatometer? Os personagens foram julgados pelo público sem graça e sem carisma, sobretudo o grilo falante que, aos olhos do público, é muito exagerado.

Em suma, uma adaptação que tenta agradar a gregos e troianos e ao fim não agrada ninguém. Isso porque não assumiu uma adaptação total e nem foi estritamente fiel ao clássico de 1940.

O trabalho preguiçoso da produção pode ser visto na colagem de vários elementos desconexos, e essa bricolagem e poluição visual foi unificada em uma trama, infelizmente, sem vida.

Morbius

Até perdemos as contas de quantas vezes Morbius foi adiado e, se pelo menos o atraso trouxesse um bom resultado, mas nem para isso. O vampiro da Sony levou um massacre da crítica, entrando na lista de pior filme do Framboesa de Ouro 2023.

A história gira em torno de Michael Morbius, um biomédico que, em busca de encontrar a cura de uma doença incurável no sangue, faz um experimento com morcegos e acaba se transformando em um vampiro.

Segundo a crítica, a narrativa é entediante e o enredo é bem inconsciente. A verdade é que a forma reciclada pela Sony de um mocinho que ganha superpoderes e luta contra si mesmo para não colocar a vida de inocentes em risco já é bem ultrapassada.

Aliás, não há uma busca do protagonista em proteger ninguém com os poderes que ganha, exceto o seu interesse romântico, que acaba sendo mais uma coadjuvante e mocinha indefesa.

A previsibilidade da trama e preguiça de estruturação das cenas levaram Morbus a ser um fracasso na visão da crítica, recebendo 16% de avaliação no Rotten Tomatoes.

Tenha Um Bom Luto

Já se perguntou se é possível conseguir 0% no tomatometer? Pois Tenha um Bom Luto conseguiu atingir esta péssima avaliação, ao ponto de os usuários julgá-lo como o pior filme já visto.

A narrativa envolve London Ransom, uma estrela de cinema que recebe uma carta de separação amorosa justamente no dia em que tem uma entrevista extremamente importante para o futuro de sua carreira. Em meio a reviravoltas, o protagonista terá que decidir entre correr atrás de seu amor ou aceitar o papel que pode mudar a sua vida.

A trama genérica e a falta de humor inteligente não agradaram nada a crítica especializada, para a qual o filme foi uma verdadeira catástrofe e perda de tempo.

A Filha do Rei

Infelizmente, um filme que passa rápido diante de nossos olhos sem deixar nenhuma marca, A Filha do Rei também recebeu indicação para a categoria de ‘Pior Filme’ do Framboesa de Ouro 2023. Na trama, Luis XIV, o Rei Sol, em busca da imortalidade, acaba capturando uma sereia a fim de roubar-lhe a força. No entanto, quando a sua filha descobre seu segredo, todos os seus planos estão a um passo da ruína.

O imediatismo foi o calcanhar de Aquiles da trama, uma vez que um grande enredo foi compilado em um espaço de tempo muito curto. E aí não houve jeito!  A trilha sonora não corroborou para a criação da atmosfera (porque não possuiu tempo hábil), e o fluxo interpretativo caiu por terra, considerando os cortes narrativos.

Em outras palavras, um filme que pretende ser tudo, e no final não entrega nada. E a megalomania custou a crítica, visto que a produção ganhou 20% na avaliação de Rotten Tomatoes, uma classificação bem baixa por sinal.

Prontinho! Aí está a lista dos indicados à categoria de ‘Pior Filme’. Mas, é claro que não vamos te deixar na mão. Em nosso site, trazemos diversas indicações de bons filmes. Confira já as animações mais esperadas de 2023.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo