5 hábitos europeus curiosos que você precisa conhecer

5 hábitos europeus curiosos que você vai se espantar ao conhecer

De beijinhos em excesso a banhos reduzidos, confira agora algumas curiosidades sobre os europeus.

Anúncios

hábitos europeus curiosos
Fonte: Freepik

Que os hábitos e costumes variam de acordo com a cultura de cada país isso é um fato. Mas não podemos deixar de considerar que existem muitos hábitos europeus curiosos e até estranhos para nós brasileiros.

Tão certo que muitos que viajam para o exterior sentem uma estranheza em algumas atitudes dos europeus, tendo dificuldade de adaptação. Dito isso, no post de hoje, vamos descobrir se franceses tomam banho e se sopa é janta. Vem com a gente!

1.  Beijinhos no rosto

Não existe esse negócio de masculinidade frágil para os franceses não, ao menos, não no que diz respeito aos cumprimentos. Na França, é extremamente comum que ao se cumprimentarem os franceses deêm dois beijos, um em cada lado do rosto. Isso independentemente do gênero.

Em outras palavras, já é um costume e faz parte da cultura francesa há anos se cumprimentarem com beijos no rosto, sejam dois homens, duas mulheres ou ainda um homem e uma mulher.

Aliás, existe até uma expressão para este cumprimento: faire la bise. E devemos salientar que os franceses levam esta história de beijo muito a sério. O que queremos dizer é que, se um francês chegar em uma festa com 20 pessoas, esqueça aquele tchauzinho de longe, ele fará questão de cumprimentar as 20 pessoas presentes com os dois beijinhos no rosto.

Anúncios

2.  Banhos reduzidos

hábitos europeus curiosos
Fonte: Freepik

Há quem acredite que os franceses não tomam banho, o que não é de todo verdade. No geral, os franceses tomam apenas um banho por dia durante a manhã quando acordam para ir trabalhar. E, por mais que achemos isso no mínimo estranho, é importante lembrarmos que a França não é um país tropical como o Brasil. Dessa forma, com hábitos de higiene básicos é possível segurar a transpiração por longos períodos.

Aliás, vai aí mais uma curiosidade, o Brasil é o país com a população mais cheirosa do mundo, tomamos cerca de 12 banhos por semana. Já a Inglaterra fica na lanterna, visto que 80% das inglesas não tomam banho todos os dias.

3.  Papel higiênico dentro da privada

Por essa talvez você não esperava, visto que este é um daqueles hábitos europeus curiosos e que ao mesmo tempo destoam da realidade da maioria dos brasileiros. Jogar papel higiênico na privada é um hábito muito comum entre os europeus, como belgas e húngaros.

Desse modo, o encanamento da rede de esgoto já é feito com essa finalidade. Dificilmente encontramos lixo nos banheiros na Europa e, quando estão presentes, é mais para o descarte de absorventes. Aliás, muitos europeus enxergam no hábito brasileiro de ter um lixo no banheiro como algo bastante nojento, visto que consideram que o descarte do papel higiênico na lixeira pode deixar o espaço fedido.

E sabe o que é mais curioso? Os nossos vasos sanitários entopem mais do que os vasos sanitários da Europa, que recebem com frequência o descarte de papel. Estranho, não?

4.  Sapatos fora de casa

Um dos hábitos europeus curiosos e que para os brasileiros pode soar um pouco esquisito é ficar sem sapatos dentro de casa. Aqui, isso pode ser bem estranho, considerando que muitos de nós desde a infância sempre recebemos bronca dos pais por andar descalço, certo?

Para os europeus, as coisas são bem diferentes. Eles possuem a concepção de que entrar com os sapatos em casa é uma forma de levar a sujeira de fora para dentro. Por isso, é comum ao entrarmos em uma casa na Europa encontrarmos um armário para colocar os sapatos.

E aí é aquilo, cada um usa o que tem dentro de casa, seja meia, um sapato específico, até mesmo ficar descalço vale. Esta, inclusive, é uma prática muito comum na Itália.

5.  Sopa durante as refeições

Se no Brasil uma das maiores discussões que temos é se sopa é ou não janta, na Europa sopa é a entrada de praticamente todas as refeições mais substanciais. Você pode até descartá-la, mas a sopinha virá para abrir com classe a refeição.

E detalhe: faça chuva ou faça sol, frio ou calor, a sopa estará lá te esperando. Isso porque, independentemente do clima, a sopa é uma entrada para refeições, como almoço e janta. Depois de degustá-la, aí sim, você pode pedir o prato principal que quiser no menu.

Na Hungria e na República Tcheca, por exemplo, é bastante comum a sopa goulash, que inclusive pode ser encontrada de diferentes formas em países europeus. Mas, é comum que seja apresentada como uma sopa salgada à base de especiarias e carne de vaca picada.

Curtiu conhecer esses hábitos europeus curiosos? Então já sabe, compartilhe nas redes com seus amigos. E para mais curiosidades, confira o nosso post sobre fatos curiosos sobre o cartão de crédito. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo