Piores mouses de PC: 7 periféricos mais odiados pelos usuários!

7 piores mouses de PC de todos os tempos que você deve evitar!

Bastante criticados pelos usuários, estes periféricos são lembrados por baixa ergonomia e falta de precisão. Conheça-os já!

Anúncios

piores mouses de PC
Fonte: Apple Mouse – Reprodução/ElectroBargoon

Quem já teve a infelicidade de usar um mouse ruim sabe o quanto isso pode prejudicar a experiência de uso do computador. Isso pode acontecer devido a diversos fatores, como problemas de ergonomia, imprecisão, desconforto e dificuldades de uso.

Aliás, tais problemas podem levar a lesões e fadiga, além de diminuir a produtividade do usuário. Além disso, um mouse com mau desempenho pode causar irritação e frustração, afetando negativamente a experiência de navegação.

Contudo, alguns modelos são tão ruins que acabaram fazendo história entre os usuários. E são eles que você conhecerá a seguir, visto que apresentaremos os piores mouses de PC já lançados para que você passe longe ao vê-los no mercado.

1.  Apple Mouse (Disco de Hóquei)

Quem é fã da Apple jamais poderia imaginar que a empresa foi responsável por um dos piores mouses já lançados. Criado em 1998 junto com o iMac, o mouse em formato de disco de hóquei, da Apple, foi duramente criticado por sua falta de ergonomia. O formato arredondado e a falta de botões laterais fizeram desse mouse um periférico desconfortável e pouco prático para longos períodos na frente do PC.

Além disso, vale destacar que a superfície lisa do mouse dificultava a aderência e o controle do cursor, o que tornava péssima a experiência de uso. Sem contar que o Apple Mouse contava com um cabo curtíssimo, limitando a liberdade de movimentos, além de causar desconforto ao uso em computadores com torres altas.

Anúncios

2.  Microsoft Intellimouse

Embora seja um dos primeiros mouses a trazer o scroll para a rolagem de páginas, o Intellimouse acabou se tornando conhecido por sua baixa durabilidade. Isso porque o botão do scroll costumava apresentar bugs com frequência, o que fazia com que seus usuários se sentissem frustrados durante o uso.

Além disso, o Intellimouse era feito em um formato com baixa ergonomia, o que comumente causava muito desconforto e dores em longas sessões de uso. Sendo assim, essas desvantagens o tornaram um modelo impopular entre os usuários, que passaram a recorrer a modelos mais avançados e confiáveis.

3.  Logitech MX Air

Também conhecido como um dos piores mouses de PC já lançados, o Logitech MX Air surgiu com uma estética futurista e trazia um sensor de movimento que permitia controlar o cursor através de gestos no ar.

O problema? Embora a inovação desse mouse sem fio, infelizmente, o sensor era impreciso e pouco responsivo. Isso tornava o uso do mouse difícil para tarefas que exigiam precisão, como edição de imagens, por exemplo. Aliás, jogos com ele nem pensar!

Além disso, o Logitech MX Air contava com um formato não muito agradável, devido ao fato de não espelhar a posição natural da mão. Isso acabava deixando desconfortável o uso por longos períodos, trazendo dores aos usuários.

4.  IBM ScrollPoint

Produto da IBM, uma das principais empresas de informática, o IBM ScrollPoint oferecia um scroll em formato de bola, que se movimentava em múltiplas direções para rolagem de tela. Embora a proposta fosse interessante, o scroll era bastante impreciso e acumulava muita sujeira, o que dificultava ainda mais a movimentação e funcionamento do mouse.

Assim, os problemas de precisão e higiene caracterizam o IBM ScrollPoint como um produto de qualidade duvidosa e baixa usabilidade.

5.  Cyber Sport Orbita

piores mouses de PC
Fonte: Reprodução/TechSpot

Se você acha que já viu de tudo nessa vida, é porque ainda não conheceu o Cyber Sport Orbita. O mouse em questão, popularmente conhecido como “trackball mouse”, apresentou sérios problemas de ergonomia e precisão na época de seu lançamento.

Diferentemente dos modelos convencionais que utilizam superfícies planas para o movimento do cursor, o Cyber Sport Orbita contava com uma bola que girava dentro do periférico. Esta característica tornava a posição da mão e do braço pouco artificial durante o uso, acarretando desconforto e lesões posturais a longo prazo.

Além disso, a funcionalidade do cursor era comprometida pelos resíduos acumulados na bola, o que exigia limpeza constante.

6.  Razer Naga Hex

Voltado para jogadores de MMOs, o Razer Naga Hex trazia seis botões laterais para facilitar a execução de comandos. No entanto, de nada adiantou a quantidade de botões, considerando a baixa qualidade dos comandos pouco responsivos ao toque.

Além disso, assim com os demais modelos dos piores mouses de PC aqui listados, o Razer Naga Hex ficou conhecido pela baixa ergonomia, o que acabou prejudicando a usabilidade do periférico, que não demorou muito para ser descartado pelos usuários.

7.  Elecom Orime

Com o design inspirado em Origami, o mouse Elecom Orime sofreu duras críticas por parte de alguns usuários devido a problemas de ergonomia e falta de conforto durante o uso prolongado.

Seu desenho angular, pontiagudo e fora do convencional foi responsável pelo desconforto e fadiga nos dedos e mãos após algum tempo de uso.

Some a isso ainda o fato de que os botões laterais eram de difícil acesso e o scroll não tão preciso quanto em outros mouses. Sem contar que o software de configuração do mouse também é visto como pouco intuitivo para alguns usuários.

Curtiu conhecer os piores mouses de PC? Que tal continuar navegando pelo nosso site e conferir os principais componentes de um computador?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo