Tecnologias emergentes que podem mudar o mundo
Rapidamente o setor tecnológico está evoluindo e trazendo promessas que podem mudar os rumos da humanidade.
Anúncios
As tecnologias estão progredindo mais rápido do que podemos imaginar. Aliás, muitas tecnologias emergentes que até então não passavam de um sonho, agora já estão em vigor e prometem mudar o mundo.
Algumas já estão nos dando retorno, embora não tenham alcançado todo o potencial de realização. Mas, como tudo, só o tempo será capaz de nos dizer se essas tecnologias em ascensão serão capazes de mudar o curso da humanidade.
Hoje você vai conhecer 3 tecnologias emergentes que têm alto desempenho e que podem trazer muitas realizações a longo prazo.
1. Inteligência artificial
Já trouxemos um post completo aqui no Portal Union sobre inteligência artificial. Mas, em linhas gerais, chamamos de IA o sistema que permite que as máquinas tenham uma consciência mais próxima da humana. Assim, podem tomar decisões e ações similares às que tomaríamos em dado contexto a que são submetidas.
Atualmente, a inteligência artificial está por toda parte. Está nos anúncios que você vê nas páginas do Google e que reproduzem seus gostos pessoais.
Está nos sistemas de casa inteligente que permitem maior integração e gestão de um sistema automatizado. E ainda está na Alexa que você chama todas as manhãs para conferir a sua agenda de afazeres do dia.
Anúncios
E se acha pouco, muitos dos filtros do Instagram que você utiliza possuem inteligência artificial por trás e até os robozinhos que aspiram o pó do seu chão contam com IA.
Mas, quando falamos de tecnologia emergente em se tratando de inteligência artificial, temos que voltar a 2019. Neste ano, pesquisadores do instituto Skoltech desenvolveram um algoritmo que utiliza a inteligência artificial para a criação de retratos vivos.
Em outras palavras, a imagem de rostos em retratos e pinturas foram transformados em vídeos em movimento. Retratos famosos como o do escritor russo Dostoiévski, Einstein, Marilyn Monroe e até da Monalisa foram utilizados como modelo.
Isso só foi possível pelo uso de pontos de marcador nas imagens. Dessa forma o algoritmo constrói um protótipo 3D e, logo após, preenche as lacunas. Assim, é possível movimentar o rosto em ângulos diferentes dos originais. No final, o que temos são retratos vivos.
Resultados esperados, já outros…
A implicação futura dessa tecnologia em ascensão é um grande avanço para a área cinematográfica, uma vez que atores poderão utilizar deep fakes sem comprometer a qualidade das atuações.
Contudo, a tecnologia já está sendo utilizada para fins não tão bons. Afinal, as imagens de muitas pessoas públicas já estão sendo apropriadas para ‘animar’ vídeos sobre diversos temas que elas nunca gravaram, inclusive política. Uma distorção perversa da realidade.
Aliás, um relatório de 2019 da Universidade de Nova York apontou os deep fakes como uma das causas para a desinformação na corrida presidencialista dos EUA em 2020.
2. Bioconcreto
Saindo um pouco da tecnologia tal como estamos acostumados, vamos agora para uma tecnologia emergente mais concreta, digamos assim. O concreto consiste em um material essencial quando pensamos em construção civil, sendo o 2ª material mais consumido do planeta.
Mas, embora o material seja extremamente eficiente e cumpra muito bem o seu propósito, pode rachar e sofrer buracos. Essas vulnerabilidades fazem com que o concreto seja substituído para não culminar em desabamento.
Nesse sentido, após muitas pesquisas, estudiosos da Universidade de Tecnologia de Delft descobriram uma espécie de concreto auto regenerativo a partir da adição de bactérias e uma fonte de alimento ao concreto tradicional.
E o que perceberam é que, quando há uma rachadura no concreto, as bactérias, expostas ao oxigênio e a água, consomem o alimento e se reproduzem. E o produto e o subproduto são nada mais nada menos do que carbonato de cálcio e o calcário. Esses materiais fecham a fissura, evitando sua ampliação.
O interessante é que os impactos do bioconcreto são muito positivos. Afinal, essa tecnologia pode diminuir gastos com reformas e ainda reduzir as emissões de carbono, resultantes da produção do concreto tradicional.
Vale dizer que o material foi utilizado para a construção de uma estação de salva-vidas na Holanda, estando esta sob os olhos atentos dos pesquisadores.
3. Computador quântico
Embora os computadores sejam muito eficazes para as tarefas do nosso dia a dia, existem tarefas mais complexas que não podem ser executadas pelas máquinas que temos em casa.
Dessa forma, cientistas estão se mobilizando para a criação de um computador quântico, uma das tecnologias emergentes mais complexas que já tivemos notícias. Claramente que um computador quântico é bem diferente de um computador mais tradicional, sobretudo, na forma de armazenamento.
Se em uma máquina tradicional os bits binários são fundamentais para a sua comunicação, no computador quântico é utilizado o qubit.
Essa informação pode ser a intersecção entre 0 e 1. Isso significa que um computador desse tipo pode resolver problemas mais complexos e análises de dados em massa, simplesmente por admitir além da resposta ‘sim’ ou ‘não’ a resposta ‘sim e não’.
Dessa forma, o computador quântico pode tentar diferentes caminhos possíveis simultaneamente. E, assim, tem mais eficiência para fazer cálculos com alta velocidade, como aqueles utilizados no mercado financeiro.
Quais dessas tecnologias emergentes você acha que tem mais potencial de mudar o mundo? Deixe aqui o seu comentário com a sua contribuição!