Lista de filmes sobre tecnologia que você precisa maratonar
Desequilibrando as bases da realidade, esses filmes vão te fazer pensar sobre si e sobre tudo o que te rodeia.
Anúncios
A tecnologia está em toda a realidade que nos cerca e, como já era de se esperar, o cinema jamais deixaria de fabricar filmes sobre tecnologia capazes de nos fazer pensar um pouco sobre o presente e o futuro que nos espera.
Grandes filmes, por vezes engraçados, outras vezes filosóficos e reflexivos, mas no geral, instigante, os filmes sobre tecnologia são formas interessantes de representar o mundo da programação e das grandes tendências tecnológicas, as que foram e as que estão por vir.
Por isso, hoje trouxemos 5 filmes sobre tecnologia que vão te fazer repensar sobre a vida, o universo e tudo mais.
1. WarGames
O primeiro filme de nossa lista é bem antigo, mas também super intrigante. Em WarGames, David, um estudante bastante habilidoso com máquinas é capaz de invadir sistemas de segurança. Até que o jovem decide acessar o sistema de uma empresa de games, quando descobre que está acessando, na verdade, o sistema do governo.
O acesso do menino hacker acaba provocando um alerta que culmina na 3ª Guerra Mundial. Isso porque David dá início a uma game de guerra termonuclear, fazendo com que o sistema de defesa War Operation Plan Response acredite que a simulação é um ataque de da União Soviética.
Algo parecido ao que aconteceu em 1979 quando a máquina NORAD recebeu uma simulação de 2200 ICBMs russos rumo aos EUA. O simulacro de ataque fez com que o presidente da época tivesse apenas 7 minutos para contra-atacar. Por sorte e a tempo, os satélites perceberam que não se passava de um alarme falso.
Anúncios
O interessante de WarGames é que, como o filme foi feito em 1983, consegue retratar muito bem a tecnologia da época.
2. O Dilema das Redes
Para seguir com a nossa lista de filmes sobre tecnologia temos agora o Dilema das redes, um título recente que fala sobre como a mineração de dados pode ser perigosa.
O documentário retrata como o uso de informações é usado contra os usuários para a construção de sistemas viciantes, sobretudo quando pensamos nas redes sociais.
Enquanto assistimos ao documentário e percebemos os relatos dos especialistas, tornamo-nos reflexivos sobre como os sistemas são feitos para incitar um vício cada vez maior. Depois desse documentário, seu tempo no Instagram e Facebook nunca mais será o mesmo.
3. O Jogo da Imitação
Bastante conhecido no meio da programação, O jogo da imitação é um filme indispensável para quem quer aprender sobre tecnologia. O longa retrata o período da 2ª Guerra Mundial, momento em que grandes mentes da ciência trabalhavam a todo vapor para decifrar as mensagens criptografadas dos nazistas.
Dessa forma, Alan Turing, aluno da Universidade de Cambridge entra em cena para desvendar códigos nazistas até então impossíveis de se ler.
O filme é baseado em fatos reais e narra uma parte essencial da história da computação, uma vez que nos presenteia como um pouco da história de Turing, o matemático conhecido como o pai da computação moderna.
4. O Homem Bicentenário
Estrelado por Robert Williams, O homem bicentenário é um filme que nos faz pensar até que ponto uma inteligência artificial pode ser considerada algo com autoconsciência.
Williams faz o papel de um robô doméstico que aos poucos vai se desenvolvendo, conseguindo sentir sentimentos cada vez mais complexos. No decorrer da trama, vamos acompanhando de perto a capacidade do robô de nutrir emoções pela família, a qual assiste há 200 anos.
Os traços humanos vão se intensificando, sobretudo, ao encontro do robô com a morte de seus donos até que as fronteiras do artificial e do real se quebram.
5. Matrix
Em uma lista defilmes sobre tecnologia jamais poderia faltar a trilogia dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. Estamos falando de Matrix.
A distopia narra a vida de um hacker, acometido constantemente por pesadelos, que lhe representam em conexão com cabos de um sistema de máquinas. Dada a repetição constante do sonho, o jovem coloca o estatuto ontológico da realidade à prova. É só quando conhece Morpheus, que o programador vai descobrir que está preso à Matrix.
Em termos simples, a Matrix é um sistema que cria uma realidade artificial existente na mente de humanos que são ‘escravizados’ por esta simulação. Enquanto isso, os corpos dos humanos passam a ter um uso incomum: a produção de energia. Nada mais assustador, não acha?
Matrix chega a ser tão magnífico que nos faz colocar à prova o próprio mundo em que estamos vivendo. E será que este mundo é de fato real ou somos assim como Neo, vítimas de uma realidade simulada? Conte-nos o que você pensa a respeito aqui nos comentários!