5 curiosidades da história do futebol que você não conhecia
Embora muitos acreditem que o Brasil é a terra do futebol, este título é de um país que soma 40.000 clubes.
Anúncios
Atraindo milhares de fãs nos estádios na espera de assistirem às partidas dos seus times do coração, o futebol é, sem sombra de dúvidas, um dos esportes mais populares do mundo. Mas, além da popularidade e do sucesso da modalidade, existem diversas curiosidades sobre a história do futebol que passam despercebidas até mesmo para os torcedores mais apaixonados.
Por isso, hoje, vamos nos concentrar em 5 delas, mostrando a você que o esporte tem uma origem bastante peculiar e uma trajetória inusitada.
1. Futebol com a cabeça do inimigo
Para começar o nosso post sobre curiosidades sobre a história do futebol não poderíamos deixar de falar sobre as origens do esporte.
Existem muitas imprecisões quanto a origem do futebol, mas, certamente, os ingleses têm seus louros por sua oficialização. Alguns estudiosos dizem que o futebol nasceu na China por volta de 3.000 a.C. Lá, o esporte era um tanto quanto peculiar, uma vez que os militares utilizavam a cabeça dos inimigos como bola.
Há ainda quem afirme que a origem do esporte é inglesa, visto que os ingleses tinham como prática chutar uma bola de couro ano após ano como símbolo da cabeça de um combatente da Dinamarca. Esta era uma forma de comemorarem a expulsão do exército dinamarquês do solo inglês durante o século X.
A prática se popularizou, fazendo com que as partidas com bola fossem praticadas com maior frequência. O problema é que, ainda sem regras estabelecidas, tudo era permitido para conter o avanço do time adversário.
Anúncios
Assim, tremendo perder o seu exército devido a alta probabilidade de lesões advindas do futebol, o Rei Eduardo II proibiu o futebol. Dessa forma, o esporte só voltou a ser permitido em 1681 na Inglaterra.
2. Primeira Copa do Mundo da história
No ano de 1904, Bélgica, Holanda, Suécia, França, Suíça, Espanha e Dinamarca se reuniram em Paris com o objetivo de dar origem a Fédération Internationale of Football Association (FIFA).
Desse modo, a entidade responsável por planejar e organizar as competições mundiais nasceu de um desejo de criação de competições entre os países. Logo após a fundação da entidade, a Inglaterra entrou para a federação, assim como Alemanha, Itália, Áustria e Hungria.
Mas a primeira Copa do Mundo só se tornou realidade 26 anos mais tarde. Isso porque a 1ª edição foi no Uruguai em 1930. A edição em questão recebeu 13 seleções americanas e europeias.
3. Time de futebol mais antigo do mundo
O time mais antigo do planeta vem da Inglaterra, o que pode confirmar ainda mais a teoria de que o futebol se originou em solo inglês. O Sheffield FC foi fundado em 1857, 32 anos antes da Proclamação da República no Brasil.
O clube em questão nasceu de uma necessidade dos cofundadores de manterem o condicionamento físico ao longo do inverno, uma vez que o críquete (esporte muito popular) era difícil de praticar dada as condições climáticas.
Além de ser o clube mais antigo do mundo, o Sheffield FC também foi considerado o clube com a rivalidade mais antiga da história do futebol, visto ser arqui-inimigo do Hallam Football Club. A primeira partida entre os clubes anciãos aconteceu em 1860, em um confronto que ficou marcado na história – o ‘Rules Derby’.
4. O jogador mais novo a ganhar uma Copa
Sabemos bem que para seguir carreira de jogador de futebol é importante começar desde cedo. Grandes craques do esporte deram o start em suas vidas profissionais quando crianças. E o Rei Pelé é um bom exemplo disso.
Pelé começou no esporte com apenas 13 anos de idade, jogando pelo ‘Baquinho’, um time infanto juvenil do Bauru. O time era tão promissor que sempre deixava os adversários temerosos. Aliás, em uma das partidas, o time marcou 21 gols contra 0 da equipe adversária. O Rei foi o artilheiro da equipe, balançando as redes 7 vezes.
A pouca idade fez com que Pelé também estivesse em sua primeira Copa do Mundo bem cedo. Assim, na Copa de 1958, o Rei marcou presença, fazendo dois lindos gols na final contra a Suécia com apenas 17 anos.
5. O país do futebol não é o Brasil
Para encerrar o nosso post de curiosidades da história do futebol vamos agora para uma que pode te deixar de queixo caído. Todos acreditam que o Brasil é o país do futebol, mas na verdade, em teoria, este título é de outro país, mais precisamente da Inglaterra.
Para entendermos o motivo da Inglaterra ser o país do futebol, devemos antes saber que são 40.000 clubes ingleses contra 13. 500 clubes brasileiros. Isso impacta diretamente a configuração dos campeonatos que se apresentam em pirâmides.
O esporte é tão difundido em solo inglês que grandes veículos midiáticos como The Times e The Guardian apresentam os resultados até da 7ª divisão. Sem contar ainda que a média de público dos jogos da 2ª divisão é 50% maior do que a média do público do Brasileirão. Por essa você não esperava, não é mesmo?
Curtiu conhecer essas curiosidades da história do futebol? Então continue acompanhando as nossas postagens sobre o esporte aqui no site. Até mais!