6 curiosidades sobre tecnologia que você ainda não sabe
Tráfego por robôs, primeiro site criado na história e a origem dos emojis, tudo isso e muito mais você confere a seguir!
Anúncios
A cada dia, presenciamos o surgimento de uma inovação tecnológica no mundo, que traz histórias bem interessantes e outras bastante inusitadas. Dessas, seguem-se algumas curiosidades sobre tecnologia um tanto quanto desconhecidas para muitos.
Isso porque sempre achamos que o desenvolvimento tecnológico se dá em salas fechadas com cientistas portando os seus jalecos. Mas, na prática, as coisas não são bem assim. O desenvolvimento tecnológico se deve muito às necessidades cotidianas que permeiam a nossa vida prática.
Além disso, muitas tecnologias vão na contramão do que esperamos e podem nos surpreender com suas histórias. Confira a seguir algumas delas!
1. O tráfego da internet é feito, majoritariamente, por robôs
A Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura e Hospedagem na Internet, no ano de 2017, divulgou em seu levantamento que 60% do tráfego de dados em solo nacional é feito por robôs, também chamados de bots.
Deste tráfego, o que foi constatado é que 45% são lícitos e mais da metade, 55%, ilícitos. Desse modo, o tráfego lícito corresponde a ação de robôs responsáveis pelo gerenciamento das buscas, indexação, atualização de apps etc. Por outro lado, o tráfego, advindo de atividade ilícita, corresponde a ação de hackers.
2. A mascote do Firefox talvez seja um panda
O Firefox consiste em um dos navegadores mais utilizados no mundo todo. Estima-se que 198 milhões de usuários utilizam a ferramenta. Contudo, embora o seu nome Firefox, literalmente, signifique ‘raposa de fogo’, especula-se que a mascote que encontramos na logo, na verdade, é um panda vermelho.
Anúncios
A Mozilla ainda não se pronunciou efetivamente sobre o assunto, embora ele já venha inflando os internautas há um tempo. A polêmica está no fato de que existe um panda nomeado de ‘Firefox’ de pequeno porte, pelo avermelhado e algumas manchas brancas no rosto.
Para contornar a discussão, em 2014, a empresa revelou que o panda vermelho também é uma de suas mascotes. Agora, entre os internautas o consenso revela que o nome toma por base o panda, mas a imagem é de fato uma raposa.
3. A origem dos robôs remonta a uma peça de teatro
E por falar em robôs, as pesquisas em robótica avançaram muito nos últimos anos. Mas, você sabia que a origem dos robôs não é resultado de pesquisas científicas?
Na verdade, o termo ficou bastante conhecido quando o escritor e dramaturgo tcheko, Karel Capek, utilizou o neologismo até então em sua peça intitulada: R.U.R. – Robôs universais de Rossum.
Na obra, a trama gira em torno da criação dos robots – pessoas carnais, mas artificiais –, criados com o objetivo de prestarem trabalhos fabris. No entanto, como já é esperado em uma distopia, os robôs se revoltam contra a raça humana com o objetivo de extingui-la.
Aliás, o termo ‘robot’ tem origem no termo eslavo ‘robota’, que significa trabalho árduo. Se curtiu esta curiosidade, você pode aprender mais sobre o tema em nosso texto sobre a origem dos robôs.
4. É possível acessar o primeiro site criado
Em 1990, foi ao ar o primeiro site da história: (http://info.cern.ch/). A criação do endereço eletrônico se deveu a Tim Berners Lee, o pai da internet. Mas, o mais interessante é que este site está no ar até hoje, e você pode acessá-lo de sua casa. Contudo, não crie expectativas, afinal, mais parece um bug devido a sua estrutura bastante simples.
A sua linguagem é um HTML tradicional, de modo que a página só conta com hiperlinks. Para quem curte a história da internet, por lá, é possível ler sobre o funcionamento da rede e do nascimento da web.
5. Os emojis foram criados a partir de conflitos comunicacionais
Atualmente, os emojis fazem bastante sucesso nas redes, mas esta linguagem tecnológica tem uma origem bem engraçada.
Os emoticons surgiram em um momento de desentendimentos comunicacionais. Mais precisamente, desentendimentos que permeavam um grupo que o professor Scott Fahlman, do departamento de física da Universidade Carnegie Mellon, participava.
O ponto é que uma mensagem irônica enviada por um dos membros causou um certo atrito entre os colegas. Desse modo, em busca de evitar futuros desgastes comunicacionais, Fahlman convencionou o uso de ‘:-)’ para assuntos irônicos e ‘:-(‘, para assuntos sérios. Com o passar do tempo, os sinais se desenvolveram, chegando aos emojis amarelos que conhecemos.
6. A primeira webcam surgiu para monitorar uma cafeteira
Poucos sabem dessa curiosidade sobre tecnologia e ela é realmente muito inusitada. No ano de 1991, estudiosos da Universidade de Cambridge começaram a se incomodar com o fato de irem pegar café e encontrarem a cafeteira totalmente vazia.
A fim de resolver este incômodo, valeram-se de uma câmera interligada à rede local, cujo foco era a cafeteira. O objetivo era que os pesquisadores e demais pessoas do campus pudessem averiguar se havia café antes de se dirigirem até o recinto.
Desse modo, em 93, esta mesma webcam passou a ser integrada à internet, o que permitia que qualquer amante de café pudesse vigiar a cafeteria. Agora, a primeira webcam comercializada surgiu apenas em 1994.
Curtiu essas curiosidades sobre tecnologia? Então já compartilhe com aquele seu amigo que também se amarra no universo tecnológico e até mais!