Novo carregador da Xiaomi: de 0% a 100% de bateria em apenas 5 minutos
Com uma bateria de 4.100mAh, o Redmi Note 12 Pro+ obteve 50% de sua bateria recarregada em apenas 2 minutos e 12 segundos.
Anúncios
O novo carregador da Xiaomi promete um carregamento ultra rápido, que fará o seu celular ir de 0% a 100% em até 5 minutos. Isso com uma carga de 300W.
Lembrando que esta não é a primeira inovação da marca. Isso porque a Xiaomi ganhou muita popularidade após ser a primeira fabricante a criar um celular com carregamento rápido de 210W. Aqui, a bateria do Redmi Note 12 Explorer passou a ser totalmente carregada em um pouco mais de 10 minutos.
E agora, após seis meses deste lançamento, a empresa foi com tudo em cima da concorrência. A demonstração do carregamento foi feita no Mobile World Congress, na Espanha. Mas, infelizmente, a marca não deu um retorno de quando este carregador inteligente será comercializado ao público.
Poucas semanas após a divulgação da Xiaomi de seu carregador ultra rápido, a Realme divulgou o GT Neo 5. O carregador compatível com esse aparelho promete um carregamento de 100% em 10 minutos, utilizando 240W.
Agora, será que o carregamento da Xiaomi é de 300W mesmo? Além disso, é possível que esse novo carregador possa ser prejudicial para o seu smartphone? É isso que você descobrirá a seguir!
Como o carregamento do novo carregador da Xiaomi funciona?
Para demonstrar como a nova bateria funcionará, a empresa chinesa selecionou um aparelho Redmi Note 12 Pro+, adicionando uma bateria de 4.100mAh. Este celular possui, normalmente, uma bateria de cerca de 5.000mAh.
Anúncios
No vídeo de divulgação, percebemos que a partir da nova carga, em mais de um minuto, a bateria chegou a atingir 20%, levando um pouco mais de dois minutos para chegar até 50%. Agora, os 100% foram atingidos em apenas 4 minutos e 55 segundos.
Para o novo carregador, o vídeo demonstrou que a entrada de energia foi de 290W. Mas, e os 300W? Este número é simplesmente teórico.
Pequeno em tamanho, mas grande em desempenho
E engana-se quem acha que pela alta velocidade, o novo carregador da Xiaomi possui um tamanho robusto. Na verdade, as suas dimensões são semelhantes ao carregador de 210W.
De acordo com a própria marca, o design modular possibilitou a dimensão menor, que comporta pouco calor em seu interior. Já a bateria é feita a partir de íon com células de 15C e de carbono ao invés do grafite. Essa constituição, de acordo com a Xiaomi, diminui em 35% a espessura dos eletrodos.
Desse modo, as células 15C ficam emparelhadas com os componentes térmicos a fim de melhor dissipar a temperatura e, claro, diminuir o uso do espaço interno. Assim, a ideia é que o eletrólito embale uma alta densidade com taxas de cargas e descargas rápidas ao mesmo tempo que a quantidade de calor no interior do componente é reduzida.
E como fica a proteção?
O primeiro ponto que temos que entender é que o pico de 290W só dura por apenas 3s. Afinal, se um smartphone carregasse nesta potência de forma contínua, a vida útil da bateria seria menor.
Mas, é importante entender que celulares com tecnologia de carregamento rápido utilizam baterias com ciclagem e tecnologias superiores àqueles que não possuem. Afinal, uma tecnologia como essa precisa ser comportada por uma bateria de alto desempenho.
Por isso, não caia nessa ideia de que celular que usa ultra carregamento vicia a bateria mais rápido. O iPhone, por exemplo, possui um carregamento mais lento e mesmo assim a vida útil da bateria é menor.
Aliás, segundo a Xiaomi, são mais de 50 recursos presentes no sistema com o objetivo de realizar a gestão e controle da temperatura, tensão e corrente do chip de carregamento.
Por que essa tecnologia é benéfica?
Para aqueles que sofrem com celulares de carregamento lento, o upgrade para um carregamento total com gasto de tempo baixo pode ser um bálsamo no dia a dia. Afinal, já imaginou plugar o seu celular na tomada, ir tomar água, e 5 minutos depois ter ele completamente carregado e pronto para executar todas as tarefas que você quiser?
E esse benefício não interessa apenas a quem quer ficar navegando por horas e horas nas redes por meio do smartphone. Pessoas que precisam de um aparelho celular para trabalhar, atendendo e respondendo aos clientes, também vão se beneficiar com a novidade.
Aliás, um carregador desse nível pode levar à extinção aqueles aparelhos com grande capacidade de bateria. Mas isso, só o tempo nos dirá!
Curtiu saber mais sobre o novo carregador da Xiaomi? Então compartilhe nas redes com os amigos e continue navegando pelos nossos posts aqui do site. Até mais!