6 fatos históricos que fazem aniversário em 2023 e que marcaram épocas
Entre guerras e grandes marcos artísticos, estes acontecimentos foram fundamentais para a história da humanidade.
Anúncios
Todo início de ano é uma espécie de início de ciclo e um momento propício para um balanço geral das efemérides. Neste caso, aqueles fatos históricos que fazem aniversário em 2023.
Aliás, é comum que, uma vez atingidos pelos novos acontecimentos que se interpõem em nossas vidas, esqueçamos daquilo que se foi.
O ponto é que muito do nosso passado dita o nosso presente, e reviver estes fatos históricos é uma forma de entender os dias atuais. Sem contar que muitas destas datas são cobradas em provas de vestibular, portanto, precisam estar na ponta da língua dos candidatos.
Sendo assim, hoje vamos rememorar 6 fatos históricos que farão aniversário neste ano. Ficou curioso? Então, acompanhe a seguir!
1. 80 anos do fim da batalha de Stalingrado
O grande centro da 2ª Guerra Mundial foi sem dúvidas a batalha de Stalingrado. A batalha em questão foi um conflito armado entre o exército da Alemanha Nazista, liderado por Adolf Hitler, e o exército soviético, na época, sob a liderança de Joseph Stalin.
O confronto visava a cidade de Stalingrado, uma região industrial de grande importância para a União Soviética. Neste conflito, a alta baixa do exército nazista e a perda substancial de equipamentos fizeram com que os alemães se rendessem.
Anúncios
2. 130 anos da obra O Grito, de Munch
Seguindo a nossa lista de fatos históricos que fazem aniversário em 2023, vamos falar agora de arte. Você já deve ter visto a obra O Grito, de Edvard Munch em algum livro de História da Arte. A obra foi criada em 1893, sendo considerada uma das maiores obras do movimento expressionista.
No quadro, sobre a ambiência alaranjada e azulada, uma pessoa está com as mãos rentes ao rosto, enquanto sua boca está aberta em uma expressão de um grito de sofrimento e espanto.
Munch foi um pintor norueguês de muito peso para o movimento modernista, trazendo obras em que o mundo interior possui grande presença e impacto.
Neste ano, comemoramos os 130 anos de O Grito, lembrando que Munch criou quatro versões do quadro. Das quais, três se encontram em museus enquanto uma delas está nas mãos de um empresário que a adquiriu por US$ 119 milhões.
3. 50 anos da morte de Picasso
Poeta espanhol, Pablo Ruiz Picasso foi um ícone da arte moderna, sendo um dos maiores artistas do século XX. Suas experimentações geométricas o levaram a estar à frente de uma vanguarda européia essencial para a história da arte, o cubismo.
Dessa forma, conhecido mundialmente por obras como Les Demoiselles d’Avignon, Guernica e Dora Maar au Chat, o artista brincava com as formas e com as cores mais sóbrias em suas produções. Este ano, fará 50 anos que o pintor faleceu.
4. 240 anos do fim da Guerra da Independência dos Estados Unidos
Em termos simples, a Guerra da Independência dos Estados Unidos foi um confronto entre as Treze Colônias na América do Norte e o Reino da Grã-Bretanha, com uma duração bastante longa, uma vez que se alastrou de 1775 a 1783.
O descontentamento das coroas britânicas com a metrópole se deveu à acentuação de divergências políticas e filosóficas, que culminaram na corrida para a Independência dos Estados Unidos.
A guerra só chegou ao fim após o Tratado de Paris, um acordo feito entre os EUA e a Grã Bretanha, reconhecendo oficialmente a independência dos Estados Unidos. Neste ano, o evento faz 240 anos.
5. 130 anos da Revolução Federalista
Conhecida por um conflito civil, instaurado na Região Sul do Brasil de 1893 a 1895, a Revolução Federalista foi um grande marco para a história do Brasil. O conflito se deu devido a insatisfação política dos Federalistas em decorrência da descentralização do poder republicano feita por Júlio de Castilhos, o presidente do Rio Grande do Sul.
Nada pacífico, considerando os conflitos sangrentos, o confronto acabou em uma luta armada, cuja vitória foi dos aliados de Castilhos.
6. 300 anos do nascimento de Adam Smith
Pai do liberalismo, Adam Smith nasceu em 5 de julho de 1723, e neste ano comemoraremos o tricentenário de seu nascimento. Filósofo iluminista, grande parte do pensamento de Adam Smith foi influenciado por David Hume, famoso pelo empirismo radical.
De acordo com Hume, a sobrevivência era o principal fator para que os seres humanos agissem de forma moral. Dessa forma, o pensamento autocentrado (impulso egoísta) poderia fazer com que os demais se beneficiassem da ação.
Adam Smith também foi um grande expoente da economia liberal, responsável por cunhar o termo ‘mão invisível’, que em suma, visa explicar como a busca pelo interesse individual por ser benéfica a todos em uma economia competitiva.
Curtiu conhecer esses 6 fatos históricos que fazem aniversário em 2023? Então, compartilhe com seus amigos nas redes para que possam relembrar destas datas tão importantes. E por falar em datas importantes, que tal saber mais sobre o Dia Nacional do Café? Acompanhe já!