Apple irá adotar o USB-C como conector padrão

Encurralada pela UE, Apple irá adotar o USB-C para o carregamento de iPhones

Com iPhones que só conhecem o Lightning, a empresa norte-americana é obrigada a introduzir o USB-C em sua produção.

Anúncios

Apple irá adotar o USB-C
Fonte: Apple

Já pensou em carregar o seu iPhone com o cabo do carregador de um smartphone Android? Um sonho? Não mais! Após a decisão da UE, a Apple irá adotar o USB-C para o carregamento de seus iPhones.

Obviamente que isso pode impactar diretamente na receita da empresa, mas a notícia está sendo bem acolhida pelo público, que já vê o Lightning como ultrapassado.

Além disso, os grandes fãs da Apple acreditam que a adoção do USB-C será um facilitador, uma vez que possibilitará o carregamento dos produtos Apple de onde estiverem. Fora a praticidade em carregar todos os aparelhos eletrônicos com um único e mesmo cabo.

Afinal, por que a Apple não deixa de usar o Lightning em seus iPhones?

Para começar, devemos lembrar que o Lightning começou a ser utilizado em 2012 no Iphone 5 e veio a substituir o conector mais robusto. O ponto é que a Apple optou por essa mudança devido às reduções nas dimensões do iPhone.

Dessa forma, sem encontrar um cabo a altura, a empresa então criou o seu próprio cabo de carregamento, o Lightning. Contudo, dois anos depois, em 2014, o USB-C, um conector padrão, surgiu. Então, ou a Apple mudava o seu conector e adotava o novo ou continuava em seu padrão Lightning.

A verdade é que o Lightning não tem problemas de mal funcionamento, o seu grande problema está em ser mantido como o padrão da Apple até nos dias atuais. Aliás, este não é um carregador que consegue suportar grandes quantidades de energia, tendo um carregamento rápido. Isso porque tem apenas 20 watts de potência.

Anúncios

Estamos em um momento tecnológico em que o USB-C já é grande referência, além de possuir um alto nível de desempenho, considerando que transmite diversas mídias e ainda tem 100 watts de potência.

Dessa maneira, percebendo a insatisfação do seu público, a Apple então resolveu utilizar o USB-C em alguns dos seus dispositivos como iPads e Macbooks, exceto o iPhone. Mas, por quê?

Talvez a resposta mais sensata para isso é que o público não deixa de comprar um iPhone devido ao cabo de carregamento. As vantagens de se ter um iPhone são maiores do que a desvantagem de carregamento por Lightning.

Lembrando ainda que são diversos os acessórios que o público já comprou que possuem este cabo por padrão de carregamento. Então, se a empresa, repentinamente, adotasse o USB-C como padrão, estes dispositivos parariam de funcionar. Mas, pelo visto, esta mudança é inegável para a Apple, que ‘decidiu’ que irá adotar o USB-C em seus iPhones.

Apple irá adotar o USB-C: entenda o motivo!

Sem escolha, a Apple se viu encurralada, após a decisão da União Europeia de que o cabo USB-C deveria ser adotado como padrão até 2024.

Em outras palavras, a UE tomou a decisão de que o cabo de carregamento, que surgiu em 2014, demonstrando tamanha efetividade, deveria ser obrigatório para todas as fabricantes de dispositivos móveis do mundo, inclusive, a Apple.

Apple irá adotar o USB-C
Fonte: Apple

Outro ponto que contempla a decisão é que os dispositivos como smartphones, fones de ouvido e tablets não poderão ser comercializados sem o carregador. Decisão esta que impacta diretamente a Apple, que desde 13 de outubro de 2020, época do lançamento do iPhone 12, deixou de incluir o carregador na caixa do aparelho.

Dessa forma, sem alternativas e tendo que cumprir a decisão da União Europeia, a Apple decidiu que irá adotar o USB-C como componente de carregamento de seus iPhones. Aliás, o acessório já está sendo testado para compor as caixas das próximas linhas dos aparelhos.

Pontos positivos da decisão

Embora a Apple não esteja tão feliz, têm muitos fãs de iPhone comemorando. Afinal, com a padronização do carregador, agora será possível carregar o iPhone com carregadores de outros smartphones, câmeras, fones de ouvido etc. Afinal, é o mesmo cabo.

Aliás, não só iPhones, Kindles da Amazon, Headphones no geral e demais dispositivos da indústria eletrônica precisarão acatar o USB-C, pelo menos na Europa. Nesse sentido, o maior ponto positivo da decisão é a padronização.

Mas, além disso, podemos listar também a economia, considerando que o consumidor não precisará comprar o carregador por fora.

Muito embora, é extremamente possível que a Apple e demais empresas, que não oferecem o carregador na caixa do iPhone, elevem os preços dos aparelhos ao embutir o carregador na embalagem. Mas isso são cenas para os próximos capítulos.

Agora que sabe que a Apple irá adotar o USB-C, o que pensa da ação? Ademais, gostou desse conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais com os amigos e navegue pelo nosso post sobre como montar uma casa inteligente barata.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo