Descubra como funcionam as lâmpadas de LED

Como funcionam as lâmpadas de LED e por que são mais eficientes?

10x mais eficientes que as incandescentes, as lâmpadas de LED tendem a economizar 85% de energia.

Anúncios

como funcionam as lâmpadas de LED
Fonte: Freepik

Certamente você já foi ao supermercado e ficou confuso quanto a que lâmpada comprar. Halógena, fluorescente e LED, são tantas opções que fica até difícil escolher. Aliás, já se perguntou o que aconteceu com as falecidas lâmpadas incandescentes?

Após anos estando nas residências brasileiras, as lâmpadas incandescentes saíram de cena dando o protagonismo para as lâmpadas de LED. Mas, pouquíssimas pessoas sabem de fato como funcionam as lâmpadas de LED e o porquê de elas serem mais eficientes.

Hoje explicaremos tudo sobre esses tipos de lâmpadas e te mostraremos qual dos tipos é o mais econômico, sendo capaz de aliviar o seu bolso.

Por que as lâmpadas incandescentes foram proibidas?

Faz cerca de 6 anos que a venda das lâmpadas incandescentes foi proibida como uma forma de minimizar o consumo excessivo de energia elétrica. A proibição gradativa teve início em 2012, mas, foi a partir de 2017 que o uso das incandescentes começou a ser passível de multa.

No interior das lâmpadas incandescentes encontramos uma espécie de mola feita de tungstênio. Dessa maneira, quando a energia passa pela lâmpada, o metal aquece gerando o fenômeno da incandescência, responsável pela emissão de luz. Algo semelhante ocorre quando esquentamos um prego em altas temperaturas a ponto de ele ficar vermelho.

Dentro da lâmpada não existe ar, do contrário poderia pegar fogo em contato com as altas temperaturas do metal. Por isso, o que encontramos dentro das lâmpadas incandescentes é um gás chamado argônio.

Anúncios

A grande vantagem das lâmpadas incandescentes está no fato de que são baratas e possuem uma ótima qualidade de luz. Já a grande desvantagem, conforme já demos uma prévia acima, está no fato de esquentarem demais, podendo entrar em combustão, e no alto gasto de energia. Afinal, gastam muita energia para esquentar e pouca energia para emitir luz.

Durando menos e consumindo mais energia, as lâmpadas incandescentes já estão fora de vez do mercado. Assim, ninguém pode produzir, comercializar ou importar lâmpadas incandescentes entre 25W e 40W. Em casos de infração, o Inmetro está autorizado a aplicar uma multa de até R$ 1,5 milhão. Assim, a opção dos consumidores diante da proibição foi então utilizar-se das lâmpadas fluorescentes ou de LED.

E as lâmpadas halógenas e fluorescentes: como funcionam?

como funcionam as lâmpadas de LED
Fonte: Freepik

As lâmpadas halógenas são muito semelhantes às lâmpadas incandescentes, salvo pelo fato de que a mola de tungstênio é protegida por uma cápsula de vidro com um gás halógeno – brometo de hidrogênio. Esse gás é responsável por evitar que o tungstênio evapore ao atingir altas temperaturas, assim, o filamento não será desgastado e a luz é diminuída.

As vantagens e desvantagens da lâmpada halógenas são praticamente as mesmas que das incandescentes. Mas, enquanto a eficiência destas é classificada em D, a daquelas é em C.

Já as fluorescentes em formato espiralado são formadas por vapor de mercúrio e, quando a energia passa por esse vapor, a lâmpada emite luz. Grande parte da luz emitida é ultravioleta, mas o revestimento branco a reemite em luz visível em um processo chamado de fluorescência.

Lâmpadas fluorescentes são bastante econômicas e esquentam pouco, por isso sua eficiência energética é B. A grande desvantagem é que precisa de um descarte apropriado, uma vez que contém vapor de mercúrio em seu interior. Além disso, ainda é uma lâmpada bastante cara comparada às demais e de branco frio, nada aconchegante para ambientes de socialização.

Como funcionam as lâmpadas de LED e quais as vantagens?

Para entender como funcionam as lâmpadas de LED de antemão é preciso esclarecer que tais lâmpadas são formadas por uma substância à base de Gálio.

Assim, quando a energia passa por essa substância a luz é emitida. Vale dizer que o LED também é considerado um diodo, permitindo que a energia só passe por um único sentido, por isso seu nome – Light Emitting Diode.

Perceba que as lâmpadas de LED não possuem filamentos, logo não esquentam e, portanto, duram mais. Aliás, grande parte da energia que passa pela lâmpada é reemitida em luz, perdendo apenas 5% em calor. Então, as lâmpadas de LED são mais duráveis, mas também mais eficientes, uma vez que a classificação energética é A.

Outros benefícios das lâmpadas de LED podem ser vistos no descarte, uma vez que não possuem mercúrio no interior, são ecologicamente corretas. Além disso, possuem diferentes tipos de luz, desde a luz fria à luz quente. Isso se torna um grande diferencial para projetos luminotécnicos e casas inteligentes.

Estima-se que uma lâmpada fluorescente economiza 75% de energia, se a compararmos com uma lâmpada de incandescência. Já a de LED tende a economizar 85% de energia, por isso muitos consumidores optam pelas lâmpadas de LED, mesmo que seu valor seja maior.

Mas, como vimos, o valor de compra é convertido em economia se pensarmos que as lâmpadas de LED têm uma eficiência 10x maior que as incandescentes. Em outras palavras, uma lâmpada incandescente de 100w equivale a uma lâmpada de LED de 9w.

Aliás, as lâmpadas de LED tendem a durar 25 mil horas, enquanto as incandescentes 1.000 horas e as fluorescentes até 15 mil horas.

Diz a verdade, depois dessa você com certeza vai comprar as lâmpadas de LED com a consciência de que está fazendo uma boa escolha!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo