De olho no futuro: conheça 4 tecnologias que mudarão o planeta

Bem-vindo ao futuro: conheça 4 tecnologias que mudarão o planeta!

Trazendo mais saúde, segurança e praticidade, essas inovações tecnológicas prometem um futuro melhor.

Anúncios

tecnologias que mudarão o planeta
Fonte: Pixabay

Estamos acompanhando nos últimos anos o desenvolvimento de muitas tecnologias que mudarão o planeta de uma vez por todas. Aliás, mais do que facilitarem a nossa rotina, algumas delas, inclusive, podem salvar vidas.

Mas, o que será que o futuro tem a nos reservar? Carros voadores, órgãos impressos em impressoras 3D e robôs de segurança são as grandes apostas das empresas do setor tecnológico.

E não pense você que isso é papo de um futuro inalcançável. Essas inovações já estão sendo criadas hoje, ao menos os seus protótipos. Quer saber mais a respeito? Então confira a seguir 4 invenções tecnológicas que irão mudar a história da humanidade.

1.  Sangue artificial

Com a dificuldade de encontrar doadores de sangue voluntários, os hemocentros vêm enfrentando a escassez nos bancos de sangue. Desse modo, em 2019, um conjunto de cientistas japoneses conseguiram desenvolver ‘vesículas de hemoglobina’, que podem ajudar no transporte do oxigênio.

Embora os pesquisadores não tenham feito ainda uma transfusão em humanos, o teste em coelhos foi animador, visto que 6/10 sobreviveram. Aliás, esta taxa de sucesso é a mesma encontrada na transfusão humana.

Anúncios

Mas, atualmente, o brasileiro Luis Claudio de Souza, CEO da startup Virtech, criou uma espécie de sangue artificial conhecido como Oxybridge. A criação recebeu investimentos do Pentágono, uma vez que o choque hemorrágico é a principal causa de morte de militares.

Vale dizer que, embora o Oxybridge requeira alguns testes, em caso de eficácia, o sangue artificial pode salvar milhares de vidas.

2.  Carros voadores

Uma das tecnologias que mudarão o planeta certamente são os carros voadores. Os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLS) nasceram com o objetivo de facilitar a mobilidade urbana, transportando pessoas pelos grandes centros urbanos.

A ideia é que coexistiam no mesmo espaço com os aviões e, para que não haja colisões, os veículos devem transitar nos topos dos prédios. Assim, além de melhorarem o trânsito, o esperado é que as viagens nos carros voadores sejam acessíveis à população.

Atualmente, já temos algumas empresas à frente da construção dos eVTOLS. A Embraer é um grande exemplo disso, uma vez que já está trabalhando na fabricação de 40 carros voadores para a FlyBIS Mobilidade Urbana, uma startup de Caxias do Sul.

3.  Impressora 3D

tecnologias que mudarão o planeta
Fonte: Pixabay

As impressoras 3D estão fazendo um grande sucesso na internet já faz um tempo. Muitos youtubers famosos têm comprado o equipamento para imprimirem diversos artigos, desde objetos decorativos até utensílios domésticos.

Mas, você sabia que as impressoras 3D podem revolucionar a fabricação de próteses humanas? Isso mesmo, temos visto essas ferramentas atuarem na produção de próteses dentárias, de membros superiores e até de olhos, o que pode substituir as produções em acrílico.

Aliás, a ciência já está estudando formas de utilizar as impressoras 3D para impressão de órgãos na medida certa para os pacientes. Um grande avanço para área da saúde, não?!

Além de plásticos e metais, as impressoras 3D agora podem imprimir alimentos. As impressoras de comida, por exemplo, são de vários tipos e de múltiplas funções. Assim, enquanto algumas delas só moldam o alimento, outras podem imprimir e preparar a receita.

E não pense que estamos falando apenas de comida processada. Afinal, a empresa Nature Machines tem uma impressora chamada Foodini, cuja função é modelar alimentos frescos. Basta apenas que o usuário escolha a receita e insira os ingredientes para que a máquina possa imprimir o prato final.

4.  Animais robôs

A empresa estadunidense Boston Dynamicsficou muito conhecida no setor da robótica pela sua produção de robôs com alta destreza e mobilidade.

Ao longo dos anos, a empresa tem se aplicado na construção de animais robóticos com inteligência artificial. O mais famoso cão da Boston Dynamics é o Spot, que já foi colocado à venda por nada mais nada menos do que US$ 75.500.

Segundo a empresa, o Spot foi criado com o objetivo de auxiliar em demandas que exigem muita precisão. Assim, durante a pandemia, o robô estava presente na triagem de pacientes suspeitos de COVID-19 no Hospital de Boston.

Além disso, os cães-robô estão sendo desenvolvidos para ajudar na segurança de residências, sendo equipados com muitas câmeras. No mais, como os cães são personalizáveis, os donos logo poderão escolher algumas funções e configurações. Ao que sabemos será perfeitamente possível utilizar um cão da Dynamics como bichinho de estimação.

E aí, curtiu conhecer essas tecnologias que mudarão o planeta? Esperamos que tenha gostado desta publicação. Para mais conteúdos como esse fique por aqui, navegando pelas nossas publicações sobre tecnologia.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo