5 megatendências que vão mudar o mundo até 2030
A preocupação social e ambiental tem engendrado mudanças que podem construir um planeta mais sustentável.
Anúncios
Pensar em nosso futuro na próxima década não é tão desafiador quando consideramos que muitas tecnologias emergentes já estão impulsionando megatendências.
Ora, estamos caminhando para um mundo, cuja necessidade de produtos e serviços mais sustentáveis é evidente. Do contrário, não nos restará tanto tempo assim. Ao encontro dessa necessidade pungente, acompanhamos gerações mais engajadas com ações éticas e morais, que nos permitam um futuro mais digno.
Aliás, é justamente as questões sociais e ambientais em alta que estão nas bases das megatendências que você acompanhará a seguir. Segue a leitura!
1. Energias renováveis assumirão o lugar das fósseis
Os painéis solares são uma fonte de energia limpa e renovável e já podem ser encontrados sobre os telhados de muitas casas. Mas, o futuro dessas estruturas é ainda mais incrível.
Alguns pesquisadores já estão certos que a energia solar assumirá o lugar dos combustíveis fósseis. Com os avanços tecnológicos, estima-se que os painéis solares no futuro possam absorver ainda mais energia solar.
Mais que isso, há grandes esperanças que até 2030 as fontes de energia limpa, no geral, substituam as fósseis. Aliás, os biocombustíveis estão ganhando muito espaço nos últimos anos. Eles são propostas promissoras de substituição do diesel, gasolina e gás natural. Ambos combustíveis que possuem alto uso de carbono.
Anúncios
Entre esses biocombustíveis podemos citar o etanol, produto feito a partir da cana-de-açúcar e o biodiesel, o qual é resultante de óleos vegetais.
2. Veículos elétricos tomarão conta do Mercado
Segundo Elon Musk, 50% dos carros em 2030 serão movidos a eletricidade. E esta visão tem grandes chances de se tornar uma realidade.
Isso porque a Califórnia já está adotando medidas para proibir a venda de carros a combustão a partir de 2035 com o objetivo de combater as mudanças climáticas engendradas pelos combustíveis fósseis. Além dela, China, Reino Unido e Alemanha também fizeram da proibição uma meta de 2030.
Não podemos fechar os olhos para o fato de que as vendas de carros elétricos têm disparado nos últimos dois anos. Só em 2021, a comercialização de veículos movidos a eletricidade dobrou em comparação a 2020, alcançando a marca de 6,6 milhões.
3. O acesso à internet será global
A nossa próxima megatendência diz respeito a internet. Talvez você acredite que a população do mundo todo está hiperconectada. Mas, se disséssemos que somente 5 bilhões de pessoas possuem um acesso contínuo às redes, você ainda pensaria assim?
Isso quer dizer que aproximadamente 3 bilhões de pessoas não têm acesso à internet. E 96% desta quantia compreende habitantes de países subdesenvolvidos. Segue daí que a desigualdade na inclusão digital é um problema que precisa de mais atenção.
Por isso, gigantes da tecnologia como SpaceX e Google estão trabalhando em um projeto que levará internet a todos os habitantes da Terra com uma velocidade de um pouco mais de 1 megabit por segundo por volta de 2030.
4. A busca por uma vida mais saudável estará em alta
É comum encararmos a escolha por uma vida mais saudável como a entrada ao mundo fitness, mas a prospecção é que até 2030 esta seja uma realidade para muitos. Isso porque com o passar dos anos, as pessoas têm notado que um estado de saúde integral perpassa diversos âmbitos da vida como: boa alimentação, autocuidado físico e espiritual e prática regular de exercícios.
O ponto é saber como as empresas vão explorar esta busca por uma vida mais saudável e mais distante do sedentarismo e dos fast food.
5. Questões éticas e morais receberão atenção
Estamos vivendo em um momento em que a geração Y e Z são a maioria da população. E devemos lembrar que os membros desses grupos estão cada vez mais engajados com questões sociais.
O ponto é que essas duas gerações serão os jovens adultos e adultos do amanhã, não nos surpreendendo que até 2030 as pautas em alta serão: lutas raciais, questões de gênero e preocupações com sustentabilidade.
Todas essas temáticas impactam diretamente na decisão de compra desses consumidores, que estarão em busca de empresas mais responsáveis eticamente com o futuro de nosso planeta. Dessa forma, essa megatendência já prospecta que, na virada da década, a sociedade com um todo estará disposta a consumir produtos com menos agrotóxicos, sem crueldade animal e com baixa emissão de carbono.
Agora que você já está mais do que informado sobre as megatendências que vão chegar em peso até 2030, bora compartilhar este conteúdo? E para saber quais são as prospecções para os próximos anos, conheça as tecnologias que mudarão o nosso planeta.