Entenda a diferença entre a tensão elétrica de 127v e 220v

Por que 127v em alguns lugares e 220v em outros?

Quanto menor a corrente elétrica, maior a facilidade de transmissão de energia por longas distâncias sem grandes perdas.

Anúncios

tensão elétrica
Fonte: Freepik

Quando mudamos de casa ou compramos um eletrodoméstico é comum que fiquemos em dúvida sobre qual a tensão elétrica do ambiente e aquela suportada pelo bem adquirido. Afinal, no Brasil podemos encontrar dois tipos de escalas de tensão bastante comuns, a 127v e a 220v.

Essas escalas podem variar de estado para estado, o que pode gerar confusões. Isso porque nem sempre a diferença entre elas é tão clara para algumas pessoas.

Hoje vamos entender de perto o que de fato são essas tensões e quais são as vantagens de cada uma. Mas, para tanto, precisamos desvendar primeiro o que é corrente elétrica. Vejamos a seguir!

O que é corrente elétrica?

Para pensarmos em eletricidade, temos que voltar para as aulas de química e nos lembrarmos dos elétrons, as partículas com cargas negativas que giram em volta do núcleo dos átomos. Além disso, os elétrons têm capacidade de ‘pular’ de um átomo para outro. Dessa forma, se muitos elétrons passam de uma eletrosfera para outra de maneira organizada, temos uma corrente elétrica.

Agora pense neste fluxo de elétrons dentro de um fio, porque é justamente isso que acontece. A energia que o percorre nada mais é do que elétrons ‘saltando’ de um átomo para outro.

Anúncios

Os metais, por exemplo, possuem átomos mais soltos, o que permite este fluxo, por isso dizemos que eles são ótimos condutores elétricos. O plástico, por sua vez, é um mal condutor de elétrons, não possuindo tantas cargas livres.

Dito isso, agora fica fácil saber porque utilizamos fios para a condução de energia elétrica. O miolo dos fios, no geral, é feito de cobre, ótimo condutor elétrico. Já o exterior é feito de plástico, um isolante elétrico, o que possibilita que não entremos em contato com a corrente elétrica. A fita isolante, por sua vez, tem a mesma função que a capa de um fio.

Como acontece a corrente elétrica?

tensão elétrica
Fonte: Freepik

Talvez você deva estar se perguntando, o que faz os elétrons se movimentarem no fio e a resposta está na diferença de potencial elétrico.

Em outras palavras, quando temos diferença de potencial elétrico os elétrons tendem a se movimentar, a fluir, para compensar o desequilíbrio. Chamados de diferença de potencial a tensão elétrica, sendo esta medida em volts.

A corrente elétrica que encontramos na tomada é alternada, o que faz que a diferença de potencial se inverta de um lado para o outro. Nas residências, as alternações entre os pólos positivos e negativos acontecem cerca de 60x por segundo.

127v e 220v: entendendo as escalas

Um sistema em baixa tensão (BT) para comércios e residências se dá em apenas duas tensões: 127v e 220v. Mas, de onde surgiu a concepção de uma tensão de 110v?

Bem, alguns países usam o 110v até hoje e, antigamente, o Brasil também adotava essa escala de tensão. No entanto, as concessionárias decidiram adotar o 127v a fim de padronização. Entendido até aqui, talvez você se pergunte, por que então 220v e não 254v?

O que acontece é que a escala de tensão de 220v é nada mais nada menos do que uma associação entre 2 fases de 127v da distribuição trifásica. Basicamente, teríamos o seguinte cálculo:

127 x √3 = 219, 97

Ou seja, arredondando o nosso resultado teríamos 220v. Vale dizer que a escala de tensão pode variar de região para região e até de estado para estado. Dessa maneira, no Sul, Centro-oeste e no Nordeste é muito comum o 220v enquanto no Norte e no Sudeste é comum o 127v.

Benefícios e diferenças das escalas de tensão

Quanto maior for a tensão elétrica mais fácil de transmitir a energia por longas distâncias sem muitas perdas. Desse modo, quanto mais alta a tensão, mais fino o fio a ser utilizado, uma vez que a corrente é menor.

Então vamos lá, no carro encontramos uma tensão de 12v, por isso, o fio do motor de arranque é grosso. Agora, se pensamos em uma escala de 220v podemos utilizar fios mais finos e economizar no material, porque a quantidade de elétrons passando simultaneamente pelo fio passará em uma velocidade maior.

Mas, não podemos dizer que a escala de tensão 220v traz um consumo de energia maior do que a de 127v. Afinal, esse tipo de economia depende da potência. Já a tensão de 127v, embora traga um maior gasto com condutores, traz mais segurança devido a limitação da seção de cabo.

Curtiu esta publicação? Então, não deixe de navegar pelo nosso site para curtir mais conteúdos como esse. A propósito, já conferiu o nosso post sobre como montar uma casa inteligente sem gastar muito?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo