Filmes mais odiados pela crítica, mas amados pelo público
Roteiro fraco, diálogos simples e personagens estereotipados são alguns dos motivos que levam um filme a ser odiado pela crítica especializada.
Anúncios
Os críticos de cinema podem ter várias razões para não gostar de um filme. Suas opiniões podem ser influenciadas por fatores subjetivos e objetivos, bem como pela análise de elementos diversos da produção cinematográfica. Já os espectadores, nem sempre concordam com os críticos e lotam cinemas para apreciarem a magia da sétima arte. Abaixo, está a seleção que montamos de filmes mais odiados pela crítica. Você gosta de algum deles?
1. Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003)
Embora Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra tenha sido um grande sucesso de bilheteria e tenha conquistado uma base de fãs leal, ele também recebeu uma mistura de críticas positivas e negativas por parte dos críticos de cinema.
Alguns dos motivos pelos quais é um dos filmes mais odiados pela crítica incluem simplificação do gênero ação com personagens estereotipados, foco excessivo em efeitos especiais e não desenvolvimento dos personagens e da trama.
Mas, apesar das críticas, o filme lançou uma das franquias mais icônicas do cinema. Aliás, é apreciado até hoje por sua narrativa envolvente e personagens memoráveis, como o protagonista Capitão Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp.
2. Crepúsculo (2008)
Já o filme Crepúsculo, baseado no romance homônimo de Stephenie Meyer, também recebeu uma mistura de críticas tanto positivas quanto negativas por parte dos críticos de cinema. Entretanto, virou febre entre o público adolescente.
Diálogos simplistas, atuações fracas dos protagonistas e romantismo exagerado são alguns dos fatores que colocaram Crepúsculo na lista de filmes mais odiados pela crítica. Aliás, o último filme da saga ganhou o prêmio de pior filme do Framboesa de Ouro.
Anúncios
A história mistura romance e elementos sobrenaturais enquanto os protagonistas lutam para proteger seu amor e enfrentar as consequências de suas escolhas. Independentemente do que pensam os críticos, Crepúsculo é uma das sagas que continua a fascinar fãs de todas as idades.
3. Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)
O filme Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado segue um grupo de jovens que compartilham um segredo sinistro. Após um acidente fatal, eles fazem um pacto sombrio para encobrir a verdade.
Apesar das críticas por aderir a elementos clichês do subgênero slasher, este filme conquistou o público com seu suspense envolvente e momentos de susto, cativando os espectadores que apreciam uma narrativa de mistério e intriga.
No entanto, diferentemente do grande público, a crítica especializada não comprou a ideia do diretor Jim Gillespie. Dessa maneira, o filme foi comparado com outras produções do mesmo gênero, como Pânico, e as caracterizações dos personagens foram taxadas de superficiais.
4. Velozes e Furiosos (2001)
Ainda que a crítica não tenha gostado, a franquia Velozes e Furiosos ganhou certa popularidade devido à emoção das corridas ilícitas. Além disso, o público foi atraído pela adrenalina das cenas de ação e pelos laços entre os protagonistas.
Em contrapartida, os pontos que fizeram esse filme entrar na lista dos filmes mais odiados são vários. A supervalorização da ação em detrimento da narrativa, os personagens estereotipados, os diálogos simplistas e a falta de realismo das cenas de ação são alguns exemplos.
Com cenas de ação eletrizantes e atores premiados, Velozes e Furiosos lançou uma das franquias mais duradouras e populares do cinema. Afinal, a franquia conta com 11 filmes lançados.
5. As Branquelas (2004)
Mesmo diante das críticas desfavoráveis, esta comédia protagonizada por Shawn Wayans e Marlon Wayans, conquistou uma base de fãs fiel. Assim, os momentos hilários do filme conquistaram o público e o transformou em um verdadeiro sucesso.
Por outro lado, um humor estereotipado e insensível, falta de originalidade e piadas previsíveis, roteiro e diálogos fracos fizeram com que As Branquelas entrassem para a lista de filmes mais odiados pela crítica especializada.
Tá na mão! Esses filmes demonstram como a avaliação dos críticos pode divergir da reação do público. É fato que as opiniões dos críticos podem trazer diferentes perspectivas sobre um filme, mas é importante lembrar que o gosto cinematográfico é subjetivo.
Você é o melhor juiz do que você gosta e do que deseja assistir. Por isso, considere uma variedade de fontes ao tomar sua decisão e lembre-se de que o mais importante é sua própria experiência e apreciação dos filmes.
Agora, se quer saber mais sobre produções que não deram tão certo, independentemente do gênero, aproveite essa lista que criamos dos piores filmes de terror dos últimos tempos.