IPVA 2024: confira o calendário de pagamento e como calcular

IPVA 2024: tudo o que você precisa saber sobre o imposto para começar o ano tranquilo

Já sabe quanto vai pagar de IPVA? Ainda não? Aprenda como calcular esse imposto importante.

Anúncios

IPVA 2024
Fonte: Freepik

As promessas e metas para o próximo ano já fazem parte da rotina de muitas pessoas. Mas sabemos que o começo do ano não é apenas festa. Com ele, vem também as obrigações (principalmente para quem tem casa ou carro) como IPTU e IPVA 2024.

E pensando nisso, trouxemos o calendário de pagamento, que já foi disponibilizado, para que você possa se organizar e não ficar com débitos com o Detran. Além disso, vamos ensinar uma forma de calcular o IPVA 2024. Então, vem com a gente!

Como funciona o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) consiste em uma taxa estadual que recai sobre a propriedade de veículos, sendo sua arrecadação destinada aos cofres dos estados e do Distrito Federal.

Sendo assim, seu cálculo é baseado no valor venal do veículo, determinado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com a alíquota variando geralmente de 1% a 4%, a depender do estado.

Dessa forma, este imposto é de pagamento anual, e os donos de veículos devem efetuá-lo dentro no estabelecido pelo estado, evitando assim multas e juros. Aliás, os recursos recolhidos são direcionados para diversas áreas, como saúde, educação etc.

Anúncios

Além disso, determinados estados disponibilizam isenções ou descontos em determinadas situações, como para veículos adaptados para pessoas com deficiência, carros antigos, entre outros, sujeitos às regras estabelecidas pela legislação estadual.

E não se esqueça que o pagamento do IPVA consiste em um requisito para obter o licenciamento do veículo, documento que garante a regularidade do automóvel perante as autoridades de trânsito. Por isso, a importância de estar atento aos prazos estabelecidos.

Como calcular o IPVA 2024?

O cálculo do IPVA envolve alguns passos. O primeiro é saber o valor venal do veículo. Ou seja, valor pelo qual o veículo seria negociado no mercado, em condições normais de oferta e procura. Valor estabelecido, geralmente, pela Fipe, divulgado anualmente.

Em seguida, é necessário saber qual o valor da alíquota em seu estado. Posto que cada estado tem uma alíquota diferente de IPVA. Esse valor, geralmente, varia entre 1% e 4%. Assim, a porcentagem é colocada sobre o valor venal do veículo.

Aí, então, temos o cálculo do imposto. Logo, o cálculo é feito multiplicando o valor venal pela porcentagem estabelecida. Para facilitar, você pode adicionar os valores na fórmula: ‘IPVA = valor venal x alíquota’.

Por exemplo, vamos supor que o valor venal do seu veículo, conforme a tabela da Fipe, seja de R$ 40.000,00. Além disso, considere uma alíquota de 3%, que é a taxa de IPVA estabelecida pelo seu estado.

Para o cálculo, é importante converter a porcentagem para que o resultado dê certo. Portanto, você terá que dividir a porcentagem por 100. No exemplo, colocamos uma alíquota de 3%. Dessa forma, 3 divido por 100 é igual a 0,03. Substituindo os valores na fórmula, ficaria:

IPVA = 40.000 x 0,03 = 1.200

Sendo assim, a quantia do IPVA que seria paga é de R$ 1.200,00. Mas lembre-se que essa é uma simulação e que os valores reais podem oscilar com base nas especificidades do seu estado.

Calendário de pagamento IPVA 2024

O calendário de pagamento do IPVA varia de um estado para outro, pois cada unidade federativa estabelece suas próprias datas. Sendo assim, verifique o site oficial do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado para obter as informações atualizadas sobre o calendário de pagamento do IPVA.

Geralmente, os calendários são divulgados no final do ano ou no início do ano seguinte, indicando a validade para o pagamento do imposto. Inclusive, ele pode ser parcelado ou ter taxa única, dependendo das regras estabelecidas pelo estado.

Como exemplo, veja o calendário de pagamento do IPVA 2024 expedido pelo Governo de São Paulo. Assim, você pode ter uma ideia de como funciona e se programar para quando seu estado soltar o calendário.

IPVA 2024
Fonte: Reprodução/Sefaz-SP

Já caminhões e caminhões-tratores seguem o calendário abaixo:

IPVA 2024
Fonte: Reprodução/Sefaz-SP

É isso! Para não ter dor de cabeça e poder aproveitar o ano com tranquilidade, não esqueça de fazer o pagamento do IPVA 2024. Caso fique dúvidas, entenda como funcionam os impostos no Brasil.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo