O que é algoritmo? Entenda como ele influencia tudo o que você vê online
Você nunca mais vai ver a sua navegação online da mesma forma depois de descobrir o que é algoritmo.
Anúncios

No mundo virtual, tudo acontece por “culpa” do famoso algoritmo. Atualmente, vivemos uma realidade cada vez mais conectada e online. De fato, dificilmente encontramos alguém que nunca usou um smartphone, um notebook, um computador, um tablet ou qualquer outro aparelho com conexão à internet. E, se você já usou, certamente também já viu os algoritmos em ação — mesmo que talvez não saiba, de fato, o que é algoritmo.
Aliás, eles exercem muitos propósitos: aparecem em textos, jogos, redes sociais e muito mais. E mesmo que a explicação pareça complexa, e a falta de visibilidade transmita a impressão de que não atuam, os algoritmos desempenham a peça-chave em quase todas as ações tecnológicas que realizamos. Por isso, para entender o que é algoritmo e como ele influencia sua navegação online, continue lendo!
O que é algoritmo e qual a sua função?
Um algoritmo representa, essencialmente, um conjunto organizado de instruções que seguem uma lógica específica e têm um fim determinado. Além disso, essas instruções indicam, de forma clara e ordenada, o que as pessoas devem fazer para alcançar um resultado ou solucionar um problema. Em termos simples, ele funciona como uma receita que orienta, passo a passo, quais ações tomar para completar uma tarefa.
Tendo isso em vista, você provavelmente está se perguntando agora: “Mas isso é quase a definição de uma receita para fazer bolo!” E nós respondemos: É isso aí mesmo — só que aplicada à tecnologia. Portanto, utilizando essa analogia, as diretrizes combinam-se a partir da ação desejada, e o “bolo” surge no final.
Como essa tecnologia funciona?
Os algoritmos são mais frequentemente aplicados na área da programação, isso porque descrevem, passo a passo, o que necessita ser realizado para que um programa opere as funções para as quais foi desenvolvido. Entre as formas de representação de um algoritmo, duas se destacam: pseudocódigo (também conhecido como português estruturado), fluxograma, diagrama de Chapin e descrição narrativa.
Comparando as duas, a mais usada é o pseudocódigo — que assume uma estrutura semelhante com as linguagens de programação — e o fluxograma, que usa formas geométricas para representar visualmente cada etapa do processo.
Anúncios
Já o Diagrama de Chapin, também chamado de Diagrama Nassi-Shneiderman ou Diagrama N-S, apresenta a solução por meio de quadros organizados de forma hierárquica e estruturada. No entanto, seu uso não é tão frequente, já que ele dificulta a representação de alguns procedimentos mais complexos.
Quais os benefícios do uso dos algoritmos?
De forma mais prática e visual, encontramos os algoritmos por trás dos programas, redes sociais e pesquisas que fazemos. Ou seja, eles assumem a responsabilidade por toda a tecnologia que utilizamos. Com isso em mente, destacamos algumas entre as inúmeras vantagens que os algoritmos trazem:
- Automação: atualmente, vivemos o auge da inteligência artificial, e isso ocorre graças aos algoritmos que sustentam essa tecnologia. Além disso, eles permitem automatizar e facilitar muitas tarefas do dia a dia, que antes levavam horas;
- Eficiência: quando desenvolvemos bem os algoritmos, eles analisam uma quantidade muito maior de dados com mais precisão do que uma mente humana faria manualmente. Como resultado, obtemos muito mais agilidade e produtividade;
- Tomada de decisões: em um cenário onde precisamos tomar decisões cada vez mais rápidas e assertivas, os algoritmos atuam como grandes aliados. Afinal, quando treinamos adequadamente esses sistemas, eles identificam padrões, antecipam possíveis problemas e escolhem a alternativa mais adequada para cada situação.
Quais os principais tipos de algoritmos?
Como vimos, os algoritmos estão presentes em inúmeros contextos e fazem parte do funcionamento essencial das tecnologias que utilizamos no dia a dia. Eles operam de forma invisível, porém extremamente estratégica. Mas será que você conseguiria apontar quais são os principais tipos de algoritmos e em quais áreas eles atuam? Então, confira abaixo!
- Algoritmo de busca: sabe aquela ação de buscar no Google a resposta para alguma pergunta que surgiu? Isso mesmo, ela envolve o algoritmo de busca, que entrega a melhor explicação para a questão que você levantou;
- Algoritmo de ordenação: agora, lembra de todas as vezes que você usou o filtro de ordenar e selecionou a reordenação para alfabética ou numérica? Pois então, esse processo só acontece porque o algoritmo realiza essa tarefa nos bastidores;
- Algoritmo de árvore: organiza os dados de forma hierárquica, semelhante a uma árvore com raiz, galhos e folhas. Ele realiza os processos de maneira binária, lidando com no máximo dois elementos por vez;
- Algoritmos de aprendizado de máquina: permitem que os computadores aprendam com os dados, identifiquem padrões e automatizem tarefas de forma inteligente, criando, assim, soluções eficazes para diversos problemas.
Então, chegamos ao fim do nosso conteúdo sobre o que é algoritmo. Esperamos que o termo tenha se tornado um pouco mais fácil de compreender agora. E, se você quiser continuar mergulhando no universo da tecnologia e nos seus significados, recomendamos a leitura do conteúdo sobre o que é bug.