Tecnologia e inovação: no que se diferem?

Tecnologia e inovação: definição básica e principal diferença

As mudanças tecnológicas podem resultar em inovações nas empresas ávidas por crescimento.

Anúncios

tecnologia e inovação
Fonte: Freepik

Sabemos que é muito fácil confundir tecnologia e inovação, sobretudo porque as maiores inovações de todos os tempos vieram ancoradas no desenvolvimento tecnológico.

Isso se deve ao fato de as mudanças tecnológicas serem capazes de provocar a sede de inovação para que as empresas não fiquem obsoletas e sejam ultrapassadas. Mas, devemos entender que ambos conceitos são muito diferentes e merecem melhores explicações.

Afinal, por mais que a tecnologia seja importante para inovar, nem só de alto teor tecnológico se faz uma inovação. Saiba mais a seguir!

Tecnologia e inovação: qual a diferença, afinal?

Podemos dizer que a tecnologia é uma ferramenta que possui tempo de duração. Isso porque a qualquer momento pode surgir uma nova ferramenta capaz de solucionar os problemas, cuja tecnologia em voga não era capaz.

A inovação, por sua vez, é um processo que possibilita a criação de valor de uma tecnologia. Por exemplo, quando caminhava pelos Alpes Suíços no ano de 1941, Georges de Mestral percebeu que as sementes da bardana se prendiam às suas roupas.

Daqui o engenheiro retirou a sua ideia para criar o velcro, que uma vez comercializado no Mercado passou a ser inovador. Mas, perceba que o velcro não possui uma tecnologia extremamente arrojada. Nesse sentido, Inovação e tecnologia andam juntas, mas inovação é bem mais do que alta tecnologia.

Anúncios

Inovação diz mais sobre um processo capaz de ser organizado e gerenciado, sendo então resultante de um trabalho sistemático.

Para continuarmos o nosso exemplo, na época da invenção do velcro, o objeto tinha pouca divulgação. Dessa maneira, só foi conquistar ascensão quando começou a ser utilizado pela NASA, em 1967, na missão Apollo 1 para fixar os dispositivos dos astronautas. O objeto então passou a ser uma marca inovadora comercializada mundo afora.

Descoberta, invenção e inovação

tecnologia e inovação
Fonte: Freepik

Átomos, planetas e países foram descobertos, mas será que a descoberta é sinônimo de inovação? A descoberta consiste em um processo científico e, portanto, precisa ser validado a nível social.

Por exemplo, quando um novo planeta é descoberto, a comunidade científica precisa estar de acordo que o corpo celeste é de fato um planeta. Por outro lado, uma invenção diz respeito a uma construção. Nesse caso, em 1879, Thomas Edison não descobriu a lâmpada incandescente, mas sim a inventou. Assim como Santos Dumont inventou o avião.

No geral, a invenção possui um planejamento e um protótipo, mas não se segue, naturalmente, que o inventor seja um inovador. Ora, Thomas Edison não criou uma fábrica de lâmpadas, mas patenteou a ideia ao apresentar o primeiro exemplar.

Assim, podemos perceber que a inovação está intimamente ligada ao Mercado. Dessa maneira, algo é tido como inovador quando se é comercializado no Mercado. Daí deriva-se um conceito socioeconômico.

Em linhas gerais, a inovação diz respeito a algo novo que é comercializado e busca a atração de consumidores. Quer um exemplo? O computador é um objeto inovador, lembrando que o primeiro exemplar foi criado pela IBM. Já a bicicleta, embora criada por Karl Von Drais em 1817, só conquistou a primeira fábrica de produção em larga escala em 1875, a Companhia Michaux. Por isso, podemos dizer que a bicicleta é inovadora.

Outro bom exemplo de inovação é o cheque-especial, uma linha de crédito inserida no mercado por um dos bancos mais tradicionais do Brasil, o Banco do Brasil. Em seguida, outros bancos concorrentes adotaram a solução de crédito.

Em termos simples, uma descoberta gera ganho epistêmico (conhecimento). Já a invenção, além de conhecimento, gera também um protótipo. E a invenção é um processo maior que gera: novo conhecimento, protótipo e comércio.

Por que uma empresa inova?

Se a inovação tem relação direta com o Mercado, quando uma empresa inova tende a se tornar mais competitiva em busca de estar sempre à frente dos seus concorrentes. Além disso, a inovação pode ser uma reação de uma marca ou empresa frente à inovação lançada por uma concorrente.

Desse modo, grandes empresas sempre pousam os olhos no Mercado em prol de perceber as suas oportunidades para então desenvolver um produto que possa solucionar a dor de um público e alavancar o seu crescimento.

Aliás, mudanças tecnológicas e no padrão de consumo, maior competitividade e mudanças na regulamentação do Mercado podem levar uma empresa à inovação. Seja com o objetivo de reduzir custos ou aumentar receitas.

É isso, esperamos que tenha entendido que, embora a tecnologia e inovação caminhem juntas, elas não significam a mesma coisa. Se curtiu esta publicação, compartilhe com os amigos e confira nossos outros posts aqui no site com a evolução dos computadores. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo