NASA prospecta que humanos viverão na Lua nesta década

NASA anuncia que humanos viverão na Lua nesta década

Embora atrasada, a Orion está retornando a Terra, dando espaço para missões futuras em que humanos pisarão na superfície lunar.

Anúncios

humanos viverão na Lua nesta década
Fonte: NASA

Uma das perguntas mais levantadas da história é: por que não voltamos à Lua? E depois de anos de espera por essa resposta, a NASA respondeu a essa pergunta com o lançamento de Artemis 1 ao satélite natural. O foguete de alta performance foi lançado ao espaço, como parte dos planos de que os humanos viverão na Lua nesta década.

Artemis 1 ficou incumbida de enviar a cápsula não tripulada Orion para que esta fizesse uma viagem ao redor da Lua.

Embora a missão tenha como alvo que os humanos voltem à Lua em 2025, as expectativas são mais altas. Afinal, a NASA ambiciona que humanos possam viver na superfície lunar, mesmo não estando tão evidente quanto tempo é possível ficar sobre ela.

Conheça melhor a missão Artemis

Em linhas gerais, o programa constitui-se de 3 passos. Primeiro, temos Artemis 1, em que a cápsula Orion foi enviada pelo foguete SLS. Tal foguete passou por uma série de testes antes de completar a sua grande missão.

Lembrando que a cápsula foi sem tripulação, ou seja, sem vida humana para dar voltas ao redor da lua. Dessa forma, a cápsula usou a gravidade lunar para ganhar mais velocidade em seu sobrevoo. Essa missão tende a durar cerca de 40 dias.

Embora não houvesse vida dentro da Orion, a cápsula levou a bordo 3 manequins e já está fazendo o seu retorno à Terra.

Anúncios

humanos viverão na Lua nesta década
Fonte: NASA

Artemis 2

O segundo passo é a Artemis 2, programada para ter humanos a bordo. O seu lançamento está previsto para 2024 e a espaçonave deverá completar uma trajetória de voo diferente.

A ideia é que o foguete SLS impulsione 4 pessoas até o módulo Orion, completando 5.500 milhas além da lua. Depois do sobrevoo lunar, os tripulantes retornarão à Terra e o prazo total da missão é de 8 a 10 dias. A ideia é entender melhor o funcionamento da missão Artemis e se é viável o envio de pessoas à superfície da Lua.

Artemis 3

Já o último passo da missão e, talvez, o mais ambicioso é o passo denominado de Artemis 3. Espera-se assim uma missão em que os tripulantes possam, enfim, pisar na lua. Aliás, essas pessoas serão as primeiras a colocarem os pés na lua desde o ano de 1972 quando ocorreu a missão Apollo 17.

Outro marco da missão Artemis 3 será levar até a lua a primeira mulher. Vale dizer que o esperado é que 4 astronautas estejam a bordo da missão e fiquem na Lua, por aproximadamente 30 dias.

Ao fim desse período, a NASA planeja enviar 2 astronautas ao polo sul da Lua, uma região inóspita, ao menos para os humanos.Nessa viagem é esperado que os profissionais recolham amostras para estudos por cerca de 1 semana.

Alguns problemas fora do script

Embora a missão esteja ocorrendo conforme os planos, algumas exceções quase colocaram Artemis abaixo. A NASA esperava um retorno à lua em 2024, mas, confirmaram o adiamento de Artemis 3 para 2025.

O coronavírus, a ausência de financiamento do congresso e o cancelamento do teste do foguete foram responsáveis pelo atraso da missão.

Contudo, a missão segue o seu caminho e a NASA mantém viva a esperança de que humanos viverão na Lua ainda nessa década, conforme enunciou Howard Hu, supervisor da Orion.

Próxima parada, Marte!

A NASA ainda espera que essa seja a primeira de muitas viagens. Ao ser completada, espera-se que essa missão deve dar abertura a novas missões com novos destinos, como por exemplo, chegar a Marte em 2030.

O grande desafio é o longo tempo para chegar ao planeta e o diminuto espaço que precisa ser compartilhado pelos tripulantes. Por isso, 6 pessoas serão convidadas a uma simulação de ida a Marte. Dessa forma,o experimento, que será realizado em Moscou, requer que os candidatos fiquem 8 meses em uma nave com pouco espaço.

Aliás, aqueles que quiserem se candidatar precisarão passar por diversos testes de avaliação física e psicológica, possuir entre 30 a 50 anos e ter fluência em inglês e russo. Além disso, espera-se que os candidatos tenham competências e habilidades técnicas.

Você se candidataria para ficar 8 meses em uma nave com pouco espaço ao lado de desconhecidos? A propósito, acredita que os humanos viverão na Lua ainda nesta década? Conte-nos nos comentários.

E se gostou deste post, já compartilhe com os amigos e familiares nas redes sociais. Assim, levamos conteúdos ricos em informação para mais pessoas. Aliás, você sabe quantos asteroides estão próximos da Terra?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo