Asteroide 2023DW: o corpo celeste que pode colidir com a Terra

Asteroide 2023DW é descoberto e tem chances de colidir com a Terra

Embora os impactos deste corpo celeste sejam a nível local, o objeto pode fazer um grande estrago em regiões populosas.

Anúncios

asteroide 2023DW
Fonte: Pixabay

E o ano de 2023 entrou com tudo, e já temos acompanhado o asteroide 2023DW a pouco descoberto pelo observatório de San Pedro com 50m de diâmetro. Embora as chances de colisão com a Terra sejam pequenas, elas ainda existem.

Aliás, caso esta colisão aconteça, o asteroide 2023DW será capaz de causar danos a nível local. Essas informações advêm da própria Agência Espacial Europeia (ESA) a partir do portal da NEOCC. No portal, conferimos atualizações do número de asteroides descobertos e as respectivas possibilidades de colisão.

Embora as poucas informações colhidas sobre o asteroide 2023DW, as chances de colisão e possíveis locais de impacto já foram traçados. Acompanhe a seguir para saber mais detalhes sobre este corpo celeste.

Qual a probabilidade do asteroide 2023DW colidir com a Terra?

Considerando a lista de riscos, o asteroide 2023DW possui uma probabilidade de 1 em 625 de entrar em colisão com a Terra no Valentine’s Day do ano de 2046. De fato, a probabilidade de colisão é muito baixa, no entanto, de acordo com alguns astrônomos, o corpo celeste pode ter alto risco, considerando a escassez de informações.

Aliás, um ponto que dificulta ainda mais angariar informações desse objeto é o fato de sua aproximação se dar pelo lado diurno. Dessa forma, não é possível observar o asteroide por telescópio, visto o ofuscamento da luz do sol. Neste caso, para colher informações, os astrônomos precisam se valer de radares para detecção do objeto.

Anúncios

Certamente, o asteroide 2023DW não é nem de longe um dos maiores asteroides com propensão de colidir com nosso planeta. Contudo, possuindo a dimensão de uma piscina olímpica – 50 metros de diâmetro – ele poderia fazer um estrago considerável.

Devemos lembrar que não é incomum a descoberta de asteroides. Todas as semanas temos notícias de novos corpos celestes. Além disso, vale ressaltar que a maior incidência destes objetos não é prerrogativa de nosso tempo. Mas, devemos sinalizar que agora temos equipamentos mais arrojados e tecnológicos capazes de detectá-los.

Quais os possíveis impactos do 2023DW?

Como dissemos anteriormente, não temos tantos dados tão precisos ainda sobre o asteroide 2023DW, logo, as estimativas de danos são apenas especulações. Atualmente, a NASA está estudando o mais novo asteroide, e já divulgou em seu Twitter que está rastreando a sua trajetória para, enfim, divulgar dados mais assertivos.

Mas, caso o asteroide 2023DW caia, não há chances de causar nenhum impacto a nível global. Isso porque não é uma forte ameaça ao planeta Terra. No entanto, a ameaça a nível local é iminente e não pode de forma alguma ser descartada.

Não podemos esquecer do meteoro que caiu sobre Chelyabinsk na Rússia, deixando mais de 1.000 pessoas feridas. E o estrago foi impressionante para um meteoro de apenas 20m de diâmetro. Por esta lógica, os impactos do asteroide 2023DW podem dobrar, considerando o incidente russo de 2013.

Locais de possível impacto traçados pelo astrônomo Piero Sicoli

Recentemente, um astrônomo italiano chamado Piero Sicoli traçou um mapa de locais de possível impacto a partir das informações que temos até então. Assim, Sicoli se baseou no tamanho, velocidade, trajetória e horário da aproximação do objeto para o seu cálculo.

Se a trajetória não for alterada e a colisão do 2023DW com a Terra se confirmar, os locais de impacto seriam entre a Ásia e Oceania, alastrando-se ainda para uma parte da América do Norte. Em outras palavras, em regiões muito bem povoadas, se considerarmos o sul da Índia, Nova Zelândia e EUA.

asteroide 2023DW
Fonte: Twitter/Piero Sicoli

Contudo, é importante dizer que as chances de colisão podem aumentar ou diminuir, de modo que a própria trajetória do objeto tem chances de mudar.

É claro que se o 2023DW apresentar um grande risco para a Terra, a NASA certamente moverá esforços para alterar a órbita do asteroide. Afinal, ferramentas não faltam! Exemplo disso, é a DART, uma espaçonave feita exatamente com esta finalidade.

A espaçonave em questão foi criada com o objetivo de colidir com objetos celestes e alterar suas rotas em caso de apresentação de risco ao planeta. Aliás, a ferramenta foi utilizada para alterar a rota do asteroide Dimorphos, o corpo celeste que faz parte de um sistema binário.

Curtiu conhecer mais sobre o asteroide 2023DW? Então já compartilhe nas redes sociais com os amigos que também amam o espaço. Além disso, para mais conteúdos como esse, não deixe de conferir a nossa publicação sobre os asteroides próximos da Terra que já foram catalogados. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo