Conheça os 5 maiores produtores agrícolas do mundo

Maiores produtores agrícolas do mundo e seus recursos tecnológicos

China, EUA, Brasil, Índia e Rússia sustentam a produção de alimentos mundial. Mas, no que cada país se destaca?

Anúncios

maiores produtores agrícolas do mundo
Fonte: Freepik

A agricultura talvez seja uma das atividades mais antigas do mundo e, na atualidade, praticamente todos os países se valem dela para garantir a alimentação de sua população. Contudo, alguns países produzem mais do que outros a ponto de receberem o título de maiores produtores agrícolas do mundo.

Desse modo, não é ousado dizer que a demanda mundial de alimentos acaba sendo suprida por poucos países que possuem climas favoráveis e solos férteis para cultivarem diversos produtos necessários ao mercado global. Por isso, neste post, iremos te apresentar os 5 países que são os líderes de produção agrícola. Segue a leitura!

5. Rússia

É surpreendente, mas o maior país do mundo é também um dos maiores produtores agrícolas do mundo. A Rússia tem metade de sua área de produção ocupada por lavouras de grãos, dentre as quais as lavouras de trigo são as principais.

Além disso, em solo russo é possível encontrar cevada, centeio, milho e aveia. Desse modo, 70% dos grãos consumidos internamente são produzidos pelo país.

Já no campo das exportações, a Rússia está cada vez mais conseguindo aumentar as exportações de petróleo. Desse modo, em 2022, estima-se que as exportações para a Índia aumentaram em 400%. Mas, não podemos esquecer que o país também importa muitos alimentos, a base de suas importações é feita de frutas e hortaliças.

Vale dizer que com tamanha dimensão é muito comum que as regiões agrícolas da Rússia sofram com falta de conectividade. Por isso, o país conta com Sistemas de Inteligência Artificial para Veículos Autônomos, os quais permitem que as máquinas operem mesmo que não possuam acesso à rede, detectando obstáculos e condições do relevo.

Anúncios

4. Índia

A agricultura na Índia é o sustento de inúmeras famílias, uma vez que o segundo país mais populoso do mundo concentra 58% de sua população trabalhadora no campo. O país é considerado o maior produtor mundial de leite e o segundo maior produtor de frutas, das quais destacamos goiaba, manga e banana.

Nem precisamos dizer que a Índia é uma grande produtora de temperos e especiarias como a pimenta e o gengibre, não é mesmo?

E a grande aposta tecnológica da Índia é a inteligência artificial, esta é muito utilizada na previsão de clima, safra e preço. Aliás, as ferramentas de IA são capazes de dar dados precisos sobre o solo e produtos agrícolas, fornecendo ao produtor um poder de escolha maior sobre qual cultura investir.

O país ainda se destaca na produção de carne bovina, e aqui temos um paradoxo cultural. Se a vaca é sagrada para os indianos, como o país pode ser o maior produtor e exportador de carne? A resposta está no fato de que a Índia também produz e consome a carne de búfalo, uma vez que o animal não faz parte da categoria de animais sagrados.

Aliás, de toda a quantidade de carne produzida em solo indiano, somente 5% têm origem bovina. Mas, vale lembrar que nos containers de importação entram muita carne de vaca clandestina.

3. Brasil

maiores produtores agrícolas do mundo
Fonte: Freepik

O Brasil também é considerado um dos maiores produtores do mundo. Desse modo, os principais produtos agrícolas produzidos aqui são: cana-de-açúcar, café, soja, laranja, milho e tabaco.

Só no ano de 2022, o Brasil embarcou 78 milhões de toneladas de soja e 43,528 milhões de toneladas de milho, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais. Aliás, o nosso país é responsável por metade do mercado mundial de soja.

Além disso, atualmente, o país é considerado o maior produtor de açúcar e café. Sem contar que as exportações de café em 2022 bateram a receita de US$ 9,233 bilhões.

Tamanha é a produção agrícola do Brasil que, de acordo com um estudo da Embrapa, o agronegócio brasileiro é responsável pela alimentação de 10% da população do mundo. Isso equivaleria a 800 milhões de pessoas, incluindo a população nacional.

Vale dizer que os produtores brasileiros também se utilizam de recursos digitais em suas safras. GPS agrícola, robótica e irrigação automatizada são alguns exemplos disso.

2. EUA

Os EUA são os maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo. O país é bastante conhecido no mercado mundial devido aos seus cinturões agrícolas de trigo, milho e algodão, os quais são encontrados nas Grandes Planícies.

Aliás, são considerados os maiores produtores de milho do mundo, além de terem grande destaque no cultivo de beterraba, café e banana. Além disso, também são os maiores produtores de aves, ocupando o segundo lugar no ranking de exportação mundial.

Em solo estadunidense, a grande tendência tecnológica diz respeito à integração de companhias de tecnologia e plataformas de distribuição de alimentos. Dessa forma, é possível uma gestão eficiente das cadeias de produção, uma vez que as empresas que fornecem insumos se comunicam com empresas que gerenciam o fluxo de dados dos consumidores.

Aqui, também é possível notar uma forte aposta da inteligência artificial, o que leva a mais autonomia das operações agrícolas.

1.  China

Para surpresa de muitos, a China é o maior produtor agrícola do mundo. E o seu título se justifica porque o país lidera a produção de vários tipos de grãos. Também é considerada a maior produtora de arroz e tem papel de destaque na produção de leguminosas, leite e milho.

O país ainda possui um dos maiores rebanhos suínos da Terra, além de ser o terceiro maior produtor de frango. Além disso, a China também recebe o título de maior produtora de frutas do mundo, o destaque vai para as melancias e os melões.

E para sustentar essa produção grandiosa, a região chinesa conta com diversas tecnologias, como os drones com pulverizadores inteligentes, que permitem a aplicação de defensivos de forma mais eficiente em grandes áreas agrícolas. Mas, com o foco apenas naquelas que estão de fato afetadas, o que faz com que os produtores economizem em insumos.

No mais, podemos dizer que, nos últimos anos, há uma corrida do governo chinês em investimentos para autossuficiência agropecuária do país. Aliás, sendo a maior consumidora de carne suína, a meta é uma autossuficiência de 95% dessa proteína.

Agora que já conhece os maiores produtores agrícolas do mundo, que tal compartilhar este conteúdo com os seus amigos nas redes? Até breve!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo