Ter amigos brasileiros no exterior atrapalha aprender inglês?

Ter amigos brasileiros no exterior é um problema na hora de aprender inglês?

Estar com amigos de mesma nacionalidade pode te trazer uma sensação de pertencimento, mas como fica o seu aprendizado de inglês?

Anúncios

ter amigos brasileiros no exterior
Fonte: Freepik

Quer ir para o exterior aprender inglês e acabou recebendo o conselho de não andar com brasileiros, do contrário passará a viagem inteira falando em português? O ponto é: será que não ter amigos brasileiros no exterior é de fato um bom conselho a se seguir?

A verdade é que andar rodeado de amigos da mesma nacionalidade tem lá suas vantagens e desvantagens, que nem sempre dizem respeito somente ao aprendizado de um idioma. Vejamos a seguir quais são elas!

Quais as vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior?

Ficar grande parte do seu tempo com amigos brasileiros, seja durante uma viagem de intercâmbio ou após residir permanentemente em um país, pode ser uma grande desvantagem ao seu aprendizado de inglês.

Antes de qualquer crítica, entendemos o impulso de quem vai para fora de estar com brasileiros. Mesmo porque estar com iguais pode trazer uma sensação de pertencimento, sobretudo em um primeiro momento onde nos sentimos deslocados com a mudança de país.

Além disso, o português, por ser nossa língua materna, é bastante familiar e pode nos trazer uma sensação de aconchego, reiterando o sentimento de pertencimento. Como disse uma vez Mandela: “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”.

E não precisamos nem dizer que a cultura brasileira é bastante acolhedora. Dessa forma, ter amigos brasileiros no exterior pode te ajudar a matar a saudade do Brasil. Contudo, para além do sentimento familiar, quais as consequências de estar perto de brasileiros para o seu aprendizado de inglês?

Anúncios

Vantagens

A principal vantagem de ter amigos brasileiros no exterior pode ser vista na perda da timidez e insegurança na hora de ter as primeiras comunicações. Estar em um grupo que te faça se sentir confortável e que todos estejam na mesma situação que você pode te ajudar a perder o medo de se comunicar.

Bem sabemos que uma das principais inseguranças dos brasileiros que vão para fora é cometer erros na hora da comunicação. Agora, em meio a outros brasileiros em pé de igualdade, esse medo pode ser aos poucos arrefecido. E o receio vai então se transformando em confiança.

Desvantagens

Talvez a principal desvantagem em andar com amigos brasileiros seja aquela que já conhecemos: falar pouco o inglês. É comum que o grupo recorra ao que lhe é familiar: o português, considerando ser a língua materna.

E, assim, o aprendizado pode ser obstado. Isso porque bem sabemos que quanto menos português você falar, mais rápido aprenderá o idioma pretendido. Em outras palavras, deixar de falar português, pode ser uma forma de se deixar fazer imerso ainda mais no inglês.

É por isso que muitos que vão para fora preferem andar somente com estrangeiros, seja na host family, escola e até mesmo no trabalho. Dessa forma, imersos 24h no idioma são capazes de aprender de forma mais rápida.

Entre brasileiros e estrangeiros: o justo meio!

ter amigos brasileiros no exterior
Fonte: Freepik

Embora estar entre brasileiros quando você se predispõe a aprender um novo idioma fora do país possa dificultar ou atrasar o seu aprendizado, isso não quer dizer que você deve se inibir totalmente de estar na companhia de brasileiros.

O melhor é que sempre se lembre do motivo de ter se enveredado por terras estrangeiras e encontre o justo meio. E a melhor forma de fazer isso é trazendo estrangeiros para o seu grupo de amizades, assim vocês se ‘obrigam’ a falar em inglês, visto que uma comunicação em português pode ser excludente. E você não quer se passar por chato, não é mesmo?

Outra dica é ao frequentar bares, baladas e restaurantes buscar manter conversas com pessoas de diferentes nacionalidades, assim você se insere em mais contextos comunicacionais em que precisará gastar o seu inglês.

Por fim, não se esqueça de se expor a conteúdos em inglês. Leia livros e artigos e assista séries e filmes neste idioma para ter o maior contato possível e aprender tudo o que der e o quanto puder. Aliás, apps para aprender inglês, como o Duolingo, também são ótimos ferramentas para alavancar o seu inglês.

Agora que já sabe que ter amigos brasileiros no exterior não precisa ser um grande problema, compartilhe essa publicação com amigos que estão pensando em viajar para fora, seja para um intercâmbio ou para morar em outro país. E, para mais dicas como essas, continue navegando pelo nosso site. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo