Wi-Fi 7: entenda tudo sobre essa nova tecnologia

Velocidade além do comum: a era do Wi-Fi 7 está chegando

A nova conexão wireless é mais rápida e mais estável. Confira e surpreenda-se!

Anúncios

Wi-Fi 7
Fonte: Freepik

Tudo está na internet. Sim, isto é fato. Aliás, alimentamos a internet com dados e informações todos os dias. Entretanto, ela também é o trabalho de muita gente, as quais demandam uma internet rápida, muitas vezes. Sendo assim, chegou o Wi-Fi 7.

Agendado para estrear esse ano, ele chega com a promessa de revolucionar a forma como até então estávamos usando a internet. Entenda melhor com esse post que fizemos contando tudo sobre a nova rede sem fio.

O que é o Wi-Fi 7?

O Wi-Fi 7 é baseado no protocolo 802.11be. Embora ainda esteja em processo de desenvolvimento, o Wi-Fi 7 tem a promessa de aprimorar a velocidade de acesso, reduzir a latência e melhorar a capacidade de transmissão.

Dessa forma, essas melhorias têm o potencial de impulsionar diversas aplicações, incluindo streaming de vídeo em resolução 8K, experiências de jogos com realidade aumentada/virtual (AR/VR) e dispositivos da Internet das Coisas.

O Wi-Fi 7 é tão diferente das gerações anteriores?

Vale dizer que as conectividades sem fio anteriores eram o Wi-Fi 6 (802.11ax) e o Wi-Fi 6E (802.11ax). Sendo assim, vejamos o que esses dois e o Wi-Fi 7 (802.11be) possuem de diferenças.

O Wi-Fi 6 e o 6E possibilitam velocidades de acesso de até 9,6 Gb/s, sendo que o primeiro faz uso das frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. O Wi-Fi 6E, por outro lado, utiliza as três frequências: 2,4 GHz, 5GHZ e 6GHz. Em contraste, o Wi-Fi 7 promete alcançar velocidades impressionantes de 46 Gb/s.

Anúncios

O Wi-Fi 6 adota a modulação 1024QAM, enquanto os canais têm uma largura máxima de até 160 MHz. Já o Wi-Fi 7 emprega a modulação 4096QAM.

Além disso, a distinção entre o 6E e o 7, apesar de ambos usarem as três frequências, está na capacidade do Wi-Fi 7 de se comunicar com o roteador utilizando mais de uma frequência simultaneamente. Além de uma operação Multi-Link.

Logo, isso permite uma utilização mais eficiente do espectro disponível, resultando em maior capacidade de transferência e, consequentemente, em melhor desempenho nas redes sem fio.

Como vai funcionar?

O Wi-Fi 7 aproveita integralmente a frequência de 6 GHz para duplicar a largura de banda. Logo, a ampliação da largura do canal para 320 MHz facilita a realização de propagações concomitantes em velocidades máximas consideravelmente mais rápidas.

Dessa forma, para atender às exigências em constante crescimento no tráfego proveniente do aumento do número de dispositivos Wi-Fi, os pontos de acesso têm continuado a ampliar o número de antenas e aprimorar as capacidades de multiplexação espacial.

Nesse sentido, o Wi-Fi 7 eleva a quantia de fluxos espaciais de 8 para 16. Dessa maneira, a taxa de transmissão física teórica é duplicada. Com os 16 fluxos do Wi-Fi 7, cada dispositivo desfruta de largura de banda suficiente para operar sem intercorrências.

Como dito anteriormente, o Wi-Fi 7 incorpora uma modulação no formato 4096-QAM. Sendo assim, essa implementação possibilita que cada símbolo transporte 12 bits em vez de 10, resultando em taxas de transmissão teóricas mais elevadas do que utilizado no Wi-Fi 6.

Além disso, aumentar a taxa de transmissão proporciona uma eficiência de transmissão superior para os usuários, permitindo uma experiência aprimorada ao assistir vídeos em resolução 8K, jogar online sem travar ou realizar transmissões ao vivo.

Por meio da operação Multi-Link (MLO), o Wi-Fi 7 introduz a capacidade de dispositivos enviar e receber dados simultaneamente em distintas bandas e canais de frequência. Logo, essa abordagem visa elevar a taxa de transferência.

Assim como diminuir a latência e aprimorar a credibilidade, especialmente em relação a aplicativos emergentes como a realidade aumentada, jogos online, trabalho remoto e armazenamento em nuvem.

Usos do Wi-Fi 7

Por fim, o Wi-Fi 7, com suas melhorias significativas em velocidade, capacidade e eficiência, tem diversas aplicações promissoras. Destacam-se o streaming de alta resolução (como vídeos em 8K), jogos online avançados e até trabalho remoto eficiente.

Inclusive, as experiências em realidade aumentada, transferência rápida de dados para armazenamento em nuvem, conectividade IoT aprimorada e videoconferências de alta qualidade também são promessas da nova rede.

No mais, tal tecnologia não só atende às crescentes demandas de conectividade, mas também impulsiona uma variedade de aplicações avançadas e experiências aprimoradas para os usuários.

É isso! Ficou ansioso para testar essa nova conectividade? A revolução da internet sem fio chegou com tudo. E por falar em wi-fi, você conhece o Wi-Fi direct? Veja agora o que é, como funciona e como conectar.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo