Como usar o ChatGPT da OpenAI: guia completo para interagir com a IA
Aprenda a tirar dúvidas, criar textos e até mesmo gerar imagens com o guia de como usar o ChatGPT.
Anúncios

Você sabe como usar o ChatGPT, o chatbot da OpenAI? Ele foi um dos primeiros recursos de IA a se popularizar no Brasil em novembro de 2022. Desde então, o sistema passou por várias atualizações e ficou cada dia mais eficiente em suas entregas.
Com ele, você pode realizar uma infinidade de tarefas, que vão desde tirar dúvidas simples até gerar imagens e criar planejamentos mais complexos. Neste conteúdo, vamos compartilhar um guia completo a respeito de como usar o ChatGPT e explorar todos os recursos disponíveis.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um chatbot que utiliza inteligência artificial para interagir com as pessoas. Feito pela OpenAI no segundo semestre de 2022, o recurso oferece aos usuários soluções diversas para uma infinidade de assuntos.
Sua atuação é similar à de assistentes virtuais, como as conhecidas Siri e Alexa. Contudo, a principal diferença entre eles está na capacidade do algoritmo do ChatGPT de fornecer respostas mais elaboradas e exclusivamente em formato textual.
O algoritmo da ferramenta da OpenAI pode resolver problemas matemáticos, escrever histórias, esclarecer dúvidas sobre qualquer assunto, criar planejamentos de rotina, cardápios semanais e muito mais. O sistema aprimora-se por meio de aprendizado de máquina e tem acesso a um vasto conjunto de textos disponíveis na Internet. Ao reunir e organizar essas informações, o robô gera respostas coerentes.
Contudo, uma de suas limitações é a atualização. Nem sempre ele possui dados atualizados sobre eventos recentes. Portanto, ao questioná-lo sobre um evento ocorrido ontem, como, por exemplo, um jogo de futebol, a resposta talvez não seja verdadeira ou precisa o suficiente.
Anúncios
Como logar no ChatGPT?
Para acessar este recurso em português, primeiramente você precisa acessar o site oficial do ChatGPT e clicar em “login”, caso já tenha uma conta no site. Se for o seu primeiro acesso, então deve selecionar “Sign up” para criar seu usuário e senha.
O processo de criação é bem simples, você só precisa informar um e-mail e uma senha. Em seguida, o site enviará um e-mail para confirmar a sua conta. Após a verificação, você será transferido para a aba do ChatGPT. Também é possível usar uma conta do Gmail ou da Microsoft para fazer o cadastro.
Feito isso, o sistema mostrará diversas informações sobre o sistema e o uso da plataforma. Clique em “next” para continuar. Em seguida, a página inicial do ChatGPT aparecerá no seu computador. Para começar, basta clicar na barra inferior e digitar o que desejar. No seu primeiro acesso, talvez o robô fale em inglês, mas é só digitar “fale em português” para mudar o idioma.
O ChatGPT possui um aplicativo?
Sim, o ChatGPT possui aplicativo e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Para baixá-lo, basta acessar o Google Play ou a Apple Store, digitar “ChatGPT” e clicar para fazer o download. Com o aplicativo instalado, siga o passo a passo anterior.
Além disso, você também pode utilizar o recurso no celular sem precisar fazer o download. Para isso, acesse o site pelo navegador e selecione “Try ChatGPT”. Em seguida, faça o login ou crie uma conta para começar a usar o serviço.
Dicas de como usar o ChatGPT
Agora que você já aprendeu como usar o ChatGPT e conhece o básico da interação com ele, é interessante utilizar algumas estratégias para direcionar cada vez melhor os seus comandos e obter respostas precisas e dentro do esperado.
Vale lembrar também que, assim como o robô é alimentado com informações da internet para gerar respostas, ele também considera o que você diz. Sendo assim, interações também ficam armazenadas na sua conta e ajudam a melhorar sua interação ao longo do tempo.
Lembre-se de que, apesar de tudo, você está falando com uma máquina, o que dificulta qualquer interpretação além do que está escrito. Diferentemente de uma conversa com uma pessoa, que consegue entender muito mais do que apenas suas palavras — incluindo gestos, o contexto do que está pedindo e até detalhes que ela mesma conhece — o ChatGPT não consegue ir tão longe. Por isso, aqui vão algumas dicas para interagir:
Insights de como usar o ChatGPT:
Seja claro e detalhado. Evite ter uma visão excessivamente rebuscada do que espera. Seja direto na sua solicitação, mas, ao mesmo tempo, forneça as informações necessárias para que ele execute a tarefa da forma esperada. Dê exemplos, se for pertinente.
Busque direcionar as ações com verbos, por exemplo, “escreva”, “planeje”, “traduza”, “explique” ou “descreva”. Isso dá um caminho mais claro para o robô.
Além disso, seja persistente. Principalmente no começo da utilização, é normal ter algumas dificuldades com a ferramenta. Caso não obtenha o resultado desejado, não desista. Esclareça que não foi o que você pediu e peça para refazer. Se não gostar do que foi fornecido, também há a opção de gerar outra resposta; é só clicar nas duas setas abaixo da resposta.
E esse foi nosso conteúdo sobre como usar o ChatGPT. Espero que tenha ajudado! Quer conhecer outros recursos que podem facilitar a sua rotina? Então, confira o nosso conteúdo com cinco ferramentas de inteligência artificial para empresas! Até o próximo texto!