Como funciona o fogão por indução? Descubra já!

Diga adeus ao gás: descubra como funciona o fogão por indução!

Esqueça as chamas, com essa tecnologia o seu fogão funciona a partir de um campo eletromagnético.

Anúncios

como funciona o fogão por indução
Fonte: Freepik

Sem fogo, sem gás e com alta segurança, o fogão por indução é um eletrodoméstico muito utilizado em filmes americanos. No entanto, a tecnologia já chegou ao Brasil e está fazendo muito sucesso nas cozinhas brasileiras.

Ao utilizar o conceito de indução magnética, o fogão por indução dispensa o que para muitos de nós é indispensável para o cozimento dos alimentos – o fogo. Mas, como isso é possível? Isso é o que te responderemos a seguir!

Hoje, vamos entender melhor como funciona o fogão por indução, além de ficar cientes dos seus benefícios na cozinha. Se liga aí!

Como funciona a tecnologia do fogão por indução?

Na física temos um conceito chamado de indução magnética. Segundo este conceito, quando temos um campo magnético em oscilação, disposto ao lado de um condutor de eletricidade, uma corrente será induzida, gerando energia elétrica.

Assim, quando pensamos em um fogão por indução, devemos entender que este contém um campo eletromagnético. Desse modo, quando a panela é colocada em cima do eletrodoméstico para o preparo de uma refeição, ocorre a transferência de energia sem fio. Isso faz com que a panela esquente.

Anúncios

como funciona o fogão por indução
Fonte: Freepik

Em outras palavras, a variação energética do fogão produz energia elétrica que, ao passar pelo metal da panela, faz com que o utensílio esquente. A recomendação é de que a panela possua um fundo plano e seja constituída de material magnético.

A peça chave de um fogão por indução é a bobina espiralada, que tem como função variar o campo magnético. Basicamente, a bobina é uma espécie de eletroímã, o qual, para sofrer a variação, precisa apenas ter a sua polaridade invertida de forma contínua. Em um fogão por indução, isso pode ocorrer cerca de 20 mil vezes por segundo.

Desse modo, a parte eletrônica é a responsável por alternar então a polaridade da bobina e permitir o controle de tempo e potência. Além disso, temos o cooler que é responsável por ventilar os componentes eletrônicos, e os botões que integram a tela sensível ao toque.

Quais os benefícios de se ter um fogão por indução?

Agora que você já sabe como funciona um fogão por indução, já percebeu que a ideia por detrás dessa tecnologia é simplesmente fantástica, mas sobretudo tende a levar praticidade à cozinha.

Isso porque esse tipo de fogão ocupa menos espaço do que um fogão convencional e isso pode fazer toda diferença para quem precisa de espaço. O alongamento da bancada pode dar a sensação de uma cozinha maior. Sem contar o fato de que dispensa aquele cuidado de limpeza contínua debaixo do fogão.

Além disso, um grande benefício deste eletrodoméstico é que o cozimento do alimento é feito mais rápido do que em um fogão a gás. Aliás, no próprio painel é possível regular a temperatura em números, o que permite um controle melhor do preparo.

Programar também o preparo de um alimento é possível. Isso porque o fogão por indução conta com um timer, que te avisa quando o preparo chegou ao fim, desligando a boca até então em uso.

Alguns modelos contam ainda com uma função de manutenção do aquecimento do alimento. Essa pode ser uma boa opção para aqueles pratos feitos para um happy hour em que os convidados precisam ir até o fogão para se servirem.

O eletrodoméstico pode ser instalado em diferentes tipos de bancada. Granito, mármore, quartzo, quartzito, cimento queimado e porcelanato caem muito bem.

Funções de segurança

Devemos lembrar que para utilizar o fogão por indução é preciso de um tipo específico de panela. Então, esqueça as panelas de barro, cerâmica, vidro e de alumínio. Aliás, a tecnologia só funciona quando a panela estiver por cima do eletrodoméstico.

Outra medida de segurança é quanto ao derramamento de uma substância no fogão. Imagine que você está preparando uma refeição e ela começa a borbulhar ao ponto de cair sobre o aparelho. Prontamente, o eletrodoméstico começará a apitar para te informar do ocorrido, além de desligar.

Como o painel é touch screen, é possível travá-lo depois de programar as funções necessárias a um preparo. O que garante a lisura do processo, visto que este não será interrompido por algum toque descuidado.

Outro ponto importante é quanto à instalação. Embora o fogão por indução tenha muitos benefícios, o processo de instalação pode ser um pouco chatinho.

Afinal, não é plugado diretamente na tomada, é preciso ter um fio que sai do eletrodoméstico indo direto para um disjuntor específico. Em casos de sobrecarga, o fogão por indução desarma, garantindo mais segurança ao usuário.

Gostou desse conteúdo? Então que tal compartilhar como funciona o fogão por indução com seus amigos e familiares nas redes? E se está buscando como levar mais tecnologia ao seu lar, você precisa saber já como montar uma casa inteligente de forma econômica.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo