5 invenções feitas por mulheres que você desconhecia

Grandes inventoras: 5 invenções feitas por mulheres

De fraldas descartáveis à rede sem fio, muitas criações e descobertas se devem ao trabalho duro e talento de mulheres geniais.

Anúncios

invenções feitas por mulheres
Fonte: Google

A história humana é repleta de mulheres inventoras, cientistas, filósofas e historiadoras. O problema é que muitas delas são pouco conhecidas, afinal, por anos a prerrogativa do conhecimento científico ficou reduzida aos homens. Mas, isso não apaga o fato de existirem várias invenções feitas por mulheres que mudaram a humanidade.

O apagamento das mulheres na história da ciência muito se deve aos registros tardios de seus grandes feitos. Para termos uma noção, o primeiro registro data de 2.700 a.C quando já se falava há muito sobre as invenções e descobertas feitas por homens.

A data é um marco da vida de Merit-Ptah, uma médica egípcia, a qual se especula ter participado dos cuidados físicos do faraó. Vale dizer que era comum na antiguidade que mulheres assumissem o posto de cuidados medicinais. O mito grego de Agnodice não nos deixa mentir.

Pelos registros, Agnodice consiste na mulher mais antiga mencionada pelos gregos. A ateniense teria vivido no século IV a.C e teria utilizado roupas masculinas para estudar Medicina, embora este estudo fosse proibido por mulheres.

Agnodice tornou-se um ‘médico’ bastante procurado, até ser pega pelos seus colegas de profissão. Foi a mobilização das atenienses pela abssolção de Agnodice que fez com que a médica fosse inocentada, e as mulheres fossem elegíveis para aprender Medicina.

Mas, no decorrer da história, assim como Agnodice, muitas mulheres ocuparam áreas do conhecimento importantes, dando as suas devidas contribuições. Vejamos os feitos de algumas delas!

Anúncios

1.  Fraldas descartáveis

Não aguentando mais o trabalho pesado de lavar à mão fraldas de pano, Marion Donovan, uma arquiteta, decidiu transformar uma cortina de chuveiro em uma fralda impermeável. Aos poucos, Donovan adaptou a sua invenção até que a fralda construída se parecesse mais com o que temos hoje como fraldas descartáveis.

No entanto, a patente de sua invenção foi roubada por Victor Mills quando o empresário decidiu criar uma das maiores marcas de fraldas descartáveis – a Pampers. Por pouco Mills não leva os créditos pela invenção de Donovan.

2.  Aparelho de raio-x portátil

É bem provável que Marie Curie seja a física mais conhecida do século XX. A física polonesa foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel em 1903. Além disso, Curie foi a primeira pessoa a ganhar o Nobel de Química duas vezes.

Isso porque a física descobriu dois elementos que estão hoje em nossa tabela periódica, o Rádio (Ra) e o Polônio (PO). Ademais, Curie também desenvolveu os primeiros aparelhos de raio-x portáteis da história para uso em hospitais durante a 1ª Guerra Mundial.

3.  Limpador de para-brisa

invenções feitas por mulheres
Fonte: Google

Ao observar a dificuldade dos motoristas de bondes em limpar o para-brisa em dias chuvosos, uma vez que precisavam parar os carros ou ainda andar com as janelas abertas para facilitar a limpeza, Mary Anderson deu a sua contribuição para a história.

A empresária da construção civil criou um sistema mecânico que poderia ser acionado no interior dos veículos para limpar o para-brisa. Esta foi uma das invenções feitas por mulheres mais brilhantes da história, visto ser criada antes da produção em massa dos carros particulares.

4.  Vidro invisível

E o vento levou, de Victor Fleming, um sucesso de 1939, conquistou 10 premiações do Oscar e uma delas foi de melhor fotografia. Mas, o grande feito não seria possível, se o título não tivesse utilizado o ‘vidro invisível’ na lente de suas câmeras.

O ‘vidro invisível’ foi uma invenção de Katharine Burr Blodgett, uma física e química estadunidense que criou uma espécie de vidro finíssimo e com baixos graus de reflexão. Sua invenção foi tão importante que revolucionou objetos como projetores, submarinos, telescópios etc.

5.  Rede sem fio

Isso mesmo, a rede sem fio também é uma das invenções feitas por mulheres e que merece destaque. A invenção foi feita por Hedy Lamarr, uma atriz austríaca que criou uma conexão através de ondas de rádio para controlar mensagens durante a 2ª Guerra Mundial.

Lamarr utilizava a conexão para enviar torpedos aos aliados enquanto estes estavam em confronto com os nazistas. O interessante é que as mensagens eram codificadas para que os inimigos não tivessem acesso.

A sua invenção foi a base da construção da rede WI-FI e de uma tecnologia tão importante quanto, o GPS. E não precisamos nem dizer que a invenção de Hedy Lamarr foi um sucesso, afinal, não ficamos sem WI-FI de forma alguma nos dias de hoje.

Curtiu conhecer algumas invenções feitas por mulheres? Conte aqui quais delas você mais gostou! Se este post foi útil para você, então compartilhe nas redes com os amigos para que eles também acessem essas curiosidades. Aliás, já acessou o nosso post sobre tecnologia e inovação?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo