Conheça as 5 melhores cidades com menores impostos para empreender
A capital do Brasil foi apontada pela Endeavor como a cidade com as menores alíquotas de impostos.
Anúncios
Pessoas bem sucedidas não moram em cidades pequenas. E, se você mora em uma cidade assim e tem sede de sucesso, saiba que logo mais a sua cidade ficará muito pequena para você. Mas, antes de se mudar, é importante que você conheça as cidades com menores impostos para empreender.
Afinal, o Brasil consiste em um país com uma alta carga tributária, embora seja um país subdesenvolvido. Estima-se que 38% de toda a economia brasileira tenha como destino o pagamento de impostos.
Aliás, é importante dizer que os impostos, uma vez considerados tributos, podem ser de âmbito federal, estadual e municipal. Isso significa que estados e municípios possuem certa autonomia na hora de estabelecer suas alíquotas.
Desse modo, é fundamental que os novos empreendedores fiquem ligados na arrecadação dos impostos para entenderem qual a cidade com menor carga tributária. E é por isso que fizemos este post com os municípios com alíquotas de tributos atrativas, seguindo o relatório Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor. Veja a seguir!
5 cidades com menores impostos para empreender
Além de grande, a cidade de São Paulo é uma capital empreendedora. A Paulicéia Desvairada de Carlos de Andrade é com certeza uma ótima cidade para quem quer começar no universo do empreendedorismo.
Isso porque a cidade conta com recursos de sobra para quem quer empreender. Mas, infelizmente, também possui altas alíquotas. Afinal, seu ICMS atingiu a máxima de 16,5%. Então, se São Paulo conta com uma alta carga tributária, quem poderia liderar o ranking? O destaque para o levantamento da Endeavor está na capital de nosso país.
Anúncios
Brasília apresentou as menores taxas de impostos entre as cidades analisadas. Com ICM em 11, 83%, ISS em 3,82% e IPTU em 1%, a capital é um verdadeiro paraíso fiscal para empreendedores.
Além da capital federal, Florianópolis também aparece na lista como uma das cidades com menores impostos para empreender. A capital catarinense apresentou um ISS de 4,04%, uma alíquota de IPTU em 1,10% e 15,61% de ICMS.
Já ocupando a 3ª posição, temos Caxias do Sul com uma alíquota de 0,41% de IPTU, 4,55% de ISS e 14,36% de ICMS, embora a média de incentivos fiscais deixe a desejar com um número médio de 1,88.
Joinville desponta em 4º lugar como as respectivas alíquotas: 15,61% de ICMS, 1,67% de IPTU e 3,65% de ISS. Em 5º lugar encontramos Ribeirão Preto com uma das menores alíquotas de IPTU, sendo esta 0,60%. Enquanto isso, o ICMS e o ISS da cidade paulista ficam em 16,50% e 3,71%.
5 cidades com as maiores alíquotas de impostos
Mas, é claro que nem tudo são flores, assim como as cidades com menores impostos para empreender também temos as com maiores taxas de impostos. Pelo ranking, percebemos que quanto maiores os impostos menores ou incentivos fiscais nos municípios.
Surpreendentemente, Aracaju não é uma boa cidade para se empreender devido a alta carga tributária, a qual pode pesar no bolso dos empreendedores. A alíquota de ICMS do município é de 16,50% e, embora o IPTU seja de 1,70%, o ISS fica na faixa de 5,00%, assim como em João Pessoa, Maceió, Campo Grande e Natal.
A 2ª colocada, João Pessoa, apresentou ainda a mesma alíquota de ICMS que a capital sergipana, mas variou no IPTU, visto a taxa de 1,50% com um incentivo fiscal baixo em 0,58. Maceió, Campo Grande e Natal seguem abaixo de João Pessoa com 1,00% de alíquota do IPTU, mas com diferentes taxas de ICMS, respectivamente: 16,29%, 15,61% e 16,50%
Alguns critérios tributários importantes
Além do conhecimento das cargas tributárias, é necessário que os empreendedores também tomem ciência dos regimes de tributação. Afinal, os impostos no Brasil são complexos, sendo importante conhecê-los à risca para que as empresas estejam regularizadas com o fisco.
Aliás, existe também um subíndice de complexidade tributária, que considera as obrigações acessórias de todas as esferas e tempo necessário para que as empresas consigam as Certidões Negativas de Débitos.
As cidades mais bem colocadas nos critérios acima são: Joinville-SC, Teresina-PI, Cuiabá-MT, Belém-PA e Natal-RN. Já as piores da lista são: Maringá-PR, Rio de Janeiro- RJ, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS e Sorocaba-SP.
Quanto às obrigações acessórias municipais, estas são bem distintas e variam de município para município. Por exemplo, o livro do ISS, embora seja usado por 10 cidades, já foi extinto em 22, isso para aqueles empreendedores que fazem uso da emissão da nota fiscal eletrônica.
Curtiu este conteúdo? Então não perca tempo, compartilhe com seus amigos empreendedores para que também possam conhecer essas cidades com menores impostos para empreender. Até mais!