5 dicas de planejamento financeiro para Box de CrossFit

Gestão de academia: dicas de planejamento financeiro para Box de CrossFit

Definir métricas realistas é uma estratégia eficiente para mensurar os resultados de seu negócio.

Anúncios

planejamento financeiro para Box de CrossFit
Fonte: Freepik

Traçar um planejamento financeiro para seu Box de CrossFit é uma forma estratégica de assegurar a saúde de seu negócio. Afinal, sem uma boa gestão financeira, a sua academia corre o risco de entrar em endividamento ou pior: em inadimplência.

Sendo assim, planejar todos os gastos, receitas e investimentos é uma forma contundente de alcançar o sucesso. Aliás, você sabia que o planejamento financeiro também envolve uma efetiva gestão de pessoas? Mas, como fazer isso de forma consistente e racional? É isso que você descobrirá a seguir.

1.  Saiba precificar muito bem o seu serviço

Assim como em todo pequeno e grande negócio, quando se tem um Box de CrossFit a precificação é fundamental quando o assunto é lucro. O que muitas pessoas pecam na hora de precificar é achar que o custo do produto é o único fator de peso ao se estabelecer um preço.

Mas na verdade, existem diversas variáveis que precisam fazer parte do seu cálculo. Os impostos, contas fixas, salários dos funcionários, pró-labore, preço dos equipamentos e até o reinvestimento no seu Box devem estar na ponta do lápis.

A precificação do seu serviço também precisa acompanhar o preço de mercado. Por isso, fazer aquela pesquisa nos preços praticados pela concorrência é sempre bom.

Anúncios

2.  Planeje seus gastos, receitas e investimentos

Um bom planejamento financeiro para Box de CrossFit requer que você bem administre os alunos, as métricas, as receitas, os gastos, as despesas e os investimentos.

Por isso, é fundamental que você tenha uma planilha de saídas e entradas mensais. Desse modo, você pode anotar as entradas que advêm dos planos vendidos (sejam mensais, semestrais ou anuais) e matrículas, bem como anotar os gastos com: aluguel do espaço, conta de água, energia, salários dos professores etc.

Ter uma planilha em mãos é sempre uma boa forma de gerenciar tudo o que se ganha e tudo o que se gasta no negócio. Além disso, não se esqueça de alocar uma parte da receita para investimentos, seja em mais profissionais ou em equipamentos de alto desempenho.

3.  Estabeleça métricas

Uma boa gestão também perpassa o estabelecimento e análise de métricas. Afinal, pelas métricas, você pode mensurar os resultados do seu negócio. Defini-las talvez seja o seu maior desafio, mas não as traçar pode te trazer muitos prejuízos. Confira algumas métricas que podem te auxiliar:

  • Taxa de leads: consiste na quantidade de clientes em potencial que seu Box de CrossFit conseguiu;
  • Taxa de conversão: diz respeito ao número de leads que se tornaram alunos;
  • Custo de aquisição por cliente: o CAC está relacionado ao quanto de capital você precisa desembolsar para conquistar um novo aluno;
  • Taxa de retenção: consiste no custo para a manutenção dos alunos já matriculados. Muito importante para saber quantos alunos foram retidos;
  • Retorno sobre Investimento: também conhecido por ROI, está relacionado ao impacto dos investimentos em seu Box.

4.  Gerencie o seu capital humano

planejamento financeiro para Box de CrossFit
Fonte: Freepik

Boa parte das pessoas acredita que a gestão de pessoas em nada reflete na gestão financeira, o que é uma grande mentira. Pense no seguinte, quando se tem uma boa gestão do capital humano, as chances de reter os funcionários é muito grande. E funcionários satisfeitos são mais produtivos.

O que percebemos atualmente no mundo fitness, é que as academias trabalham com uma alta rotatividade de profissionais. Isso pode passar uma impressão para os alunos de que o negócio não é sólido e que não valoriza os seus colaboradores.

Por isso, investir em capital humano é sempre importante. Além disso, um processo de seleção e recrutamento que prima por profissionais com amplas habilidades e competências é uma forma de oferecer um diferencial para os alunos.

Em outras palavras, colaboradores altamente qualificados agregam valor ao serviço e, consequentemente, o aumento do preço pode ser justificado.

5.  Separe as finanças pessoais das empresariais

A nossa 5ª e última dica sobre planejamento financeiro para Box de CrossFit pode parecer óbvia, mas é onde muitos empreendedores erram. Se você não for capaz de separar as suas finanças pessoais das empresariais, com certeza o seu negócio estará fadado ao fracasso.

O seu lucro final do Box não pode ser transferido totalmente para a sua conta. Isso porque lucro não é sinônimo de salário. Lembre-se que: assim como uma casa, uma academia gera despesas que precisam ser arcadas.

Por isso, do seu lucro é preciso abater todos os gastos e investimentos, inclusive o seu pró-labore. Definir um salário mensal a si mesmo é uma forma de assegurar que as finanças empresariais e pessoais não se tornarão uma só.

Então, nada de sair passando o cartão da empresa para pagar suas contas pessoas. E a recíproca também é verdadeira, nada de pagar contas da empresa com seu cartão de crédito pessoal. A mistura das finanças a longo prazo pode ameaçar a saúde financeira de seu negócio. Fique atento!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo