5 curiosidades sobre os gatos que você irá amar conhecer
Animais de estimação bastante populares, os bichanos são dotados de habilidades únicas e até mesmo inusitadas.
Anúncios
Seres únicos e com comportamentos distintos, os gatos são capazes de nos surpreender diariamente. Isso porque são extremamente ágeis e dotados de um reflexo invejável. Aliás, são justamente suas habilidades impressionantes que nos permitem compilar algumas curiosidades sobre os gatos capazes de impressionar qualquer um.
Os bichanos são conhecidos por apresentarem diferentes personalidades e habilidades, que só quem é gaiteiro conhece. Afinal, é preciso passar um bom tempo com os felinos para compreender seus jeitos singulares de se expressarem. Conheça a seguir 5 fatos curiosos sobre estes felinos!
1. São intolerantes à lactose
Você já deve ter visto em vários desenhos animados gatinhos bebendo leite e achado a coisa mais linda do mundo. O clássico Tom e Jerry não nos deixa mentir. Contudo, na vida real, o leite não é um bom alimento para se dar aos bichanos.
Isso porque a maioria dos gatos tem intolerância à lactose. Durante o período de lactação os pequenos felinos produzem a enzima lactase – responsável pela digestão do carboidrato de lactose – em grande quantidade no leite das mães.
No entanto, conforme crescem, os gatos param de produzir a lactase em grande escala, de modo que seu organismo já não se apresenta tão preparado para o consumo de leite. Por isso, o esperado é que os felinos se tornem intolerantes à lactose progressivamente. Sendo assim, é bom restringir este alimento da dieta do seu gatinho para que ele não sofra com eventuais problemas gastrointestinais.
2. Não sentem o sabor doce
A língua humana tem cerca de 400 papilas fungiformes, nas quais encontramos até 5 botões gustativos responsáveis por detectar sabores e temperatura dos alimentos.
Anúncios
Já os gatos, possuem uma quantidade reduzida de papilas gustativas, o que implica na dificuldade de captação de algumas variedades de sabores, como é o caso do doce. Além disso, os bichanos não possuem uma das duas proteínas fundamentais para a assimilação das informações dos sabores doces.
3. Emitem mais de 100 sons distintos
Aí vai mais uma das curiosidades sobre gatos mais impressionantes. Se você é pai ou mãe de gato, já deve ter notado que eles emitem muitos sons ao longo do dia e cada um desses sons possui um significado distinto. Atualmente, acredita-se que os felinos emitem mais de 100 vocalizações.
Aliás, estes sons são utilizados para se comunicarem com os humanos, bem como com outros gatos. Mas, vale dizer que, embora sejam habilidosos comunicadores verbais, os gatos ainda se comunicam muito bem corporalmente, utilizando do corpo para expressarem as suas emoções.
Por exemplo, pelos eriçados, orelhas em pé e arqueadas para frente e cauda rígida são grandes indicativos de que o felino está pronto para atacar. A linguagem corporal ainda é a melhor forma encontrada pelos felinos para expressão de suas percepções de realidade.
4. Possuem mais ossos do que os humanos
Ao que sabemos, um gato adulto tem aproximadamente 230 ossos, concentrando assim em seus corpos 24 ossos a mais do que o esqueleto humano. Tal estrutura, juntamente com a musculatura, faz com que os felinos tenham uma grande flexibilidade.
Não é de se espantar que os bichanos possam atingir alturas de até 2,5 metros, com seus saltos, e são capazes de entrar em vãos inimagináveis para nós humanos.
Agora, você sabia que toda esta flexibilidade e elasticidade só é possível, porque os gatinhos não possuem clavícula? Ao invés desta ossatura, eles possuem uma cartilagem capaz de fazer o ligamento da musculatura. Já está mais do que explicado, portanto, o motivo deles caberem naquelas pequenas caixas de sapato.
5. Têm as impressões digitais no nariz
Além de cada gatinho possuir um perfil único, cada um também possui um design próprio na pontinha do nariz. Aliás, você já deve ter percebido que os focinhos dos gatos são gelados e, por vezes, úmidos. Isso se deve ao fato de ser pelo nariz que ocorre o controle térmico de todo o corpo do bichano.
A troca de calor se dá mediante algumas glândulas no nariz do felino, as quais exalam uma secreção para a retenção de calor e absorção de cheiros.
Agora, uma das curiosidades sobre os gatos é que as impressões digitais não estão nas patinhas, mas no nariz. Isso porque são justamente os desenhos únicos dos focinhos, que fazem cada gatinho ser singular. Desse modo, podemos dizer que estes desenhos no focinho são marcadores identitários. Inclusive, o reconhecimento de animais pelo nariz já é datado desde 1938, pelos estudos de Kennel Club.
Curtiu conhecer essas curiosidades sobre os gatos? Então, que tal compartilhar com aquele seu amigo gaiteiro, que não pode ver um gatinho na rua que já quer adotar? Até a próxima!