DeepSeek: saiba tudo sobre a nova IA chinesa

DeepSeek: a ferramenta que redefine a eficiência em IA e automação

Seja para pesquisa, automação ou análise de dados, essa ferramenta está mudando o jogo.

Anúncios

DeepSeek
Fonte: Freepik

Mais uma IA no mercado, mas essa promete ser diferente. A DeepSeek acaba de chegar para sacudir o mundo da inteligência artificial, trazendo uma metodologia única para análise de dados e automação. Diferente das outras, ela combina tecnologia avançada com uma usabilidade.

A DeepSeek não é só mais uma no meio da multidão: ela aprende rápido, se adapta às suas necessidades e entrega resultados que fazem a diferença. Seja para otimizar processos no trabalho ou para explorar dados de forma criativa, essa ferramenta veio para ficar. Confira!

O que é a DeepSeek?

A DeepSeek é uma inteligência artificial que chegou para competir diretamente com gigantes do setor. Criada na China, a IA se destaca pelo foco em eficiência e acessibilidade, oferecendo um modelo de linguagem avançado sem custo para os usuários.

Diferente de outros chatbots, DeepSeek traz mais transparência ao mostrar como constrói suas respostas. Com certeza, isso ajuda quem precisa entender melhor o processo e confiar nas informações fornecidas.

No dia a dia, essa característica pode ser útil para pesquisas, geração de conteúdo ou até tomada de decisões mais informadas. Outro ponto interessante é o desempenho otimizado para operar com menos recursos.

Enquanto algumas inteligências artificiais exigem estruturas complexas e caras, DeepSeek aposta em um modelo mais acessível e econômico. Isso pode facilitar sua adoção em empresas menores ou projetos que não contam com grandes investimentos em tecnologia.

Anúncios

Origem da IA

Tudo começou em 2016, quando Liang Wenfeng, um entusiasta de inteligência artificial, cofundou a High-Flyer. Sendo esta uma empresa focada em negociações financeiras, que usa modelos de aprendizado profundo. Assim, começaram a usar GPUs para melhorar suas operações.

Com o tempo, perceberam que a IA poderia ir além do mercado financeiro. Em 2023, Wenfeng decidiu dar um passo adiante e fundou a DeepSeek, com o objetivo de explorar novas aplicações para a inteligência artificial.

Assim, a empresa rapidamente ganhou destaque ao lançar um chatbot que rivaliza com o ChatGPT. Aliás a IA da China alcançou estes resultados com uma fração do investimento (US$ 6 milhões contra US$ 100 milhões do ChatGPT) e da capacidade de computação de seus concorrentes.

Nesse sentido, a DeepSeek lançou seu chatbot em janeiro de 2025, baseado no modelo DeepSeek-R1, disponível para iOS e Android. Em 27 de janeiro, a ferramenta de IA superou o ChatGPT como o aplicativo gratuito mais baixado nos Estados Unidos.

Consequentemente, diversas big techs tiveram queda no valor das ações, como a Nvidia, OpenAI e Meta. Dessa forma, o sucesso da DeepSeek contra rivais maiores e mais estabelecidos foi descrito como ‘uma reviravolta na IA’, inaugurando ‘uma nova era de confronto de IA’.

No entanto, a conformidade da IA com as políticas de censura do governo chinês e suas práticas de coleta de dados também levantaram preocupações. Principalmente, sobre privacidade e controle de informações no modelo, levando a um escrutínio regulatório em vários países.

Principais funcionalidades

A DeepSeek oferece funcionalidades que fazem a diferença no dia a dia. Uma delas é a análise de dados, ou seja, a ferramenta chinesa identifica padrões e tendências em segundos, como se fosse um especialista em números.

Outro ponto forte é a automação de tarefas repetitivas. Por exemplo, o chatbot chinês pode organizar planilhas, gerar relatórios ou até classificar e-mails, deixando você livre para focar no que realmente importa. E tudo isso de forma simples.

Além disso, a IA chinesa usa processamento de linguagem natural para entender textos e extrair informações relevantes. Isso é ótimo para quem lida com pesquisas, análises de feedback ou até mesmo para resumir documentos longos. Com a IA, você ganha tempo e precisão em cada tarefa.

Inclusive, a DeepSeek também aprende com o tempo, adaptando-se ao seu estilo de trabalho. Quanto mais você usa, mais personalizados e eficientes ficam os resultados. É como ter uma ferramenta que evolui junto com você.

Diferença entre DeepSeek e ChatGPT

Embora ambos sejam chatbots de inteligência artificial, eles possuem características distintas que podem influenciar sua escolha. O chatbot chinês, por exemplo, oferece seu modelo de linguagem mais avançado, o DeepThink-R1, gratuitamente, algo que o ChatGPT não disponibiliza.

Além disso, a DeepSeek compartilha a linha de raciocínio usada para responder a um prompt, proporcionando mais transparência ao usuário. Em termos de custo operacional, a IA chinesa se destaca por ser mais econômica, o que pode ser um fator decisivo para muitos usuários.

Por outro lado, o ChatGPT possui versatilidade e interface amigável, facilitando a interação para quem busca uma experiência mais intuitiva. Inclusive, o ChatGPT possui um vasto banco de dados de aprendizado. Enquanto isso, a DeepSeek foca na eficiência de custo e flexibilidade de sua arquitetura.

Limitações e desafios

Mesmo com tantas qualidades, DeepSeek ainda enfrenta algumas limitações. Uma delas é o aprimoramento do seu banco de dados, que pode não ser tão extenso quanto o de concorrentes mais antigos. Isso pode impactar respostas em assuntos muito específicos.

Outro desafio está na interpretação de certos comandos mais complexos. Embora a IA chinesa consiga gerar bons conteúdos, algumas vezes pode não entender completamente um pedido mais detalhado.

Além disso, a questão da privacidade sempre gera debates. Com tantas IAs coletando dados para melhorar seus modelos, é normal que usuários fiquem preocupados sobre o que está sendo armazenado. Contudo, a ferramenta segue evoluindo para garantir mais segurança.

No fim das contas, a ferramenta chegou para mudar o jogo e oferecer uma alternativa forte no mundo da IA. Se você ainda não testou, vale a pena dar uma chance. Ainda no mesmo assunto, veja alguns filmes e séries sobre inteligência artificial e surpreenda-se!

Bárbara Luísa

Graduada em Letras, possui experiência na redação de artigos para sites, com foco em SEO. Meu foco é proporcionar uma experiência agradável ao leitor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo