Tecnologia 6G: o padrão das redes móveis do futuro
A 6ª geração das redes móveis tende a ser lançada em 2030 e promete uma velocidade 13.000x maior do que a 4ª geração.
Anúncios
Se você não aguenta mais ser deixado na mão pelo 4G, saiba que o 5G já está chegando aí com promessas de uma internet mais rápida e eficiente. Mas, além dele, muito se tem falado sobre a tecnologia 6G que, ao que tudo indica, chegará ao mercado em 2030.
A ideia é que o 6G seja diferente de tudo o que temos até então no que diz respeito ao mundo da internet. Economia, velocidade e cobertura são palavras-chave para que possamos entender esta tecnologia que, nos dias de hoje, ainda engatinha, para amanhã correr.
Mas, não nos restam dúvidas de que a possibilidade de uma tecnologia como essa só poderia ser pensada se considerarmos que o 5G lhe deu base. Entendamos a seguir os grandes benefícios dessas duas redes de conexão móveis.
A era 5G chegou!
A produção de dados está aumentando nos últimos tempos e por isso modos mais eficientes de armazená-los e transmiti-los precisam ser criados. Afinal, nos dias de hoje, o 4G não dá conta da transmissão de todas as informações que precisamos.
Como temos visto nos últimos tempos, o 5G já está em vias de se tornar uma realidade aqui no Brasil. A tecnologia tem por uso frequências altas e menos congestionadas. Mas o grande desafio do estabelecimento eficiente dessa conexão está no alto investimento para a cobertura da rede.
Isso porque o 5G, infelizmente, está muito suscetível à degradação de sinal e bloqueio por grandes edifícios. Por isso, para a implementação efetiva dessa tecnologia, muitas torres precisarão ser criadas para que o sinal não seja obstruído. Aliás, as torres de telefonia tendem a se tornar cada vez mais comuns.
Anúncios
Embora os desafios, o 5G é fundamental para a nossa sociedade, uma vez que tornará possível diversas aplicações que não são suportadas pelo nosso velho 4G. Ora, se no 4G a velocidade máxima é de 50 megabits por segundo, quando o 5G estiver em pleno funcionamento, o esperado é de 1.000 megabits por segundo.
Benefícios do padrão da 5ª geração
Interligado à Internet das Coisas, o 5G pode tornar ainda mais eficiente a troca de dados entre os aparelhos de sua casa inteligente. Imagine a sua geladeira podendo se conectar automaticamente com o supermercado de sua preferência ou o mais próximo da sua casa.
Interações de realidade aumentada serão mais frequentes e os carros autônomos poderão se comunicar de forma mais fluida e rápida com seus servidores. E aproveitando que estamos falando em velocidade, com o 5G, poderemos observar a diminuição da latência, uma vez que o delay cairá para 1 milésimos de segundo contra 50 segundos do 4G.
Além disso, esqueça o congestionamento das redes em eventos, festas e estádios de futebol. O 5G tem como grande objetivo conectar multidões sem obstrução do sinal.
Tecnologia 6G no futuro: o que esperar?
Um grande passo para a tecnologia e inovação, embora o 5G nem tenha chegado aos seus dias de glória, muitas empresas já estão falando sobre a tecnologia 6G. Certamente, esta será uma evolução na internet sem precedentes.
Empresas como Samsung começaram a criar um protótipo que poderá ser comercializado no futuro, mais precisamente em 2030.
Na busca por mais avanços tecnológicos, em 2030, teremos a ascensão do TeraHertz, ou seja, velocidades próximas de 2 terabites por segundo. Sabe o que isso significa? Uma rede 10x mais rápida do que o 5G.
Para termos um exemplo claro da revolução que será a tecnologia 6G, basta que nos voltemos para a internet que temos em casa. No geral, o nosso Wi-Fi suporta cerca de 150 mbps, o que possibilita assistirmos à Netflix, usar o Instagram e WhatsApp e baixar alguns filmes e jogos.
Mas, quando os filmes aumentarem a resolução e os jogos se tornarem mais pesados, o 6G precisa estar em atividade. De acordo com a velocidade estimada da nova tecnologia, teremos uma velocidade de 13.000x a velocidade do nosso Wi-Fi em 2023.
Talvez seja este o momento em que os roteadores serão aposentados, uma vez que, com as redes móveis em altas velocidades, não precisaremos de redes domésticas com cabo ou fibra óptica. A meta mínima? Que com a tecnologia 6G não precisemos implorar por um sinal de rede para baixar as mensagens do WhatsApp.
Está animado com o futuro da tecnologia 6G? Então aproveite para contar para toda galera sobre essa novidade nas redes sociais, compartilhando este post. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e, se quiser ficar por dentro de mais publicações como essa, é só continuar a navegar por aqui.