4 tecnologias antigas que voltaram com força total
Embora obsoletos, estes artigos vintages sofreram uma repaginada, voltando agora para as prateleiras do mercado.
Anúncios
Nem sempre o passado sai de moda, de modo que, às vezes, o obsoleto volta de forma repaginada, trazendo uma memória saudosista. Assim, embora estejamos em constante desenvolvimento tecnológico, presenciamos muitas tecnologias antigas que voltaram.
O conceito pode ser o mesmo, mas as novas versões mostram que até mesmo os artigos vintages podem se adaptar a uma nova época. Com novos traços, novas cores, novos formatos, estes artigos tecnológicos estão reconquistando o seu antigo público, bem como uma legião de novos fãs.
Desse modo, no post de hoje, reunimos 4 tecnologias antigas que retornaram ao mercado com tudo. Acompanhe a leitura!
1. Tamagotchi
Se você é da década de 90, certamente conhece o Tamagotchi. Ele foi uma febre em 1996, ano de seu lançamento. O dispositivo pequeno abriga um pet virtual que precisa receber atenção, do contrário morre.
Dessa maneira, com diversas opções de animais, os donos dos pets virtuais precisam alimentar, dar banho, colocar para dormir e até levar o bichinho para fazer atividades físicas. Alguns modelos antigos contam com sinalizadores sonoros, que avisam quando o pet precisa que uma necessidade seja suprida. E o mais interessante é que despertam a qualquer hora do dia.
Atualmente, com cores vívidas, o Tamagotchi está de volta, readaptando-se à nossa época. A ideia original foi mantida: é preciso cuidar do bichinho virtual durante todas as fases de sua vida.
Anúncios
Mas, agora, é possível tirar fotos com o pet pela câmera embutida, e para alimentá-lo o dono pode cozinhar o alimento ou pedir um delivery. Além disso, é possível conectar o pet virtual com o pet do amigo, agendando encontros. No mais, o novo Tamagotchi já foi lançado nos EUA, sem previsão de chegada no Brasil.
2. Câmeras instantâneas
Sabe a antiga Polaroid? Pois bem, a câmera instantânea também é uma das tecnologias antigas que voltaram. Devemos lembrar que a companhia lançou o seu primeiro modelo – Polaroid Land Model 95 – em 1948, o que marcou uma época.
Isso porque pela primeira vez na história o público não precisaria esperar tanto para a revelação de uma foto. Afinal, após ser retirada, a câmera se encarregava de revelar instantaneamente a foto.
Embora tenha vivido períodos de ascensão no século XX, a Polaroid, aos poucos, foi perdendo expressividade. Isso porque, pouco a pouco, despontava no mercado formas mais baratas de revelação. Desse modo, em 2008, a companhia encerrou as suas atividades no meio da fotografia instantânea analógica.
Mas, atualmente, a tecnologia voltou com tudo, tanto entre aqueles que tiveram o privilégio de ter os primeiros exemplares da Polaroid quanto entre os mais novos, que a descobriram agora.
Mesmo com a fotografia digital em alta, a marca número um de câmeras fotográficas analógicas não abaixa a cabeça. Hoje, já podemos encontrar diferentes modelos de Polaroid para diferentes públicos. Mais portáteis, mais econômicas e mais baratas ou também mais caras e saudosistas, as câmeras da Polaroid têm apostado no conceito de fotografia lenta em resposta ao digital.
3. Disco de vinil
É claro que há muitas pessoas que nunca deixaram de colecionar discos de vinil, mas agora eles estão caindo no gosto de muitos jovens. Quem poderia imaginar que o artigo obsoleto se tornaria sucesso?
Em 2020, o levantamento da Associação Americana da Indústria de Gravação apontou um crescimento de 29,2% em vendas de vinil. Aqui no Brasil, os bolachões passaram a ser muito procurados durante a pandemia.
Atualmente, os discos de vinil são bastante comprados pela Geração Z. Esse interesse pode receber como explicação a vontade do público mais jovem de se reconectar com o passado e transformá-lo em novas tendências.
Além disso, a limpeza do disco, preparação da vitrola e posicionamento da agulha podem soar como um ritual, mais significativo e menos automático do que simplesmente dar play em uma faixa no Spotify.
4. Jogos retrô
Os jogos retrô também estão entre as tecnologias antigas que voltaram com tudo. Embora considerados ultrapassados, os games pixelados, em 8-bits e 16-bits começaram a ganhar mais espaço na contemporaneidade.
Contudo, embora os consoles que rodam esses games tenham saído de linha, muitas empresas aproveitaram a alta procura e lançaram emuladores. Estes podem ser baixados para rodar no celular, mas também em computadores.
Além disso, já encontramos no mercado dispositivos que rodam mais de 1.000 jogos retrô. E é aí que os fãs do Arcade, Nintendinho e Super Nintendo podem se divertir, mesmo sem os consoles originais.
Sem contar que já existem muitos games antigos que foram relançados para os consoles mais novos. Este é o caso de Donkey Kong Country, Street Fighter II e Mega Man. Então, dá sim para experimentar um clássico em um console atual.
Curtiu esta publicação? Então já sabe, compartilhe nas redes sociais com seus amigos e não deixe de acompanhar nossos demais artigos aqui no site sobre o universo da tecnologia.