Curiosidades da Europa: 4 fatos sobre países europeus que vão te surpreender!
Lei de Pureza, túmulos recheados de ouro e cobre e milhões de garrafas em uma única adega, tudo isso e muito mais a seguir!
Anúncios
Visitada todos os anos por turistas do mundo inteiro, a Europa concentra em seus domínios países incríveis, com culturas e costumes impressionantes. Não é de se espantar que possamos falar de algumas curiosidades da Europa.
Dessa forma, considerando os países que encerram fatos culturais ricos em história, no post de hoje, reunimos 4 fatos que certamente irão te surpreender. Acompanhe a seguir!
1. O paraíso da cerveja
Se você acha que a Alemanha é o país com a maior variedade de cervejas do mundo, você está certo. De fato, os alemães são muito bons de copo. Embora tenham sido os sumérios que descobriram o processo de fabricação, é na Alemanha que a cerveja passou a ser produzida com mais rigor por volta dos anos 800.
E pela Alemanha a cerveja é uma bebida muito popular, ainda mais se considerarmos que existem 1300 cervejarias em funcionamento e aproximadamente 6 mil marcas de cerveja. Lembrando ainda que a cerveja é a 3ª bebida mais consumida da Alemanha, atrás da água e do café.
Aliás, o país é também o único a possuir uma Lei de Pureza, que atesta a qualidade de suas cervejas. A Reinheitsgebot foi criada em 23 de abril de 1516 pelo Duque da Baviera – Guilherme IX. De acordo com a mesma, uma cerveja só pode ser considerada ‘bier’ quando produzida dos seguintes ingredientes: água, lúpulo e maltes de cevada.
A lei é tão importante para os alemães, que dificilmente encontramos ou cerveja alemã que não possua o selo de pureza estampado no rótulo.
Anúncios
2. Necrópole de Varna
Seguindo a nossa lista de curiosidades da Europa, em 1972, um operário chamado Raycho Marinov, que trabalhava em uma zona industrial da Bulgária, descobriu sem querer o santuário Necrópole de Varna. O surpreendente é que o também chamado cemitério de Varna, mostrou-se um dos sítios arqueológicos mais ricos do país, apresentando tesouros valiosos e inestimáveis.
A atividade de escavação da região seguiu a passos lentos. Para termos uma noção, em 2008, somente 30% do cemitério havia sido escavado. Atualmente, aproximadamente 294 tumbas foram descobertas, trazendo em seus interiores metais preciosos, como ouro, cobre e obsidiana.
O mais interessante é que os estudos ajudaram os arqueólogos a entenderem ainda mais sobre o passado de Varna. Por exemplo, os túmulos encontrados correspondiam à Idade do Cobre, por volta do ano 4.600 e 4.200 a.C.
Além disso, a conclusão dos estudiosos foi de que na sociedade em questão a crença da vida após a morte era muito forte, considerando que os pertencentes a elite eram enterrados ao redor de muito ouro.
3. Maior adega do mundo
Com 200 km de túneis subterrâneos, Milestii Mici diz respeito a maior adega do mundo, estando localizada na Moldávia. A grande adega conta com cerca de 2 milhões de garrafas em seus domínios, embora nem todos os seus túneis sejam ocupados. Na verdade, somente 55 km são de fato utilizados para armazenamento, maturação e preservação de vinhos.
E, claro, não é o acaso que faz com que Moldávia porte tamanha adega. Seu solo fértil de colinas baixas e o clima moderado do Mar Negro corroboram para cultivo e plantação de uvas, visando a produção de vinhos. Aliás, algumas garrafas de vinho recebem um selo de cera, conforme a tradição.
Considerando a grande extensão das adegas, as visitas se dão por meio de carros elétricos. E, se você for se aventurar por Milestti Mici, dê uma chance à comida local nos restaurantes dispostos na região.
4. Berço da Democracia
A Democracia foi um regime criado na Grécia Antiga, mais precisamente em Atenas por volta de 508 a.C. O regime surgiu como uma alternativa à Tirania – ‘o governo de um só’. Lembrando que demo em grego significa ‘povo’ e cracia ‘governo’, daí o termo: democracia, ‘o governo do povo’.
O nascimento da Democracia foi marcado pelas reformas de Clístenes, um cidadão ateniense que promulgou a participação política e direito ao voto dos cidadãos gregos nas assembléias regulares.
Vale dizer que diversos filósofos se debruçaram sobre os tipos de regimes de governo. Platão e Aristóteles são grandes exemplos disso, e suas reflexões políticas podem ser encontradas em obras como a República e a Política.
Curtiu conhecer essas 4 curiosidades da Europa? Então já sabe, compartilhe com seus amigos e familiares nas redes sociais. Além disso, se quiser conferir mais publicações como essa, fique com a gente. Em nosso site, você encontra curiosidades sobre assuntos diversos. A propósito, já conferiu essas 7 curiosidades sobre cartão de crédito? Até mais!