Conheça as 5 animações indicadas ao Oscar 2023
Entre as concorrentes, a produção da Netflix dirigida por Del Toro tem grandes chances de levar a premiação da categoria.
Anúncios
Finalmente, já temos a lista das animações indicadas ao Oscar 2023. Todas elas com narrativas de diferentes estilos e aventuras que podem agradar crianças e adultos.
Desse modo, na categoria ‘animação’ encontramos 5 produções que estão concorrendo a estatueta dourada. Muitas delas já estão disponíveis em plataformas de streamings, já outras, como o lançamento atrasado, vieram a estrear no Brasil só este ano.
Lembramos que o Oscar vai rolar no dia 12 de março em Los Angeles. Sendo assim, há muito tempo para maratonar toda essa lista e escolher os seus títulos favoritos. Sem mais delongas, acompanhe as 5 brilhantes animações indicadas ao Oscar!
1. Red: Crescer é Uma Fera
Para abrir a nossa lista de animações indicadas ao Oscar, temos uma animação da Pixar com uma narrativa bastante peculiar. Em Red crescer é uma fera, a protagonista de 13 anos vira um panda vermelho gigante todas as vezes que se emociona.
A história um tanto quanto maluca tem como objetivo celebrar a entrada na adolescência e todas as mudanças, sobretudo emocionais, que advém dessa fase.
Não precisamos nem dizer que o título pode ser bem interessante para pais que possuem filhos prestes a entrar nessa fase tão desafiadora. Dito isso, se quiser assistir a esta indicação ao Oscar, saiba que você pode encontrá-la no Disney Plus. Confira lá!
Anúncios
2. Gato de Botas 2: O Último Pedido
Embora o filme Gato de Botas 2 tenha sido uma das animações mais aguardadas em 2023 aqui no Brasil, o seu lançamento lá fora foi em 2022, o que fez com que esta divertida e emocionante animação fosse indicada ao Oscar de 2023.
Além de trazer uma narrativa muito engraçada, o filme retrata a morte de um jeito bastante reflexivo. Isso porque, na trama, o famoso Gato de Botas, após perder oito vidas, sai atrás do Último Desejo com o objetivo de recuperar as suas nove vidas.
O problema é que, para isso, terá que pedir ajuda de sua arquirrival, Kitty Pata Mansa, para sair em busca dessa empreitada.
Enquanto os cinemas brasileiros receberam a estreia de Gato de Botas 2 em 05 de janeiro, filme que mantém liderança de bilheteria nacional, lá fora o filme já se mostrou um dos mais cotados para levar o prêmio de melhor animação do ano.
3. Pinóquio
A pergunta que não quer calar é: será que, neste ano, a imponente Disney terá que passar a coroa para a Netflix? Perguntamos isso porque o brilhante Pinóquio, de Guillermo Del Toro, é o queridinho para levar o Oscar.
A narrativa clássica tem como um dos protagonistas Gepeto, um exímio marceneiro que, ao se sentir muito solitário devido a perda de seu filho, constrói um boneco de madeira. Atravessando a noite escura, uma fada então aparece e promete dar anima ao boneco.
Mas, não demora muito para que o menino Pinóquio fuja atrás de pertencimento na medida em que se percebe tão diferente dos demais.
Del Toro deu uma nova versão a este clássico que nunca sai de moda. Aqui, algumas premissas básicas ainda se mantêm, como por exemplo, o nariz que cresce a cada mentira contada.
No entanto, os traços sombrios do diretor fazem a animação stop-motion ser totalmente diferente da versão que já conhecemos. Isso porque um dos maiores ensinamentos do filme é a importância de saber lidar com o sentimento de perda.
Mas, talvez o que tenha levado Pinóquio, de Del Toro, a ser indicado ao Oscar está na rebeldia do diretor em negar o conceito de que Pinóquio deve ser transformado em um menino de carne e osso para ganhar amor.
A releitura nos mostra que talvez a moral da história esteja na importância de sabermos conviver e aceitar as diferenças como são, as nossas e as dos outros.
4. Marcel, a Concha de Sapatos
Talvez este seja o título menos conhecido de nossa lista de animações indicadas ao Oscar, mas não menos interessante. Marcel, a concha de sapatos retrata a história de Marcel, uma pequena concha que mora com a sua avó e um fiapo de estimação.
Agora que vive sozinha depois que uma tragédia atingiu sua comunidade, a família terá a oportunidade de reencontrar os familiares perdidos quando um documentário sobre as suas vidas é publicado.
A animação em stop-motion levou quase 7 anos para ficar pronta, sendo o primeiro filme animado da A24. Dela você pode esperar tiragens reflexivas sobre amizade, perdas e luto. Por isso, esteja preparado!
5. A Fera do Mar
Mais uma animação da Netflix indicada ao Oscar, A fera do mar traz como plano de fundo da narrativa um mundo em que os monstros marinhos dominaram os oceanos, o que faz com que com que os caçadores, que têm como função eliminá-los, tenham bastante prestígio social.
É neste cenário que uma pequena garota que perdeu os pais em um ataque de um monstro marinho se encontra com o caçador Jacob. Juntos percorrerão os oceanos, explorando terras inóspitas atrás da criatura Red, o que fará que suas concepções sobre os temíveis monstros sejam superadas.
E aí, qual é a sua aposta para ganhar a estatueta dourada? Aliás, já assistiu todas essas animações? Se você curtiu essa publicação, certamente irá se amarrar em nosso post sobre os 5 filmes mais esperados de 2023. Acesse e confira já!