Dia Nacional do Café: conheça 4 curiosidades sobre a 2ª bebida mais consumida no Brasil
Além de ser um estimulante natural, o café também pode ajudar na prevenção contra doenças cardíacas e hepáticas.
Anúncios
O dia 24 de maio é uma data muito especial para nós brasileiros, porque marca o Dia Nacional do Café. A data entrou no Calendário de Eventos do Brasil em 2005 após uma decisão da Associação Brasileira da Indústria de Café.
E não era para menos, a substância que chegou no Brasil no século XVIII e ficou conhecida como uma de nossas riquezas está na mesa de muitos brasileiros até hoje, que não pensam em começar o dia sem uma boa xícara de cafezinho preto.
Para comemorar esta data, hoje trouxemos 4 curiosidades sobre o café, que vão te fazer querer tomar uma xícara agora mesmo.
1. Estimula o sistema nervoso central
O café é muito conhecido por produzir uma substância chamada cafeína, um psicoativo estimulante para o sistema nervoso central. Sua atividade libera a adrenalina nos humanos, o que aumenta a nossa capacidade de alerta.
Atualmente, conhecemos aproximadamente 60 plantas que produzem cafeína em suas folhagens como a erva-mate, nas flores como a laranjeira e até mesmo nos frutos como o próprio café. O interessante é que não estamos falando de plantas de grupos iguais, mas distintos, o que nos mostra que a cafeína foi inventada, pelo menos, 60 vezes.
E o motivo para isso pode estar na capacidade estimulante da cafeína. Ora, já sabemos que, em grandes doses, a cafeína pode ser um veneno para os predadores das plantas. Por muito tempo, os pesquisadores consideraram que esta era a única função da cafeína.
Anúncios
Só que o grande ponto é que a cafeína produzida por algumas plantas é menor do que a dose letal. Aliás, a cafeína nas flores deveria ter um efeito inverso do que a proteção contra predadores, uma vez que são visitadas por insetos.
Dessa forma, os cientistas notaram que, em doses menores, a cafeína teria o poder de ser um estimulante para os insetos, semelhanteao efeito que temos. Isso seria uma forte atração de polinizadores.
Assim, abelhas com uma dieta à base de cafeína, na concentração encontrada nas flores, demonstraram ficar mais dispostas. Isso porque as operárias produziram mais enquanto as rainhas colocaram mais ovos. Agora você já sabe o porquê de ganhar um cafezinho de graça em seu trabalho.
2. Reforça a memória
Seria surpreendente um Dia Nacional do Café, se esta bebida não fosse a segunda bebida mais consumida no Brasil.
Mais que isso, a cafeína consiste em uma droga psicoativa ingerida por cerca de 80% das pessoas do mundo todo. No entanto, mais do que deixar os humanos acordados, o café tem a capacidade de facilitar a estimulação de neurônios de memória e aprendizado.
Por isso, é muito comum que estudantes façam aquele cafezinho antes de se debruçar sobre os livros. Além de os manterem atentos e concentrados, o café ainda reforçará a memorização.
Além dos humanos, isso ocorre também nos insetos que ingerem a cafeína. Afinal, as flores são instrumentos que as plantas se valem para garantir a presença dos polinizadores, elementares para a reprodução.
Desse modo, é comum que abelhas e morcegos visitem várias plantas por dia levando o pólen de uma planta a outra. Sendo assim, para atrair estes polinizadores a planta oferece o néctar. Daqui se segue que os polinizadores precisam se lembrar das flores que já visitaram.
Por isso, quando a planta produz a cafeína, acaba dando a inseto um reforço da memória para poder garantir que receberá ainda mais polinizadores.
3. Fortalece o sistema imunológico
O café é uma fonte abundante de energia, que possui muitos nutrientes capazes de fortalecer o seu sistema imunológico. Aliás, de acordo com um estudo do European Journal of Preventive Cardiology , o consumo de café pode diminuir o risco de doenças cardíacas.
Como a cafeína estimula o sistema nervoso central, o consumo de café também está associado à redução de quadros de depressão.
Vale lembrar que o café contém muitos compostos fenólicos e antioxidantes, os quais podem auxiliar na prevenção do câncer. Além disso, o consumo moderado de café, de 3 a 5 xícaras diárias, pode reduzir os riscos de Alzheimer, doenças hepáticas e Parkinson.
Mas, para colher esses benefícios, o indicado é o consumo do café moído fresco. Afinal, o café instantâneo contém mais aditivos químicos e menos nutrientes.
4. Diminui os níveis de estresse
Para fechar o nosso post em comemoração ao Dia Nacional do Café, temos a última curiosidade sobre a bebida favorita dos brasileiros. O café pode ser um grande aliado na redução dos níveis de estresse.
Isso se deve ao fato de a substância liberar serotonina e dopamina, as quais são responsáveis pelo bom humor. Além disso, o consumo da cafeína impede que a adenosina se ligue às células cerebrais, gerando estresse e cansaço.
Não raro, beber café é indicado antes mesmo do início de trabalhos que possam ser estressantes ao ponto de causar desgastes físicos e mentais.
Curtiu essas curiosidades sobre o café? Então compartilhe nas redes sociais com os amigos e continue navegando pelos nossos demais posts de curiosidades aqui no site. Aliás, já conferiu as 7 curiosidades sobre o futebol brasileiro?