5 curiosidades sobre a Tecnologia da Informação

Curiosidades sobre a Tecnologia da Informação: 5 fatos históricos!

Da primeira programadora a quantidade de linguagens de programação, acompanhe abaixo a nossa lista com 5 curiosidades sobre TI!

Anúncios

curiosidades sobre tecnologia
Fonte: Freepik

A área de TI tem crescido de forma rápida nos últimos anos. Atualmente, é comum ver a profissão de programador no topo de listas de profissões do futuro. Embora a popularidade da área, existem muitas curiosidades sobre a Tecnologia da Informação que podem ser pouco conhecidas pelos leigos e pelos iniciantes da área.

Sendo assim, separamos alguns fatos históricos, que provavelmente você não conhecia, e os reunimos neste post. Confira a seguir!

1.  A primeira programadora da história foi uma mulher

No ano de 1842, Ada Lovelace foi responsável por esboçar o primeiro algoritmo utilizado por uma máquina. Essa ação fez com que múltiplas tarefas pudessem ser feitas nos computadores simultaneamente.

Filha do grande poeta Lord Byron e da Baronesa de Wentworth, Ada Lovelace desde pequena demonstrou profundo interesse pela matemática lógica. Mas, sua grande inspiração surgiu quando a jovem tinha 17 anos, momento de sua vida que conheceu a matemática Mary Sommerville, a qual lhe apresentou diversos pesquisadores da época.

Aos 19 anos, em um jantar na casa de Sommerville, Lovelace conheceu Charles Babbage, que até então trabalhava em uma calculadora. Anos mais tarde, os dois estudiosos trabalharam juntos em um projeto que entraria para a história da tecnologia.

A pesquisadora é considerada a mãe da programação e, por alguns, a feiticeira dos números. Isso se deve às suas inúmeras contribuições à área, sobretudo pelo seu resumo e contribuições sobre o funcionamento da máquina analítica de Babbage.

Anúncios

De todas as contribuições, a mais significativa foi a descrição da estratégia de cálculos dos números de Bernoulli utilizando a máquina. Esse algoritmo foi considerado como o primeiro código de programação do mundo.

2.  A primeira linguagem de programação foi criada por uma almirante

E as mulheres mais uma vez mostram que estão com tudo na área da programação. Aliás, a primeira linguagem de programação foi criada por uma mulher.

Enquanto trabalhava no primeiro computador do mundo, no caso, o projeto UNIVAC I, Grace Hopper, uma almirante norte-americana, desenvolveu a linguagem B-0 também chamada de FLOW-MATIC.

Embora a linguagem em questão esteja extinta nos dias de hoje, foi fundamental na década de 90. Além disso, Hopper foi uma figura importante na criação das especificações da linguagem COBOL, sendo esta a primeira linguagem de programação a se aproximar da linguagem humana.

3.  Não existem dois códigos iguais

curiosidades sobre tecnologia
Fonte: info.cern.ch/)

Embora aparente ser uma tarefa muito automática e lógica, ainda assim a ação de codar é mais complexa do que podemos imaginar. Isso porque requer muita criatividade. Não é de se surpreender a existência de muitos programas com a mesma finalidade e que se utilizam da mesma linguagem, mas que ainda assim podem ser mais leves, eficientes e rápidos que outros.

Em outras palavras, dois programadores podem desenvolver o mesmo software, mas os códigos serão diferentes. Isso é quase que dizer que, por mais que dois cozinheiros usem a mesma receita, o prato final será distinto.

4.  Um inseto foi o responsável pela origem do termo ‘bug’

A Grace Hopper também se deve mais uma entre as muitas das curiosidades sobre a Tecnologia da Informação. Afinal, sabia que foi ela quem criou o termo ‘bug’? Isso mesmo! A almirante utilizava o termo como forma de identificação de erros de software.

Mas, se fossemos precisar uma data, o termo em questão nasceu em 9 de setembro de 1945, quando Hopper buscava por uma falha no computador Harvard Mark II.

Quando não foi a sua surpresa ao descobrir que a falha tinha sido causada por um inseto, do inglês ‘bug’, o qual foi atraído pela iluminação interna da máquina. A partir daí o termo passou a ser apropriado, e até hoje os profissionais de TI o utilizam como sinônimo de mau funcionamento.

5.  Existem mais de 1.000 linguagens de programação

Para fechar o nosso post de curiosidades sobre a Tecnologia da Informação, trouxemos uma curiosidade envolvendo a linguagem. Bem sabemos o quão importante são as linguagens da programação para a codificação do sistema binário.

Mas, na verdade, não há como precisar a quantidade de linguagens de programação de forma assertiva. Existem diversos guias pela internet, segundo os quais as informações a esse respeito são divergentes.

Contudo, de acordo com a Universia.net, são cerca de 1.300 linguagens de programação. E, pelo levantamento do Stack Overflow, as mais queridas são Python, Rust e Typescript. Em contrapartida, as que os programadores mais temem são a VBA e a Perl.

Curtiu este post? Então envie esta publicação para os seus amigos e familiares nas redes sociais e, se quer saber mais sobre tecnologia, continue curtindo o nosso site. Aliás, já conferiu o nosso post sobre tecnologias emergentes?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Related Articles

Back to top button